gerenciamento de projetos a distância

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Ganhe agilidade e dinamismo no gerenciamento de projetos a distância

Com mais de 12 milhões de brasileiros trabalhando remotamente, a arte de gerenciamento de projetos a distância como a conhecemos está se tornando cada vez mais ágil e dinâmica.

Como é que as empresas, grandes e pequenas, têm que agir para se adaptarem a esta tendência crescente? Como navegar dentre os novos desafios para gerir eficazmente os projetos a distância, já que a tendência home office continua a crescer? Como ganhar agilidade e dinamismo? Acompanhe.

1. Concentre-se sobre a imagem da organização

Ajudar os funcionários remotos a compreenderem o seu papel e impacto na organização é uma parte fundamental para fazê-los se sentir conectados com a empresa.

É do gerente a responsabilidade de ajudar os funcionários virtuais a entenderem o objetivo final do projeto da empresa e como eles se encaixam no plano. Um funcionário que está trabalhando a partir de casa ou em um escritório em outro país não tem a oportunidade de parar e falar sobre essas coisas, então os gestores têm de ser muito mais focados no que compartilham e como se comunicam. Esse processo de comunicação faz com que os funcionários se tornem mais dinâmicos e responsáveis em relação ao projeto em que estão envolvidos.

Encontros virtuais frequentes também são uma obrigação, não só para aprender e crescer uns com os outros no local de trabalho, mas para se certificar de que os funcionários virtuais compreendem as tarefas que têm pela frente.

2. Elimine os e-mails desnecessários

Eliminar as interrupções e impedir quaisquer alterações comunicadas pelo seu gerente do projeto ou cliente, dentro de uma janela de 2 ou 3 horas, permite que o trabalho continue a fazer progressos e oferece uma oportunidade de fazer quaisquer alterações, se necessário.

Quanto mais cedo se erradicar a epidemia de resposta obrigatória, melhor. Menos e-mails significa mais agilidade.

3. Use um software de gerenciamento de projetos

Use sempre um software no gerenciamento de projetos a distância para se livrar de suas dores de cabeça. Muitas empresas estão presas na fase de investigação quando se trata de um software de negócios, mas quanto mais cedo implementarem, mais rápido vão parar de ver as tarefas sendo esquecidas.

Um bom software de gerenciamento de projetos é absolutamente essencial para organizar quem faz o quê e que coisas são devidas para vários projetos. Manter o controle do projeto sozinho por e-mail, ou por conversa, é uma receita para permitir que as coisas deslizem através das rachaduras.

4. Fácil acesso com armazenamento em nuvem

Armazenamento em nuvem é essencial para que os trabalhadores e os gerentes remotos acessem rotineiramente informações da empresa e ganhem agilidade no gerenciamento de projetos a distância.

Crie um recurso central para manter informações e ferramentas. Pode ser necessário configurar uma senha protegida, vídeos de treinamento, software, plugins, e links importantes para fazer listas e controle de tempo.

E você? Encontrou o sucesso em gerenciamento de projetos a distância? Nós podemos ajudar!