web design responsivo

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Importância do web design responsivo na credibilidade da empresa

Todo o website acessível ao público precisa ser compatível com diferentes dispositivos e, para isso, deve possuir um web design responsivo como um site flexível que se encaixa automaticamente no dispositivo do usuário

Até pouco tempo atrás era suficiente uma versão desktop e uma mobile para qualquer página do website. O volume de acessos vindos de diferentes dispositivos cresceu exponencialmente, evidenciando a necessidade de preparar-se para receber este público e agradar e vender para uma parcela cada vez mais significativa de usuários. Mas, quantos websites diferentes seriam necessários para atender a todos os dispositivos? Usando um web design responsivo, a resposta é: um só.

O web design responsivo é uma abordagem de estruturação HTML e CSS, destinada a elaborar websites visualizáveis em qualquer tela, sem importar o tamanho ou o formato, assim, o conteúdo é adequado as dimensões necessárias. O objetivo do web design responsivo é fornecer uma ótima experiência de visualização, fácil leitura e navegação com um mínimo de redimensionamento e visionamento, para uma ampla gama de dispositivos, adaptando o site ao navegador browser do usuário.

Em 2010, Ethan Marcotte criou o artigo Responsive Web Design para o blog “A List Apart“, pensando em melhorar a experiência de navegação na internet. Ao acessar a página de vendas de um smartphone, por exemplo, ela será renderizada em um tamanho menor do que seria em um notebook ou desktop. Caso ela não estiver preparada para essa finalidade, será necessário usar o zoom para visualizar fotos e arrastar muito a página até encontrar o botão de compra ou voltar na descrição do produto. O simples processo de navegação torna-se incômodo e por vezes, a página fica desfigurada. O web design responsivo é uma prática para a criação de websites que garante uma amostragem sempre correta, legível e usável com o mínimo de redimensionamento e barras de rolagem possíveis em qualquer dispositivo.

Se o website é bem construído, respeitando boas práticas de design e programação, o investimento para torná-lo responsivo é baixo, tendo em vista os benefícios que traz a ferramenta, o gasto se torna ainda mais insignificante. Ao decidir pela implementação você está adaptando o seu negócio à nova realidade da internet. A sua empresa só tem a ganhar utilizando um website acessível ao público e compatível com diferentes dispositivos. Contate a InCuca Tecnologia, descreva a sua situação ou ideia e solicite um orçamento. Os resultados serão maiores com o web design responsivo executado pela InCuca Tecnologia.