serviço especializado tecnologia
,

Escrito por Angela Mansim

avatar

Quais os benefícios de contar com um serviço especializado em tecnologia?

A tecnologia é indispensável no dia a dia de qualquer empresa, principalmente porque ela trouxe muitas melhorias. Com ela, os negócios se tornaram mais ágeis e preparados para as mudanças que surgem a cada dia.

Eles estão prontos para agir, tomam decisões mais assertivas e oferecem experiências cada vez melhores para os clientes. E tudo isso só é possível porque a tecnologia é empregada nos processos.

Pensando por esse lado, podemos até dizer que as empresas dependem dos recursos tecnológicos se quiserem sobreviver no mercado. Desde a produção de um item até o momento da venda, tudo precisa da tecnologia.

Ela otimiza cada processo, tornando-o mais rápido, barato e assertivo, o que resulta em lucros para as organizações. Além do aumento da lucratividade, os clientes se sentem mais satisfeitos, o que acaba por melhorar a imagem do negócio.

O melhor meio para aplicar os recursos tecnológicos na empresa é contratando um serviço especializado em tecnologia, e é sobre isso que vamos falar aqui, mostrando as vantagens que essa ação pode trazer para a sua organização. Confira.

O que é serviço especializado em tecnologia?

Chamamos de serviço tudo o que é desenvolvido nos mais diferentes campos de atuação, com capacidade para executar, produzir e desenvolver soluções que atendam às necessidades das empresas e das pessoas.

Exemplo disso é uma empresa que venda e instale sistema de combate a incêndio, além de outras instituições, como:

  • Bancos;
  • Agências de turismo;
  • Construtoras;
  • Escolas;
  • Transportadoras;
  • Entre outros.

A lista é bem extensa e quando paramos para pensar, notamos que somos servidos por diferentes serviços todos os dias. Existem as empresas que trabalham para pessoas e aquelas que trabalham para outros negócios e setores.

É o caso das prestadoras de serviços em tecnologia, que prestam atendimento para as organizações, onde seus funcionários são os clientes.

Por exemplo, se uma fabricante de spot de sobrepor permite que seus clientes acompanhem as entregas de seu pedido pelo site, ela precisa dos serviços de informação sempre disponíveis.

Isso envolve tecnologia da informação para implantação, monitoramento e suporte para que os clientes da fabricante possam acompanhar os pedidos.

Trata-se de um diferencial que a marca quer oferecer aos seus consumidores, algo que a faça sair na frente da concorrência e a tecnologia é uma aliada nesse processo.

Quando contratar?

Tanto um profissional fixo quanto um terceirizado em serviços de tecnologia podem ajudar o negócio a crescer. Aliás, estamos falando de uma decisão importante, inclusive para as pequenas e médias empresas.

O momento de contratar é quando o gestor compreende a necessidade de manter as informações do negócio seguras. Dessa forma, ele consegue concentrar seus esforços no core business da empresa, ou seja, no produto ou serviço que ela oferece.  

Por exemplo, uma fabricante de móveis de aço, ao ter uma prestadora de serviços de tecnologia para ela, consegue garantir mais qualidade em seus produtos, como um guarda roupa de aço.

Essa contratação traz muitos benefícios para o negócio, como redução de custos e aumento da produtividade. As prestadoras aproveitam recursos e garantem os melhores profissionais para esse trabalho.

No tópico a seguir, vamos falar um pouco mais sobre as vantagens de contratar os serviços especializados em tecnologia para os mais variados setores.

Conheça as principais vantagens

O uso de boas tecnologias traz muitas vantagens para as organizações, pois elas se tornam mais modernas, ágeis e precisas, beneficiando todos os setores do negócio.

Incluindo os serviços em tecnologia da informação, programação, design, entre outros. Dessa forma, as principais vantagens que podemos citar são:

Redução de custos

Reduzir custos é um dos principais objetivos das empresas, uma vez que os gastos desnecessários, como os que envolvem recursos incompatíveis, trazem perdas na lucratividade.

É possível controlar os gastos e organizar as finanças usando recursos tecnológicos, analisando os custos que podem ser diminuídos em algumas áreas e onde os recursos devem ser alocados.

Exemplo disso é um sistema de gestão financeira adotado por uma empresa de terraplanagem, que evita gastos excessivos com matéria-prima e mostra onde estão os desperdícios.

Também há a automação de algumas tarefas, aumentando a produtividade e melhorando os aspectos econômicos.

Aumento da produtividade

Por falar em produtividade, seu aumento é um dos maiores desafios para qualquer negócio, mas ela é importante para melhorar a receita.

Uma boa produtividade permite entregar mais resultados em menos tempo, além de economizar os recursos. E uma das melhores maneiras de fazer isso é reduzindo o controle manual.

Os recursos tecnológicos provenientes dos serviços de tecnologia padronizam os processos, o que diminui erros e retrabalhos, além do tempo para que o produto seja feito. Ou seja, ela otimiza o tempo e os processos diários da organização.

Melhora nas tomadas de decisão

Diariamente, os gestores lidam com as tomadas de decisão, que vão desde as mais corriqueiras até as mais complexas.

Por exemplo, o gestor de uma fabricante de cerca elétrica industrial com concertina precisa decidir o quanto desse produto produzir e como precificá-lo.

Toda decisão envolve uma margem de erro, e quanto menor ela for, mais assertiva é a decisão. A tecnologia traz dados e informações que reduzem as margens de erro, o que impacta positivamente na saúde do negócio.

Otimização e automação de processos

Se os colaboradores se veem diariamente diante de tarefas repetitivas, eles se tornam menos engajados. Trabalhos desafiadores permitem que eles mostrem outras habilidades, o que faz os negócios crescerem.

Processos automatizados são mais rápidos e eficientes e permitem que os profissionais se dediquem a tarefas estratégicas, o que melhora o aproveitamento do capital humano da organização.

Exemplo disso é uma fabricante de cobertura retrátil em que os colaboradores podem se focar mais na elaboração tecnológica do produto do que em sua produção.

Melhor gestão de talentos

A gestão de pessoas é muito importante para as organizações, e os recursos tecnológicos existentes hoje permitem controlar os rendimentos dos trabalhadores e administrar suas competências e habilidades.

As contratações são mais focadas no objetivo do negócio, há um completo acompanhamento do desempenho e administração de remuneração, trazendo bons retornos para o RH e à organização como um todo.

A retenção de talentos também é garantida, além da redução de absenteísmo, o que garante os melhores resultados nos processos diários da empresa.

Maior controle de qualidade

É fato que as máquinas erram menos do que o cérebro humano, e isso se mostra especialmente notável quando falamos de produção em grande escala e controle de qualidade.

Se uma fabricante de controlador de temperatura, por exemplo, quer melhorar o seu atendimento ao cliente, ela pode contratar um software capaz de gerenciar as informações dele.

Ele fornecerá um histórico completo do cliente, o que garante um atendimento personalizado. Os serviços de tecnologia também fazem análise de grandes volumes de dados e identificam situações que precisam ser corrigidas.

Boa comunicação interna

A comunicação é a base do bom andamento do negócio. Quando gestores e colaboradores se comunicam bem, eles trabalham de forma alinhada aos objetivos do negócio.

A tecnologia também pode ser usada como canal de comunicação, que leva as mensagens até os interessados de maneira fluida. Isso traz mais efetividade e eficácia nas ações internas.

Aumento das vendas

As vendas são o objetivo final de toda empresa, seja esta uma loja de roupas ou uma prestadora de serviços de polimento de pisos. São as vendas que garantem a receita do negócio e seu crescimento.

O fato é que nem sempre é fácil vender, principalmente levando em conta a concorrência que todos precisam enfrentar.

Por meio da tecnologia, é possível identificar o que impede que o negócio venda mais, incluindo estratégias de marketing e divulgação.

O desempenho dos vendedores também pode ser monitorado, usando métricas diárias. Dessa forma, a organização consegue identificar pontos fracos e que precisam ser melhorados.

Com os resultados em mãos, consegue planejar treinamentos para a equipe de vendas e estudar abordagens e ações que atraiam os clientes.

Conclusão

O dia a dia das empresas envolve muitos processos e é preciso investir em facilitadores que são uma exclusividade da tecnologia.  

Com ajuda dela, muitas atividades diárias são melhoradas, auxiliando os negócios e oferecendo práticas que melhorem a qualidade de seus produtos e serviços.

Seja na implantação de uma área de TI ou na contratação de softwares específicos para cada tarefa, é importante contar com os serviços de tecnologia para garantir a melhor produtividade e os melhores resultados.

Mais do que tornar o dia a dia da sua organização mais ágil, é ter em mãos um importante diferencial que vai impactar os colaboradores e os clientes de maneira positiva, e fazer o negócio se destacar no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.