Página inicial | Projeto digital | Quer criar uma loja virtual? Veja 11 dicas para fortalecer a sua empresa

Quer criar uma loja virtual? Veja 11 dicas para fortalecer a sua empresa

Começar um negócio na internet requer não apenas investimento financeiro, mas um olhar dedicado para esse que se tornou um lugar desafiador e repleto de caminhos estratégicos. Divulgar uma marca e conquistar seu público-alvo, com certeza, dá um certo frio na barriga, afinal, tudo o que é novo oferece insegurança à primeira vista.

São muitas etapas até ter algo consolidado, e perder tempo não pode ser uma opção. Criar uma loja virtual facilita tanto a compra quanto a venda, desde que ofereça um ambiente funcional para gerenciar mercadorias, pedidos, meios de pagamento e envio, integrar redes sociais e estar disponível como um canal completo.

 

Vantagens de criar uma loja virtual para o seu negócio

As vantagens são muitas, ou seja, no fim, o trabalho compensa o crescimento. Segundo o Blog do Vendedor da Amazon, empresa mundialmente consolidada no e-commerce, “com tantas opções, para se ter uma loja virtual de sucesso é imprescindível desenvolver um olhar estratégico do seu negócio, criar um planejamento inteligente, e claro, pensar em maneiras de se destacar da concorrência”.

Pensando nisso, listamos 11 dicas que podem tornar a idealização do seu projeto digital mais certeira e evitar dores de cabeça no futuro. Acompanhe!

 

1. Conheça seu nicho de mercado

Em vez de criar uma loja virtual com produtos muito variados, para começar o melhor é se especializar em uma área e investir com o objetivo de se tornar referência. Assim, o primeiro passo é pesquisar o que lojas semelhantes estão fazendo e se inspirar nas boas ideias, mas sem deixar de ser autêntico e dar a sua cara ao negócio.

Ser um comerciante competitivo implica em encontrar um diferencial, mesmo que o nicho seja bastante específico.

 

2. Defina sua plataforma de venda

Decidir onde hospedar sua loja virtual é algo a ser feito no começo. É possível ter um site próprio, neste caso um e-commerce, ou usar uma marketplace.

O WordPress está entre as opções para desenvolver o seu site, basta ter definido o modelo de negócio a fim de escolher um layout sob medida, além de instalar os plugins necessários, configurar o servidor e fazer todas as adequações fazê-lo funcionar.

 

3. Cuide do planejamento financeiro

Fazer a gestão financeira de uma loja virtual é tão importante quanto a de um estabelecimento físico. Mapear custos, criar planilhas, tudo baseado naquilo que você vai gastar: embalagens, processamento de cartão de crédito, publicidade, taxas de envio, plugins, gateways de pagamento e muito mais, deve conter nesse planejamento. A intenção é prevenir surpresas. 

 

4. Mantenha sua loja on-line organizada

Aqui, a loja do mundo real também deve ser aplicada à internet. Ninguém gosta de comprar em um ambiente bagunçado. Sabendo o que o seu público quer e considerando as dicas anteriores, organize a sua “vitrine”. Escolha as categorias de venda, ofereça opções de filtro, elimine distrações do layout, deixe a aparência do seu e-commerce agradável para que o cliente não saia correndo com tantos estímulos desnecessários.

Faça uma aplicação inteligente da identidade visual da marca nos elementos de conversão e confira mais confiança ao site.

 

5. Esteja bem nos rankings de buscas

Como fazer para ser visto, atrair novos visitantes ao site e ter seu produto encontrado por quem o procura? A resposta é: otimização de performance e uma boa estratégia de SEO.

Desenvolver bons conteúdos para a página é fundamental! Isso inclui escolher as palavras-chave certas, fugir de termos muito genéricos, reproduzir links internos e externos, além de ser original em relação ao que está sendo oferecido.

 

6. Defina uma persona

Identificado o público-alvo (o que ele consome, com qual frequência acessa o site, subgrupos existentes, quais as dores dele e como seu produto pode resolver), definir uma ou mais personas para a página também contribui não só na produção de conteúdo, mas numa melhor divulgação da loja.

Outro benefício é a aproximação no diálogo com o consumidor, porque é nessa “conversa” eficiente que ele terá vontade de voltar mais vezes e fazer mais compras.

 

7. Dê atenção aos produtos

O que você vende precisa estar bem claro. Quando se trata de vender on-line é preciso ter qualidade no que se oferece visualmente. Valorize fotos com boa resolução, que estejam ambientando o produto, com descrições fiéis e detalhadas, que incluam variedades disponíveis, tamanhos, cores e o que mais for necessário para atrair a atenção do visitante. Isso gera desejo de compra, aumenta a confiança e reduz as dúvidas.

Caso trabalhe com fornecedores, não deixe de solicitar um material que ajude na divulgação – todos saem no lucro se isso for feito. 

 

8. Valorize um ambiente seguro

Proteger as informações de pagamento do cliente, explicar detalhadamente cada passo e mostrar que o site é seguro não só para fazer as compras, mas compartilhar dados sensíveis também, é imprescindível atualmente.

Com cada vez mais golpes sendo aplicados no usuário, oferecer segurança digital é um dever do vendedor. Isso inclui viabilizar um sistema antifraude, proteger o domínio e manter o canal aberto para esclarecimentos.

 

segurança digital

 

9. Não se esqueça das redes sociais

Existe uma frase que diz o seguinte: “Quem não é visto não é lembrado”. Bom, as redes sociais são hoje a melhor forma disso acontecer. Use-as com o objetivo de se aproximar do cliente e não apenas promover o seu produto. Óbvio que as propagandas são essenciais, mas interagir, apresentar as novidades e conversar com quem deseja consumir o seu produto/serviço fortalece o perfil humanizado do seu negócio.

Não basta criar uma loja virtual, é necessário que haja conexão com o cliente.

 

10. Diversifique as formas de pagamento

Cada pessoa prefere adquirir produtos e pagá-los à sua maneira – cartão de crédito, PIX, boleto bancário – e não encontrar opções variadas pode até fazer com que ela desista da compra.

Se isso ainda não está entre suas preocupações para seu e-commerce, coloque na listinha e não demore muito para viabilizar esse processo.

 

11. Fique de olho no pós-venda

Essa demanda faz parte do plano de ação do cliente, visto que é algo que começa desde a exposição do que você vai vender.

Um bom atendimento ao cliente é tão importante quanto um bom produto, um bom preço e a própria venda. O comprador ficou satisfeito? Conseguiu pagar como queria? Recebeu o produto em boas condições? A loja atendeu sua necessidade? Um feedback positivo contribui para a fidelização, por isso, o pós-venda é tão importante. Alguns e-commerces simplesmente se esquecem de que existe um indivíduo por trás da compra. Não cometa esse erro!

 

Entenda como criar sua loja virtual e guiar seu desenvolvimento

Criar uma loja virtual do zero requer muita atenção, já que pode haver grandes dificuldades na hora de desenvolver seu ambiente digital, além de impactar em demais assuntos técnicos.

O ideal é contratar uma empresa especialista em desenvolvimento e outros tópicos, como design, código, identidade visual, etc. Além de sua empresa poder focar exclusivamente nos negócios, contar com a ajuda de profissionais especializados em segurança e performance pode dar um impulso neste início, já que você não ficará na dependência do “tentativa e erro”.

Muitos clientes chegam na InCuca para entender como podem vender mais em seus negócios, e acabam descobrindo que construir um e-commerce de maneira amadora afeta drasticamente os resultados no final do mês.

Qualidade e profissionalismo são vantagens que valem a pena ser ressaltadas quando falamos em ter uma empresa concentrada em te ajudar a alcançar seus objetivos.

 

Projeto Digital de sucesso

A garantia de um negócio bem-sucedido não é resultado de uma fórmula pronta, mas de um planejamento que permita revisões, e de um projeto que não seja estático e conservador, afinal, tudo na internet está mudando o tempo todo. A seriedade da sua marca, assim como a missão e os valores que ela prega são reforçados quando há comprometimento com a evolução da empresa. Ou seja, promova melhorias em tempo real: se errou, conserte e esteja pronto para reverter crises.

Comprometa-se a acompanhar as inovações disponíveis no universo do mercado digital e tenha uma equipe ágil por trás do seu negócio. Oferecer uma jornada de compra que satisfaça o cliente é o que pode viabilizar o sucesso do seu negócio.

 

O Projeto Digital, por exemplo, possibilita a criação de sites e lojas virtuais otimizados em WordPress, e nesta busca por lucros mais altos, seu negócio pode perder a oportunidade de explorar clientes em potencial, aumentar a receita e construir uma marca forte para as futuras gerações se não possui um ambiente sob medida.

 

Ao contratar o serviço da InCuca, você define seu modelo de negócio com a escolha de um layout sob medida, tem todas as configurações de servidor realizadas, além da instalação do WordPress e plugins, seus formulários de contato recebem adequação de conteúdo e copyright exclusivos, e sua loja já começa com a otimização de performance, confiabilidade e segurança.

 

Tudo para que você possa escalar seu negócio na internet rápido e com resultados efetivos!

 

Quer saber mais sobre como podemos te ajudar a traçar as melhores estratégias para o seu negócio on-line? Entre em contato com um de nossos consultores

 

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
21 de dezembro de 2021

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram