Suporte para Wordpress

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Suporte para WordPress: como prevenir seu site de invasões, erros e mantê-lo sempre atualizado?

O suporte do seu site exige um esforço contínuo. Para executar e contar com o melhor trabalho de suporte possível, é preciso dominar sua plataforma. No caso do suporte para WordPress, felizmente, não faltam referências para isso. Como é uma plataforma open source, sua arquitetura e seu código-fonte são abertos, permitindo que você tenha a ajuda de que necessita. Naturalmente, não existe site perfeito.

O suporte disponível para o WordPress é orgânico. A comunidade, por meio de Meetups, sempre se organiza visando a alcançar melhorias para o ambiente como um todo. Por isso, nem sempre é possível depender só das atualizações automáticas para garantir a segurança e a estabilidade na performance.

No post de hoje, você irá saber mais sobre como garantir um bom suporte para WordPress. Quais são os profissionais especializados com os quais você pode contar para prevenir invasões? Como corrigir erros e manter seu site atualizado e bem estruturado? Confira a seguir!

Afinal, o que é o suporte para WordPress?

A manutenção é um processo de rotina para todo site. Nenhuma plataforma é estática. Portanto, seu site, blog ou e-commerce pode estar exposto a riscos sem a atualização e ação devida. Felizmente, o WordPress permite que você possa monitorar e garantir o bom funcionamento de seu espaço na web.

O primeiro passo é identificar os problemas e as ações prioritárias para a manutenção de seu site em WordPress. Com isso em mente, é o momento de trabalhar seu networking.

Com quem você pode contar para resolver problemas de suporte em seu site? Caso você não tenha ainda uma relação definida com desenvolvedores WordPress, não se preocupe. Não faltam espaços para descobrir soluções e discutir sobre a plataforma.

No site oficial do WordPress e nos fóruns de discussão, é possível ter dicas e soluções pontuais. Mas, fique atento! O material e a discussão estão, em grande parte, em língua inglesa.

As ferramentas para uma boa manutenção de sites em WordPress

Quanto mais se conhece sobre a plataforma WordPress, mais efetivo é o seu suporte. E, para conhecer a plataforma a fundo, é preciso ter o domínio de suas possibilidades de desenvolvimento. Assim, é possível ter maior controle sobre as seguintes ferramentas:

  • Ambientes diferenciados: para prevenir seu site de erros que possam surgir, é preciso aumentar a segurança. Isso pode ser feito dividindo-se os ambientes durante o desenvolvimento e os processos de manutenção. Com processos de homologação interna e externa, divididos com produção e servidores locais, é possível garantir uma estrutura saudável.
  • Atualizações: seja por meio dos plugins ou da própria plataforma do WordPress, atualizações fazem parte da rotina operacional. Atualize sempre e previna, pelo menos, a superfície dos problemas de seu site.
  • Backups: realizar cópias de seu site e atualizá-las é essencial para que se identifiquem e se corrijam problemas. Graças às rotinas de backup, o suporte pode garantir uma maior segurança durante a manutenção.
  • Segurança: monitorar as atividades de seu site em WordPress é essencial para o suporte. Programas maliciosos, como malwares e vírus backdoor, podem afetar a segurança de seus arquivos. Por isso, é importante ter ações de segurança preventivas, que possam antever processos e corrigir falhas.

Problemas com o WordPress? Conte com o suporte especializado da InCuca ou nos envie um e-mail! Fazemos parte ativa da comunidade de desenvolvimento e suporte da plataforma WordPress. Caso queira saber mais, esteja convidado para o Meetup de WordPress que estamos organizando em Floripa. Nos vemos lá!