Página inicial | Segurança digital | Suporte WordPress: como prevenir seu site de invasões, erros e mantê-lo sempre atualizado?

Suporte WordPress: como prevenir seu site de invasões, erros e mantê-lo sempre atualizado?

Cibersegurança é um dos assuntos mais discutidos na atualidade. Toda empresa que deseja ter seu negócio digital deve estar atento a esse importante fator. Não importa o tamanho do website, o suporte WordPress é essencial para um bom desempenho e segurança. 

O Brasil é o segundo maior alvo de ataques cibernéticos no mundo, de acordo com dados da Netscout. Devido ao avanço dos crimes virtuais, cada vez mais sofisticados, além das boas práticas de segurança, que devem ser seguidas à risca, o suporte deve ser realizado de forma contínua.

Será que as atualizações automáticas bastam para garantir a estabilidade e proteção de uma página web? No post de hoje, você vai aprender o que é suporte para WordPress e como corrigir erros e falhas que colocam a segurança e performance do seu site em risco. 

Acompanhe conosco!

Afinal, o que é o suporte para o WordPress?

A manutenção é um processo de rotina para todo site. Nenhuma plataforma é estática. Portanto, seu site, blog ou e-commerce pode estar exposto a riscos sem a atualização e ação devida. Felizmente, o WordPress permite que você possa monitorar e garantir o bom funcionamento de seu espaço na web.

O primeiro passo é identificar os problemas e as ações prioritárias para a manutenção de seu site em WordPress. Com isso em mente, é o momento de trabalhar seu networking.

Com quem você pode contar para resolver problemas de suporte em seu site? Caso você não tenha ainda uma relação definida com desenvolvedores, não se preocupe. Não faltam espaços para descobrir soluções e discutir sobre a plataforma.

No site oficial do WordPress e nos fóruns de discussão, é possível ter dicas e soluções pontuais. Mas, fique atento! O material e a discussão estão, em grande parte, em língua inglesa.

Como obter esse suporte? 

Você sabia que é possível obter suporte do WordPress de forma individualizada?

Há várias formas para tirar suas dúvidas. Tudo isso dependerá do seu plano, se é pago ou gratuito, e da complexidade do problema. 

Para te ajudar, vamos mostrar, agora, as melhores formas de atendimento para você nunca ficar na mão. 

Formulários de contato

Esse é o tipo de suporte destinado para clientes de planos pagos:

  • Para quem possui os planos Negócios, Premium ou e-Commerce, basta preencher o formulário de contato e, assim, terá todo suporte necessário nas opções por e-mail ou chat ao vivo.
  • Enquanto para aqueles que contam com qualquer tipo de plano mensal, incluindo o plano Pessoal, é preciso preencher o formulário de contato para receber contato por e-mail. 
  • Caso tenha o plano Básico ou Pro antigo, também é necessário preencher o formulário de contato.  

Para clientes Pro, o suporte é feito por chat ao vivo, de segunda a sexta-feira, 24 horas por dia. 

Documentação

Muitas vezes, sua dúvida pode ser esclarecida de forma mais rápida e prática, sem o auxílio de um atendente. 

Assim, você não perde tempo. Na página de suporte do WordPress, é possível encontrar diversos vídeos, tutoriais e capturas de tela com a resolução de diversos problemas e dúvidas sanadas de outros usuários. 

Fóruns

Outra forma de suporte do WordPress são os fóruns. Um ambiente onde a equipe de moderação, além de voluntários experientes na plataforma, tiram dúvidas e dão dicas valiosas para outros membros e você também pode participar e acompanhar discussões anteriores. 

Prazos para suporte do WordPress: entenda

Você já deve imaginar a quantidade de dúvidas que chegam todos os dias para o suporte do WordPress, né? 

Acompanhar toda essa demanda é uma tarefa e tanto. Com isso, você não receberá uma resposta imediatamente, uma vez que a equipe oferece suporte de acordo com a ordem em que é recebida, com o prazo de até 24 horas. 

Além disso, para agilizar esse processo, é importante enviar dados específicos, como:

  • URL do site, da página ou dos itens em que houve problemas;
  • Descreva detalhadamente o ocorrido, o que espera, o que fez até o momento para solucioná-lo etc;
  • Caso seja uma mensagem de erro, especifique;
  • Faça uma captura de tela da falha ou erro; 
  • Não esquecer de enviar o nome de usuário, além do endereço de e-mail.

As ferramentas para uma boa manutenção de sites em WordPress

Quanto mais se conhece sobre a plataforma WordPress, mais efetivo é o seu suporte. E, para conhecer a plataforma a fundo, é preciso ter o domínio de suas possibilidades de desenvolvimento. Assim, é possível ter maior controle sobre as seguintes ferramentas:

  • Ambientes diferenciados: para prevenir seu site de erros que possam surgir, é preciso aumentar a segurança. Isso pode ser feito dividindo os ambientes durante o desenvolvimento e os processos de manutenção. Com processos de homologação interna e externa, separados de produção e servidores locais, é possível garantir uma estrutura saudável.
  • Atualizações: seja por meio dos plugins ou da própria plataforma do WordPress, atualizações fazem parte da rotina operacional. Atualize sempre e previna, pelo menos, a superfície dos problemas de seu site.
  • Backups: realizar cópias de seu site e atualizá-las é essencial para que seja possível identificar e corrigir problemas. Graças às rotinas de backup, o suporte pode garantir uma maior segurança durante a manutenção.
  • Segurança: monitorar as atividades de seu site em WordPress é essencial para o suporte. Programas maliciosos, como malwares e vírus backdoor, podem afetar a segurança de seus arquivos. Por isso, é importante ter ações de segurança preventivas, que possam antever processos e corrigir falhas.

7 dicas para prevenir seu site de invasões 

Agora que você já entendeu a importância de realizar as manutenções necessárias no seu site, nesta seção, você vai acompanhar conosco 7 dicas infalíveis para manter seu site mais seguro contra invasões de cibercriminosos. 

Utilize somente temas legais

Você não quer prejudicar a reputação da sua empresa, não é mesmo? Então, atenção para nossa primeira dica: o WordPress oferece milhares de temas para estruturar um web site, pagos e gratuitos. 

Mas como já dizia o velho ditado: às vezes, o barato pode sair bem caro. Existem opções sem custo que nada mais são do que uma versão ilegal de um tema pago

Essa versão pode carregar código malicioso, com isso, criminosos podem acessar seu site quando quiserem, além de terem acesso às informações pessoais e até dados bancários cadastrados pelos usuários na sua página.  

Crise senhas fortes

Na era em que os crimes virtuais estão batendo recordes, você ainda usa uma única senha para tudo? A partir de hoje, não faça mais isso!

Os hackers são mestres em descobrir senhas. Para evitar que isso aconteça, utilize programas de gerenciamento de senhas, como NordPass, 1Password ou LastPass.

Habilite a autenticação de dois fatores 

Essa medida visa garantir uma proteção reforçada para seu site, pois mesmo hackeando a senha, o criminoso não conseguirá acessá-lo. Portanto, habilite a autenticação de dois fatores o quanto antes.

Limite o número de tentativas de login por IP

Você já ouviu falar no ataque “de força bruta”? Nesse tipo de invasão, diversos programas forçam a tentativa de acesso ao seu site, fazendo com que a página saia do ar, resultando na perda de visitas e vendas.

Ao limitar o número de tentativas de login por IP, você estará evitando esse tipo de ataque. 

Tenha uma hospedagem segura

Vai colocar um site no ar? Escolher um provedor de hospedagem confiável é o primeiro passo. Assim, você garante um nível maior de segurança e melhor desempenho para o site. 

Agora, se você optar pelo seu próprio VPS, é preciso contar com um especialista para lidar com sistemas. 

Sempre use a versão mais recente

Manter sistemas sempre atualizados é medida essencial de segurança e, quando o assunto é WordPress, não é diferente. 

O PHP, por exemplo, é parte essencial do seu website. Para elevar sua segurança, utilize a versão mais recente. Assim, você conta com um suporte, onde problemas de segurança e bugs serão corrigidos frequentemente. 

Não sabe ainda como atualizar seu site WordPress de forma mais segura? Baixe nosso material e aprenda agora.

Utilize plugins de segurança

Já ouviu falar em plugins de segurança? Eles oferecem recursos para monitorar alterações, realizar varreduras e até mesmo limitar tentativas de logins. 

Há diversas empresas que oferecem essa solução, que é importante para a proteção do seu site. 

Confira algumas delas: 

Quer melhorar a eficiência do seu site e aumentar sua segurança? Então, faça a atualização de WordPress com uma empresa de tecnologia, que dispõe de uma equipe especializada para esse trabalho. Quer saber mais? Conheça os benefícios da atualização de WordPress por profissionais de TI.

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlogCUC CTAs LP Projetos LateralCUC W.02 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
23 de dezembro de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram