video

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Vídeo no blog: uma nova forma de gerar engajamento

O formato em vídeo está cada vez mais presente na forma como o conteúdo é consumido na web. De acordo com previsões da Cisco, vídeos representarão 80% de todo o tráfego da Internet até o ano de 2021. Assim, dominar esse formato será necessário para empresas que desejam manter uma marca competitiva e que atinja seu público de interesse.

A utilização do vídeo pode ser crucial para sua estratégia de conteúdo em blog. Por isso, a seguir, você saberá mais sobre essa tendência que guiará cada vez mais o tráfego digital, e entenda como criar mais engajamento em seu blog com vídeos e como adicioná-los em suas publicações.

Como o vídeo é a nova tendência da Internet?

As previsões almejadas para o consumo de vídeo na web aponta para números impactantes. Estima-se que 1,9 bilhão de usuários terão acesso a conteúdo audiovisual na Internet como um todo. No entanto, é preciso olhar mais fundo essa tendência.

Só no Brasil, 96% dos usuários consomem vídeos na Internet. Para tanto, um conteúdo nesse formato pode ampliar o alcance dos posts em seu blog. Links para artigos, geralmente, têm uma taxa de cliques inferior quando comparados a vídeos. Somado a isso, a predominância dos dispositivos móveis faz com que formatos audiovisuais sejam favorecidos

Além de ser uma forma de gerar engajamento, o vídeo traz o visitante do blog para mais próximo da marca, e isso somado a um conteúdo audiovisual atraente, o tempo de permanência em seu blog pode se tornar maior.

Outro fator que sustenta o uso desse tipo de conteúdo em blog é o relacionamento gerado. Existem perfis de clientes que priorizam e criam um relacionamento diferenciado com conteúdo em vídeo. Dessa forma, é possível interagir com sua audiência e construir uma autoridade maior para sua marca.

Crie mais engajamento com vídeos em seu blog

Em uma pesquisa da Nielsen, foi descoberto que 66% dos entrevistados recebem propaganda em vídeo de produtos que não desejam. Com o vídeo em seu blog, tem-se a vantagem de poder oferecer um conteúdo relevante e requisitado por seu público. Entretanto, assim como em qualquer estratégia de conteúdo, é preciso um planejamento para que o vídeo possa ser eficiente.

Primeiramente, é preciso entender seu público. Qual é o tipo de conteúdo em vídeo que trará o melhor retorno para os objetivos de sua estratégia? Quais são as necessidades desse público que busca o vídeo como forma de consumir conteúdo? Estabelecer as bases do conteúdo audiovisual a ser adicionado faz com que o blog possa gerar um engajamento real.

Como adicionar um vídeo em seu post

Esse é um processo simples. É possível, pela plataforma do WordPress, inserir o HTML de vídeos hospedados em serviços como YouTube, Vimeo e Dailymotion. A opção “Compartilhar” ou “Share” na página dos vídeos gera diretamente o HTML para ser utilizado na publicação.

Outra opção possível é hospedar o conteúdo diretamente de seu servidor com um player dedicado. Inserir um vídeo nativo de seu próprio site será necessário caso o formato externo seja limitador. Em uma situação em que o audiovisual deverá compor o layout do blog, por exemplo, é preciso ter essa liberdade.

Apesar de conteúdos originais serem importantes para uma estratégia, é possível adicionar vídeos de fontes externas. Em alguns casos, ter uma boa curadoria e referências pode ser importante para reforçar e tornar mais atrativos pontos de seu post. Ou, ainda, exemplificar certos argumentos de seu texto. Lembre-se, ao adicionar um vídeo, de considerar a relevância e o alinhamento aos objetivos de sua estratégia.

Seu blog trabalha com conteúdos em vídeo? Quais são seus obstáculos ao gerar engajamento entre seus usuários? Compartilhe sua experiência nos comentários! Até a próxima!

blog
customizado

Falar com um consultor

Digite seus dados

  • Exemplo: Captar mais leads qualificados para aumentar as vendas.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.