Página inicial | Institucional | 43% dos brasileiros fazem compras pela internet

43% dos brasileiros fazem compras pela internet

As perspectivas para o varejo online no Brasil são positivas. A nova pesquisa da Mintel revela que, no Brasil, a internet é utilizada principalmente para comunicação, interação social e como fonte de informação. Porém, dados presentes no relatório Estilos de Vida dos Brasileiros mostram que há espaço para a área de varejo prosperar, especialmente em tempos de crise econômica.

43% dos brasileiros diz que fez compras online no mesmo período de tempo, mostrando que há oportunidades de crescimento nessa área. Aliás, o sudeste do país mostrou-se como a região onde o consumidor está mais aberto a utilizar o varejo online, atingindo 48% dos respondentes. O relatório também mostra que, entre os brasileiros conectados à internet, 85% a usou para e-mails, 84% para mídias sociais e 76%, ler notícia, nos últimos três meses.

Devido às preocupações com fraude, o número de brasileiros que declara fazer compras online é baixo. Quando perguntados sobre segurança na internet, 64% dos entrevistados disseram concordar com a afirmação: “Preocupo-me com a segurança dos meus dados pessoais ao pagar por produtos e serviços online”. E 50% dos respondentes disse se preocupar com compartilhamento de informações pessoais online.

Entre todos os grupos demográficos pesquisados pela Mintel, o consumidor jovem é o mais propenso a fazer compras online, com 52% daqueles entre 16 e 24 anos dizendo ter realizado essa atividade nos últimos três meses, contra 36% dos respondentes entre 35 e 44. Esse comportamento é mais forte principalmente entre os homens da faixa etária de 16 a 24 anos, 56% versus 48% das mulheres. Mas quando se trata de ler notícias, os usuários da internet de 16 a 24 anos e os usuários acima de 45 anos apresentam concordância semelhante, 76% e 77% respectivamente.

A Mintel revela que existem boas oportunidades para as empresas explorarem o interesse do consumidor brasileiro em mídia social. A pesquisa detectou que 29% dos usuários de mídia social clicou em links em website de rede social para acessar o site de alguma marca nos últimos três meses que antecederam a realização do estudo. Já as propagandas são um pouco menos populares em atrair os consumidores, com 22% dos usuários dizendo que clicou em um anúncio que viu em página de mídia social.

Por sua vez, em relação às consultas, 26% dos usuários afirma fazer pesquisa online antes de efetivar uma compra de um produto ou de um serviço, lendo comentários em sites de mídia social. Mas muitas dessas opiniões levantam suspeitas quanto a sua idoneidade. Por exemplo, 26% dos usuários de internet afirma: "Tenho dificuldade em confiar nas informações publicadas por fontes anônimas na internet". Além disso, 29% diz que é difícil saber se as opiniões e comentários online sobre produtos e serviços são verdadeiros”.

Fonte: Decision Report

Acessibilidade

Seguranca em WordPress

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
Diretor da InCuca, especialista em tecnologia para negócios: AI, data science e big data. Coordenador da comunidade WordPress Floripa.
10 de junho de 2015

Você também pode gostar de ler

WhatsApp

whats
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram