gestão e-commerce
,

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

5 ações essenciais para uma boa gestão de e-commerce

O mercado virtual tem crescido cada vez mais, tornando a gestão de e-commerce uma função primordial para qualquer pessoa com vontade de crescer.

Uma empresa de reforma e construção que utiliza seus serviços online tem muito mais chances de ser encontrada por clientes interessados, do que uma que fique apenas fora da internet.

Com isso, é fundamental compreender a necessidade de utilizar as ferramentas adequadas para conseguir um melhor engajamento e compreensão dos elementos básicos da internet.

Isso porque compreender o mercado é muito importante para conseguir identificar as melhores ações e estratégias de desenvolvimento, e pode ser fundamental para se destacar em uma concorrência que aumenta a cada dia.

Apesar de parecer simples, administrar uma loja virtual é tão complexo quanto uma loja física, com diversos pormenores que tornam o cargo de gestor uma função importante que deve ser ligada a um profissional qualificado.

Para ampliar suas vendas em concreto celular laje, é fundamental identificar os melhores elementos para o engajamento com o público. Um bom gestor será capaz de avaliar suas opções e indicar o melhor caminho para sua empresa.

A gestão de e-commerce tem como objetivo principal integrar os mais variados setores que compõem a estrutura de qualquer loja digital, através do monitoramento, planejamento e organização de ações e responsabilidades dentro de cada área do negócio.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que basta anunciar um produto na internet e aguardar as vendas, a verdade é que existe toda uma mobilização de força digital para que um e-commerce se destaque e converta em mais vendas.

Um dos primeiros passos para alcançar o sucesso no mundo digital é a comunicação. Sem ela, muitas empresas já fecharam as portas, ou apresentam constantemente prejuízos. Uma boa gestão é fundamental para evitar esse tipo de problema.

Uma empresa que realiza AVCB para condomínios muitas vezes terá mais dificuldade para aparecer na internet se não houver um gestor adequado para identificar quais pontos podem ser utilizados ao melhorar o serviço.

Com um gestor de e-commerce, além da comunicação, você poderá contar com um profissional que conseguirá explorar o melhor de seu site.

Ele verificará cada um dos setores de sua empresa, identificando falhas e problemas, bem como encontrando rapidamente soluções para qualquer obstáculo, além de compreender melhor cada uma das plataformas, podendo escolher a melhor para sua utilização.

Entenda o motivo para utilizar a gestão de e-commerce

O principal e mais importante motivo para utilizar uma boa equipe de gestão em seu e-commerce é evitar a falência. Ter bons produtos e bons preços competitivos no mercado não é o suficiente para conseguir resultados positivos.

Entender seu consumidor e seus produtos é função do gestor, conseguindo fazer você ter um melhor controle sobre as etapas do processo de venda, o que impede que você tenha um estoque maior do que o necessário, economizando com custos de armazenamento.

Uma empresa de limpeza de caixa d água poderá otimizar seu trabalho se conseguir utilizar as habilidades corretas na gestão de seu e-commerce, fechando muito mais serviços.

Além disso, o gestor será capaz de organizar e planejar suas estratégias de marketing digital, permitindo um maior alcance em suas publicações e convertendo um número maior de clientes para vendas.

Para entender melhor a função de um gestor de e-commerce, podemos identificar algumas áreas de atuação mais relevantes para o serviço.

Um bom gestor é capaz de identificar todas as ações que podem ser desenvolvidas para aumentar suas vendas.

O foco de sua equipe comercial é desenvolver técnicas e habilidades que ampliem suas opções de negócios, e um gestor eficiente consegue verificar através de ferramentas de análise quais resultados devem ser buscados e quais ações efetivamente podem melhorar o ambiente de trabalho para esse elemento.

Além disso, uma boa equipe de gestão é fundamental para o acompanhamento do processo. Isso porque vender é apenas a primeira etapa.

O gestor deve estar atento se o projeto logístico é funcional e se o cliente receberá o produto conforme o especificado, para garantir que não haverá nenhum tipo de queixa ou problema com isso.

Uma empresa de pintura SP precisa se preocupar com todas as etapas do trabalho para garantir tranquilidade e segurança para sua equipe.

Assim, um bom gestor avalia todas as etapas do processo com foco em manter o orçamento fechado e as finanças da empresa em dia, alcançando resultados positivos e avaliando as informações para melhores serviços.

Conheça as ações para uma melhor gestão

Para fazer seu negócio online evoluir e utilizar melhor as habilidades de um gestor de e-commerce, é fundamental identificar elementos que permitam um melhor engajamento junto à equipe.

Por isso, atentar-se para formas de auxiliar os gestores e alavancar seu negócio é imprescindível.

1.Escolha bem suas ferramentas

O primeiro passo para criar um bom e-commerce é pensar na plataforma que será utilizada. É ela que permitirá uma boa utilização de todas suas ferramentas.

Um bom gestor deve conseguir avaliar e identificar as qualidades de uma plataforma e verificar dentre as possibilidades qual mais se adequa a suas necessidades.

Para vender barra de apoio para banheiro em aço inox sua equipe deve estar preparada para utilizar da melhor forma possível as ferramentas de seu site.

Dentre as possibilidades de funções que existem em diversas plataformas de e-commerce, você deve identificar se suas necessidades incluem:

  • Ferramentas de busca;
  • Espaço para Feedback;
  • Mecanismos de apoio à venda;
  • Integração com outras ferramentas.

Por isso, um bom planejamento é fundamental para uma boa gestão.

2.Meio de pagamento

Escolher os formatos de pagamento é um ponto importante para gerar mais vendas. Por isso, identifique os principais métodos possíveis e quais deles se adequam melhor ao seu propósito.

Algumas empresas utilizam pagamentos recorrentes, que precisam de uma ativação especial para funcionar. Outros, como Marketplaces, precisam de uma função que divida as porcentagens referentes a seu e-commerce e o fornecedor do produto.

Além disso, essas ferramentas permitem escolher se é possível parcelar o pagamento e os tipos de recebimento aceitos, sejam cartões de crédito, débito, boletos e outros formatos.

3.Checkout

Este é um momento crucial para a maioria dos e-commerces. O checkout é o momento final da jornada de compra do cliente, onde ele colocará seus dados e concluirá a transação.

Muitas pessoas desistem de comprar online por conta da burocracia necessária para o checkout. Por isso, tornar a transação o mais transparente e simples possível é fundamental.

Ao procurar por um cartucho de toner, você não irá querer passar muito tempo no checkout, indo procurar em outra loja se parecer muito burocrático.

Algumas empresas podem optar por realizar pagamentos em empresas especializadas, criando um redirecionamento no momento do checkout.

Isso pode ser muito útil para empresas menores, que não possuem a estrutura necessária para manter um servidor completo para o funcionamento do e-commerce junto das ferramentas de pagamento.

4.Marketing

Um bom gestor de e-commerce sabe como e quando investir em estratégias de marketing. São elas que farão sua empresa ser notada pelo público, alcançando uma série de novos consumidores de forma orgânica.

Dentre as estratégias mais comuns, podemos citar o marketing de conteúdo e o SEO. No caso do primeiro, são criadas uma série de publicações que se engajem com o público, gerando soluções comuns para problemas relacionados à sua área de atuação.

Assim, o cliente identifica sua empresa como uma autoridade no assunto, garantindo que você terá muito mais sucesso em solucionar o problema do que outras empresas.

É importante que o conteúdo apresentado tenha qualidade, do contrário, os clientes não passarão muito tempo em sua página.

Já o segundo lida diretamente com o ranqueamento em páginas de pesquisa. O SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização de Ferramentas de Busca.

Aqui, é importante criar dentro de seu conteúdo ferramentas que permitam uma posição melhor quando as pessoas procurarem seu conteúdo online.

Muitas pessoas acabam conseguindo encontrar o que procuram facilmente nos primeiros links apresentados em um motor de busca de qualidade, portanto estar entre esses primeiros é fundamental.

Fazer etiquetas para confecção é um elemento muito específico, e o marketing correto deve ser fundamental.

É preciso tomar muito cuidado com os atalhos, uma vez que eles podem ser mais prejudiciais do que benéficos a longo prazo. 

Aprenda as melhores formas de se engajar de forma natural e orgânica, para assim alcançar um resultado muito mais positivo em conversão de vendas.

5.Integração

Um gestor precisa compreender todas as etapas de seu negócio. Assim, ele poderá integrar os elementos da melhor forma possível e alcançar resultados muito mais impactantes a cada mês.

Existe uma série de elementos de controle em todo o processo, desde a criação da página até elementos mais impactantes como seu estoque e o servidor onde o site ficará hospedado.

Automatizar as tarefas possíveis e reduzir a burocracia, ampliando assim a velocidade de operação, são atribuições de um bom gestor de e-commerce.

Esse tipo de profissional pode ser muito valioso para uma empresa que decide começar a operar no mercado, por isso sempre que possível invista em uma boa gestão para conseguir resultados muito mais impactantes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.