5 estratégias que você precisa saber antes de abrir sua loja virtual

Com o crescimento do acesso à internet e a popularização dos mais diversos conteúdos criados e compartilhados, o mundo virtual se tornou um espaço para que os negócios se expandissem. O maior exemplo dessa expansão do negócio está na loja virtual.

A loja virtual pode ser feita de muitas formas, podendo atuar tanto de forma independente - sendo projetadas e construídas com programadores e desenvolvedores de UX (User experience).

Do mesmo modo, é possível realizar as vendas por meio de marketplaces, que são sites que agregam variados negócios e que disponibilizam a plataforma para a transação.

Assim, são muitas as formas de vender pelo meio virtual, entretanto, para ter sucesso é necessário planejamento e atenção, independentemente da forma. Além disso, é preciso saber qual o seu pipeline de vendas, para que as métricas e objetivos sejam atingidos.

No presente artigo abordaremos o que é necessário para o desenvolvimento de uma loja virtual de sucesso e que irá trazer muitos resultados para o seu empreendimento.

A loja virtual só dará certo com planejamento

A loja virtual também é comumente chamada de e-commerce e se destaca no período em que ocorre um crescimento do acesso a internet e aos produtos digitais. Tanto materiais como imateriais, como cursos em vídeo aula e compra de livros online.

Além disso, os ambientes das lojas virtuais apresentam uma estrutura totalmente personalizada para o cliente, o que torna um grande diferencial para quem está procurando determinado produto.

Existem muitas vantagens para que sua loja adote um e-commerce, entre as quais podemos citar:

  • Melhoria nos custos;
  • Diversidade dos produtos;
  • Elasticidade no horário de atendimento;
  • Preços e formas de pagamento bastante diferentes e facilitados.

Entretanto, para que esse tipo de negócio obtenha sucesso, é necessário que haja um intenso planejamento.

Esse planejamento passa por uma série de análises como entendimento da jornada do consumidor, análises de dados do CRM e o quanto será investido.

O planejamento é a palavra-chave para quem quer empreender, tanto para quem só trabalhará via online, como para quem tem uma loja física e quer uma virtual.

No tópico abaixo abordaremos sobre alguns pontos para quem deseja abrir um e-commerce de sucesso.

Dicas para abrir uma loja virtual

Se você não sabe por onde começar a sua loja virtual, abaixo deixamos algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Inclusive, muitos dos pontos que abordaremos aqui podem ser feitos em simultâneo, durante o desenvolvimento do negócio digital.

  1. Escreva um planejamento estratégico

    Como dissemos, o planejamento é a chave para o sucesso da loja virtual e, nesse sentido, é importante elaborar um planejamento estratégico, que consiste em descrever os processos e ações que deverão ser colocados em prática.

    A loja virtual costuma ser mais aberta às mudanças e, fato é que o público muda bastante e constantemente - principalmente nos novos meios de mercado - afinal, está aberto a um mundo de possibilidades e informações.

    Desta maneira, é necessário sempre olhar a concorrência e tentar estar um passo à frente e considerar as possíveis grandes transformações que ocorrem nos segmentos.

    Assim, é necessário tirar um tempo e planejar o tipo do seu negócio, os possíveis públicos-alvo e o que poderá ser feito para que as metas e objetivos sejam alcançados, destacando-se no segmento.

  2. Tenha um bom controle financeiro

    Um fator primordial para quem quer uma loja virtual é ter o controle das finanças bem feito, para que se saiba onde serão investidos os recursos e qual o valor de caixa e retorno.

    Afinal, se não for feito isso, o investimento pode ser perdido. Portanto, é necessário que haja uma ajuda profissional, geralmente de contabilidade, para que os elementos sejam controlados.

    São fatores a serem analisados: entradas e saídas, estoque, fluxos de caixa, balanços e pagamentos.

  3. Tenha um nicho de mercado

    Um fator primordial para quem quer uma loja virtual é ter o controle das finanças bem feito, para que se saiba onde serão investidos os recursos e qual o valor de caixa e retorno.

    Afinal, se não for feito isso, o investimento pode ser perdido. Portanto, é necessário que haja uma ajuda profissional, geralmente de contabilidade, para que os elementos sejam controlados.

    São fatores a serem analisados: entradas e saídas, estoque, fluxos de caixa, balanços e pagamentos.

  4.  Se relacione com o cliente

    A internet é um campo muito amplo e com pessoas com diferentes preferências e necessidades. Portanto, manter a competitividade pode ser uma tarefa bastante difícil, mas crucial para o negócio.

    Para que esse impacto seja diminuído, é importante definir um nicho de mercado de forma clara.

    Ao segmentar os clientes e os temas que seu produto ou serviço aborda, é possível que se encontre um componente ainda pouco explorado e com altas chances de sucesso, aproximando a marca do cliente.

    A grande diferença das lojas virtuais é obter uma personalização no atendimento.

    Assim, esteja atento às dúvidas, reclamações e trabalhe com o pós-venda de maneira muito mais profunda e clara, estabelecendo critérios de atendimento humanizados e que solucionem as dores.

    Assim, sua empresa ganhará destaque dentro do mercado.

  5. Monitore os resultados

    Para verificar se a estratégia está dando certo, é importante monitorar todos os resultados, por meio de conversões, compras e vendas que foram realizadas na loja.

    Caso as métricas estejam ruins é hora de trocar de estratégia, identificando os gargalos e corrigindo as estratégias que não se adequam ao seu perfil ou público.
    Essas foram algumas dicas que podemos encontrar para quem quer montar uma loja virtual e atuar nesse mercado.

    Esse é um setor em expansão e que deve ser estudado e investigado para que as marcas consigam tirar o melhor proveito delas, independentemente do segmento de atuação escolhido.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.

 

Lucas Adiers Stefanello
24 de fevereiro de 2021

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOPOLÍTICA DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rua das Garças, 474 Campeche – Florianópolis/SC – Brasil CEP: 88063-085
WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram