62% das empresas compram pela internet, mas só 21% vendem pela rede
O uso de computadores (agora portáteis) e o acesso à internet chegou a grande maioria das empresas do país, mas o uso da rede como ferramenta de negócios é restrito, segundo indica a nova pesquisa TIC Empresas, do Cetic.br (o braço de pesquisas do NIC.br). Pelos números divulgados nesta terça, 4/8, 62% delas usam a rede para comprar, mas apenas 21% para vender.
A maior parte delas, 53%, sustenta que isso acontece porque seus produtos não são adequados para venda online, quase a mesma proporção (51%) alega simplesmente preferir o modelo atual. Da pequena parcela que usa a internet para oferecer serviços e produtos, o canal preferencialmente utilizado (79%) ainda é o email.
Mas se não descobriram a rede para ajudar diretamente nos negócios, a internet serve a múltiplos propósitos. A maior parte das empresas (62%) possui pelo menos um website para divulgar informações básicas sobre a firma (89% entre empresas grandes). E praticamente todas (93%) se valem da rede para e-gov. Além disso, 28% disseram usar chamadas de voz pela rede (VoIP).
E cresce a popularidade das redes sociais. Embora 55% das empresas bloqueiem o acesso a elas nos computadores dos funcionários, a proporção daquelas que usam perfil próprio passou de 36% para 45% entre 2012 e 2014. Dessas, 72% designaram um responsável para gerir o perfil – enquanto 25% preferiram terceirizar esse serviço. A maior parte faz atualizações todos os dias (20%) ou pelo menos uma vez por semana (38%).
E embora os computadores de mesa continuem presentes (98% das empresas os usam), em 71% já são também utilizados portáteis (notebooks) e mesmo tablets, cujo uso passou de 13% para 22% desde 2012. A pesquisa também verificou que 78% das empresas possuem uma rede local sem fio e 72% utilizaram celular corporativo.
Fonte: convergenciadigital.uol.com.br/