A criação de aplicativo como diferencial competitivo
Muitos processos mudaram nas empresas de serviços no mundo. Com a popularização dos dispositivos móveis, estabeleceu-se uma nova realidade, na qual a criação de um aplicativo como diferencial competitivo funciona. Para muitas empresas, esse é o foco do negócio.
A implementação de um aplicativo como diferencial competitivo pode representar a materialização de um conceito que sirva de base estratégica para o serviço que se pretende prestar. Assim, com um app, é possível fornecer recursos para que o serviço a ser prestado seja conduzido de forma a gerar vantagens competitivas em relação a concorrentes que não possuem tecnologia similar.
Criando um negócio com o aplicativo como diferencial competitivo
Não raro, empresas startups iniciam suas atividades baseando seu negócio em um aplicativo como diferencial competitivo. O modelo de software como serviço (Software as a Service – SaaS) permite que as empresas ofereçam valor através do aplicativo, muito embora o negócio esteja no serviço.
Nesse contexto, muitas empresas adotam uma estratégia de definir inicialmente uma API que permita a implementação não só de um aplicativo como diferencial competitivo, mas de toda uma infraestrutura de serviços que possa ser, inclusive, integrada com software de terceiros. O aplicativo, então, embora funcione como o pontapé inicial, é apenas a ponta do iceberg de toda uma estratégia de serviços, e sua criação, sem dúvida, pode ser vista como um diferencial competitivo.
Agregando valor com o aplicativo como diferencial competitivo
São diversas as áreas nas quais um aplicativo como diferencial competitivo agrega valor a um negócio. Não só no estabelecimento de um serviço a ser prestado, mas também no apoio a eles. Um app pode ser um instrumento de acesso a valiosas informações, relativas a um negócio, a um cliente, ou aos produtos da empresa.
Quando usado como esse tipo de ferramenta, a criação de um aplicativo funciona como mais um diferencial competitivo, trazendo facilidade e praticidade no acesso a informações.
Fortalecendo a relação com o cliente
Um aplicativo pode ainda funcionar como um ponto de fortalecimento na relação com o cliente, permitindo que ele interaja de forma mais fácil, rápida e prática com todos os serviços prestados pela empresa, até mesmo gerenciando-os. Em alguns casos, ele pode não ser o cerne do negócio em si, mas pode se tornar o ponto focal do relacionamento com o cliente.
Nesses casos, a criação do aplicativo funciona como um grande diferencial competitivo. Muitos clientes podem até mesmo optar pela contratação dos serviços da empresa por considerar a facilidade de controle e gerenciamento proporcionados pelo uso do aplicativo fornecido.
Os aplicativos, como canal de prestação de um serviço ou como uma ferramenta de apoio, gerenciamento ou controle, como ponto de partida ou algo incorporado mais tarde, sempre representa um diferencial competitivo nos dias de hoje. Oferecer um app não só é uma estratégia para se diferenciar entre os concorrentes, mas é também uma forma de se adaptar aos novos tempos e tirar proveito do que a tecnologia oferece de melhor.
E sua empresa, já conta com algum aplicativo como diferencial competitivo? Conte-nos sobre sua experiência ou esclareça suas dúvidas em relação à criação de aplicativos pelos comentários.