A segurança do site é tão importante quanto o seu conteúdo

Manter um site repleto de conteúdos adequados aumenta significativamente o alcance do público-alvo e consequentemente o número de clientes para a empresa. De qualquer modo, quando não existe atenção na segurança do site, as chances de invasões e perdas de dados são grandes, podendo trazer a queda de credibilidade da empresa ao ter seus dados roubados ou estar com o site fora do ar devido a ataques de hackers.

Pensando nisso, separamos alguns pontos essenciais para que você possa manter a segurança do seu site tão eficiente quanto os seus conteúdos. Acompanhe!

Senhas fortes

O uso de senhas fortes é considerado um aspecto básico para se prevenir de invasões e manter uma boa segurança do site, por isso é essencial a criação de logins e senhas que dificulte a possibilidade de invasões. Neste caso, recomenda-se trocar o famoso login padrão “administrador” por um de sua preferência e utilizar senhas com letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais. Estas recomendações também são válidas para acessos de servidores por meio de FTP.

Elimine Brechas para scripts maliciosos

Outro fator que pode comprometer a segurança do site é a possibilidade de ataques devido a pequenas falhas no código do mesmo.

É essencial que o desenvolvedor crie uma codificação segura capaz de evitar a execução de scripts maliciosos junto ao código do site.

Backup atualizado

O backup é outro recurso muito recomendado para a segurança do site, porém esquecido pela maioria dos administradores. Recomenda-se realizar o backup das informações com determinada frequência, para que seja possível efetuar a restauração em situações que há perdas de informações provocadas por ataques de hackers, por exemplo.

Há casos ainda que é possível implementar plugins para a realização automática do backup, determinando o intervalo entre cada um.

Ferramentas de segurança

O uso de ferramentas de segurança também é muito recomendado quando se deseja obter uma melhor proteção em websites. O uso de antispam, firewalls, além de plugins que limitam a tentativa de logins nas plataformas de gerenciamento do site, de modo a bloquear o IP do usuário que está efetuando as tentativas de acesso sem sucesso é essencial.

Acompanhe as atualizações

Manter a plataforma de gerenciamento de conteúdo sempre atualizada também é um fator importante para a segurança do site.

Se você usa WordPress, Joomla, vBulletin ou qualquer outro gerenciador, é essencial manter suas versões sempre atualizadas, já que os scripts de segurança também acompanham a atualização nessas plataformas.

Utilize uma hospedagem segura

Também é preciso atentar-se na segurança do seu serviço de hospedagem, isso porque grande parte dos casos de invasões em websites ocorre devido a vulnerabilidades em Hosts.

É por isso que é essencial pesquisar a reputação das empresas e contratar um serviço que possua um ótimo sistema de segurança para evitar que ataques de hackers venham a ocorrer por meio da hospedagem.

Gostou das dicas? E você, como gerencia a segurança do seu site? Compartilhe conosco as suas experiências pelos comentários.

Lucas Adiers Stefanello
InCuca Tecnologia

Lucas Adiers Stefanello
15 de outubro de 2021

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram