incuca tecnologia

Escrito por Marketing InCuca

avatar

“Buscar relevância na Internet é obrigatório para todo e qualquer negócio” diz CEO da InCuca

Há quase três anos no mercado de tecnologia, a InCuca soluções tecnológicas vive hoje situações diferentes da maioria das empresas no Brasil: crescimento e otimismo. Apesar do momento de incertezas políticas, crise econômica e demissões em escala no país, a empresa está contratando novos colaboradores, conquistando novos mercados e aumentando o número de projetos atendidos.

Baseada em soluções sob medida, um novo modelo de negócio, a InCuca utiliza tecnologias de ponta para moldar sistemas de acordo com a necessidade de seus clientes. O diretor da empresa, Lucas Adiers Stefanello, explica como a InCuca estrategicamente começou e cresce se tornando referência global no desenvolvimento de sistemas de informação e comunicação – TICs para pessoas, empresas e projetos.

De onde surgiu o conceito de criação da InCuca?

A ideia de criar a InCuca nasceu da união de pessoas com conhecimentos complementares. Estas pessoas empregaram, desde o marco zero da empresa, os conceitos de planejamento estratégico e gestão da qualidade. Desta forma, os inúmeros projetos e pessoas que atendemos ganharam escala e evoluíram com relevância na Internet. Assim, conseguimos ampliar a atuação da empresa no mercado catarinense. Em quase três anos a InCuca atende o mercado brasileiro, com clientes em todos os estados do Brasil e na Austrália, principalmente nas regiões de Brisbane e Perth.

A InCuca trabalha com soluções tecnológicas sob medida. Qual a vantagem de uma empresa ou pessoa procurar por esse tipo de serviço?

Objetividade. O principal benefício de uma solução tecnológica desenvolvida sob medida é a otimização do tempo e do processo. Ganha-se assertividade e a resolução específica de problemas. Ao contratar uma solução tecnológica sob medida, ela será desenvolvida para se adaptar a rotina do cliente e não o contrário.

Como você vê hoje a importância de um blog ou site na competitividade do mercado?

Buscar relevância na Internet é obrigatório para todo e qualquer negócio. Porém para se obter notoriedade e conquistar as primeiras posições nos buscadores é preciso uma estrutura digital bem montada. Website, blog, ou mesmo uma loja virtual são potentes meios de comunicação e precisam estar alinhados com o público-alvo, tanto em conteúdo, quanto em estrutura digital. A estratégia precisa estar refletida na estrutura da plataforma na Internet.

Fale-nos um pouco sobre os conceitos de uso da ferramenta WordPress.

O WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo Open Source presente em 25% dos websites do mundo. Um em cada 4, dos websites existentes, são construídos sobre a plataforma WordPress. Isso se deve, principalmente, pela facilidade oferecida ao usuário editor de conteúdos. Tudo na Internet evolui muito rápido, e para acompanhar esta evolução, as ferramentas precisam permitir que os editores modifiquem e ajustem suas páginas virtuais com facilidade, sem precisar acionar um técnico a cada pequeno ajuste. Na InCuca, criamos e desenvolvemos sistemas sob medida, e muitas vezes, utilizamos o WordPress para proporcionar aos nossos clientes as facilidades do gerenciador de conteúdos. Durante o processo treinamos nossos clientes para que façam o melhor uso da ferramenta, entendendo de SEO e Performance para que consiga evoluir sua plataforma conforme a necessidade. Entregamos tecnologias que libertam.

O Brasil passa por um momento delicado, de crise política e econômica. Como as empresas podem passar por isso sem prejuízos?

O investimento para uma atuação mais focada na Internet é uma ótima forma de aumentar a lucratividade e atingir novos mercados. Como o investimento é menor que ações tradicionais de marketing ou vendas, é possível para qualquer negócio estruturar seu e-commerce, website ou blog para começar a captar clientes e evoluir no digital, ou mesmo para superar as perdas causadas pela crise.

Como você vê o e-commerce no Brasil comparado a outros países?

O brasileiro está comprando cada vez mais na Internet. No meio online torna-se muito fácil comparar produtos ou conseguir um desconto ou benefício. Hoje a maioria das pessoas pesquisa um produto de interesse na Internet, vai na loja física para descobrir se o produto tem qualidade, se é o que ele esperava, e volta para casa para efetivar a compra online. Porém, para ter sucesso na Internet é preciso uma estrutura que cative o comprador e o faça se sentir seguro durante a compra.

A InCuca foi fundada em 2013. O que mudou nesses anos?

Ganhamos mais agilidade, qualidade e notoriedade com as centenas de projetos criados e desenvolvidos sob medida. Expandimos nossos projetos para outros países e iniciamos um processo de internacionalização de serviços. A qualidade dos projetos da InCuca alcançaram um nível de competitividade internacional e estamos muito felizes com isso. Nossos processos estão mais completos e documentados, o que favorece o crescimento sustentável da empresa. Em 2015 criamos mais de 200 ambientes virtuais, em muitos com a mescla de blog, website, loja virtual, EAD, aplicativo e software. Em 2016, além de atender a demanda na criação de soluções sob medida, a empresa está dedicando parte dos recursos na realização de projetos complexos de alto grau de inovação ou mesmo de statups.

Se você pudesse citar uma grande aposta que representasse o sucesso da empresa, qual seria ela?

O serviço de Performance SEO, que surgiu de uma necessidade de agências parceiras e clientes específicos mais focados em ranqueamento nos buscadores. Este serviço monitora e executa centenas de ações técnicas nos ambientes digitais dos clientes. É o serviço complementar ao marketing digital que garante a otimização e a escalada mais rápida nas buscas.

Quais são as novas tecnologias e tendências do mercado de web para os próximos anos?

A principal tendência é a integração das tecnologias web com gadgets ligados a Internet das Coisas (IoT) gerando dados úteis nos mais diversos nichos de mercado. Pela InCuca passaram alguns projetos de sistemas web integrados a medidores ou dispositivos conectados para gestão de diferentes ecossistemas e processos, que está se tornando uma tendência cada vez mais presente em diferentes mercados.