aumentar produtividade tecnologias

Escrito por Angela Mansim

avatar

Como aumentar a produtividade com as tecnologias disponíveis

O avanço tecnológico tem tido papel essencial para nos auxiliar em diversas questões do dia a dia.

Tanto na vida pessoal, com o uso de aparelhos com inteligência artificial capazes de responder perguntas e te lembrar de tarefas; quanto no âmbito profissional, em que se utilizada de maneira correta, é capaz de aumentar a produtividade do time.

Não é a toa que a cada dia que passa uma nova tecnologia surge a fim de otimizar os processos de uma empresa. Empreendedores de todos os segmentos estão cada vez mais abertos para aderirem novas ferramentas e metodologias para otimizar os seus resultados.

Pensando nisso, criamos este conteúdo para te mostrar como a tecnologia pode ser usada a seu favor e aumentar a produtividade de seu negócio. Boa leitura!

Descubra como a tecnologia pode alavancar o seu negócio

É essencial que uma empresa consiga ter uma comunicação clara e sem ruídos.

Afinal, para que todas as tarefas sejam realizadas de forma correta, todos devem estar alinhados.

Utilizar softwares de comunicação capazes de conectar equipes e integrar times pode ser uma ótima maneira de evitar que hajam futuros problemas.

Atualmente existem diversas empresas que oferecem plataformas totalmente personalizadas e eficientes para cada necessidade. Tais ferramentas podem ir desde chats interativos até mecanismos de armazenagem e edição de arquivos.

Vejamos o seguinte exemplo:

Uma clínica odontológica está reformulando os valores de seus serviços.

Para que não haja um erro de comunicação, como um paciente perguntando por “implante dentario preco medio” e os colaboradores não sabendo informar o novo valor, é essencial uma comunicação efetiva e rápida.

Com uma plataforma digital é possível compartilhar informações com todo o time de uma só vez e a cada edição, os colaboradores podem ser notificados.

Afinal, sabemos que a produtividade está fortemente ligada à equipe e se todos não estiverem remando para o mesmo lado, haverá uma queda nos resultados.

Acompanhamento de atividades

Ter uma boa gestão é fundamental para toda e qualquer empresa.

Sabemos que até mesmo uma simples perda de prazo pode fazer com que toda a organização seja prejudicada.

Atualmente, existem programas de gestão que conseguem fazer com que cronogramas sejam criados e que cada funcionário tenha ciência de quais serão suas atividades até determinada data.

Dessa forma, todos os processos serão visualizados como um todo e não somente pela visão de uma única pessoa. Assim, será possível identificar todo o andamento das tarefas e caso haja algum gargalo, será mais fácil de entender onde houve a falha.

Afinal, uma empresa funciona como uma grande engrenagem. Caso algum ponto esteja frouxo ou mal posicionado, toda a corporação terá consequências.

Além disso, é possível utilizar essas ferramentas a fim de monitorar o rendimento dos colaboradores e ter uma melhor visão dos resultados.

Vale ressaltar que é possível incluir essa tecnologia em qualquer segmento, desde lojas de varejo até clínicas de odontologia especializadas em prótese sobre implante dentario.

É possível ir além da produtividade

A tecnologia pode afetar o ambiente interno e o externo de uma empresa.

Quanto maior o investimento nos avanços do mercado, mais bem vista a sua empresa será pelos potenciais usuários.

Ainda utilizando o exemplo anterior, vamos supor que a clínica utilize softwares de gestão, faz uso de canais digitais como um blog e investe em técnicas de posicionamento.

Certamente, assim que uma pessoa pesquisar por termos como “quanto custa um implante dentario”, esse consultório estará entre os primeiros resultados.

Isso se dá pelo fato do Marketing Digital utilizar meios digitais para auxiliar as empresas a alavancarem os seus resultados. Com isso, é possível aumentar a produtividade e o seu lucro.

Afinal, é possível abordar diversos temas em um blog, desde os mais comuns até os mais recentes, como a tão famosa lente de contato de dente.

Neste caso, a tecnologia além de auxiliar na gestão da empresa, também pode fazer com que haja mais pacientes agendados e não só de uma especialidade.

Considerações finais

Neste texto você pôde aprender um pouco mais sobre como as tecnologias disponíveis no mercado podem auxiliar a sua empresa.

Para finalizar, é muito importante ressaltar a importância de uma equipe bem treinada. Afinal, de nada adianta ferramentas de ponta se os colaboradores não conseguem manuseá-las.

Invista em tecnologia e tenha a certeza de que todos possuem uma base necessária para ter um bom desempenho e aumentar a produtividade dia após dia.

Este texto foi produzido por Mayara Santos, redatora na empresa Vue Odonto.