ensino a distância

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Como montar um ensino a distância EaD na Internet?

A educação online é uma forma de ensino a distância (EaD) utilizando a Internet e todas as suas ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para o processo de ensino e aprendizagem.

Quando desenvolvida unicamente pela rede, é chamada de educação online ou e-learning e funciona por meio de uma plataforma: um espaço ou portal criado especificamente para esta finalidade, que contém ferramentas que suportam e facilitam a aprendizagem do aluno.

Etapas para montar um ensino a distância

1. Análise

A análise das necessidades deve ser realizada no início de qualquer esforço de desenvolvimento para determinar se o ensino a distância é a melhor solução para a educação dos seus alunos. Ela permite a identificação dos objetivos gerais de um curso de alto nível.

A análise do público-alvo é o ponto mais crucial. O design e a entrega de e-learning serão influenciados pelas características-chave dos alunos (por exemplo, seus conhecimentos prévios e habilidades, contexto de aprendizagem e de acesso à tecnologia).

2. Projeto

A fase de projeto visa à formulação de um conjunto de objetivos de aprendizagem necessário para a realização do curso de ensino a distância. Na fase de projeto, é necessário definir a ordem em que os objetivos devem ser alcançados e selecionar estratégias de instrução, mídia, avaliação e entrega.

O resultado da fase de concepção é uma estrutura que será utilizada como uma referência para o desenvolvimento do curso. O projeto ilustra a estrutura curricular (por exemplo, sua organização em cursos, unidades, lições, atividades); os objetivos de aprendizagem associados a cada unidade; e os métodos e formatos (por exemplo: materiais interativos ou individualizados, atividades colaborativas síncronas ou assíncronas).

3. Desenvolvimento

Nesta fase, o conteúdo é realmente produzido. Ele pode variar consideravelmente, dependendo dos recursos disponíveis. Por exemplo, pode consistir apenas em materiais simples (aqueles com pouca ou nenhuma interatividade ou multimídia, tais como documentos em PDF), como pode ser combinado com outros materiais (por exemplo, arquivos de áudio ou vídeo), tarefas e testes.

4. Implementação

Nesta fase, o curso já poderá ser ministrado. Ele é instalado em um servidor e se torna acessível para os alunos. Nos cursos conduzidos por um instrutor, esta fase também inclui a gestão das atividades dos alunos.

5. Avaliação

Um projeto de ensino a distância pode ser avaliado para fins específicos. É possível avaliar as reações dos alunos, a realização dos objetivos de aprendizagem, a transferência de conhecimentos e competências, bem como o impacto do projeto sobre a organização.

Quais conteúdos devem ser oferecidos?

Recursos de aprendizagem simples

Recursos de aprendizagem simples não são interativos, tais como documentos, apresentações em PowerPoint, vídeos ou arquivos de áudio. Esses recursos podem ser rapidamente desenvolvidos e se combinam com objetivos de aprendizagem definidos e projetados de forma estruturada. Eles podem ser um recurso de aprendizagem valiosa, mesmo que não forneçam qualquer interatividade.

Lições interativas

A abordagem mais comum para o ensino a distância é o treinamento baseado na Web que consiste em um conjunto de e-aulas interativas. Uma e-lição é uma sequência linear de telas que podem incluir textos, gráficos, animações, áudio, vídeo e interatividade na forma de perguntas e feedbacks. E-aulas também podem incluir leituras recomendadas e links para recursos online, bem como informações adicionais sobre tópicos específicos.

Simulações

As simulações são formas altamente interativas de ensino a distância. O termo basicamente significa a criação de um ambiente de aprendizagem que simula o mundo real, permitindo que ao aluno aprenda fazendo. As simulações são uma forma específica de treinamento que faz com que o aluno mergulhe em uma situação do mundo real e responda a ela de uma forma dinâmica.

Ajuda de trabalho

A ajuda de trabalho deve fornecer o conhecimento just-in-time. Ela pode assumir várias formas e ser entregue em diferentes plataformas (por exemplo, computador, documentos impressos, tablet, smartphone). A ajuda oferece respostas imediatas a questões específicas, auxiliando, assim, os usuários a realizarem tarefas de trabalho. Glossários técnicos e listas de verificação são alguns exemplos de ajudas simples, mas sofisticados sistemas de especialistas também podem ser desenvolvidos para ajudar os alunos a resolverem as tarefas.

Quer saber mais de como montar um ensino a distância? Entre em contato com a Incuca! Nós podemos montar o melhor EAD para a sua instituição! Se tiver alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários.