/ Evolução

Como otimizar a gestão do seu conteúdo?

A gestão de conteúdo é importante para qualquer empresa, afinal, ela é a responsável por todo o processo que envolve esses materiais. Por meio de uma gestão bem-feita, a equipe de marketing planeja, cria, revisa, publica, promove e mensura todos os conteúdos da marca, independentemente de qual seja a sua finalidade.

Além de tratar do material em si, a gestão também trata da equipe, distribuindo as tarefas, definindo os objetivos e implementando o uso de ferramentas que enriquecem esse processo.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que depende de um bom gerenciamento para que dê resultados, e percebemos isso ao analisarmos o Google Analytics.

Essa conquista se deve a uma organização que cria materiais em diferentes formatos, trabalhando em vários estágios, como redação, revisão, design, etc. Além disso, os resultados são acompanhados continuamente.

Olhando por cima já dá para notar que estamos falando de um trabalho bem complexo, portanto, depende de um bom gerenciamento, que dê conta de planejar, organizar, criar, publicar e mensurar os resultados.
Você tem dúvidas de como fazer isso? Então, é sobre esse tema que vamos explicar aqui, assim, além de fazer uma boa gestão de conteúdos de sua empresa, entenderá sua importância e o diferencial que leva até as marcas.

O que é gestão de conteúdo?

Gestão de conteúdo é um conjunto de tarefas destinadas a gerenciar a criação dos materiais que são publicados nos canais de comunicação da marca. Essas tarefas são:

  • Planejar;
  • Criar;
  • Revisar;
  • Publicar;
  • Promover.

Outra tarefa que envolve esse trabalho é a mensuração de resultados e o gerenciamento da equipe de marketing como um todo.

Em outras palavras, trata-se de um trabalho que envolve uma estratégia para que uma fabricante de câmara climática, por exemplo, possa ter os melhores resultados.

Não basta, então, fazer uma busca de palavras-chave e contratar um redator, tudo o que é produzido precisa dialogar entre si, para que a estratégia faça sentido. Somente dessa forma o visitante se converte em lead e, futuramente, em cliente.

Alcançar esses resultados só é possível com uma estratégia proveniente de uma gestão qualificada que una todas as equipes e distribua as tarefas em prol do mesmo objetivo. Em outras palavras, somente uma boa gestão vai permitir um trabalho coeso e que os resultados almejados sejam alcançados.

Quando a gestão se faz necessária?

O ideal é que a gestão de conteúdos seja colocada em prática assim que a marca começar a trabalhar com eles. Quando isso não acontece, a empresa apresenta alguns déficits, como falta de processos e líderes que não priorizam a produção de conteúdo.

Importante dizer que a produção de conteúdos é necessária porque auxilia os consumidores em diversas pesquisas, por exemplo, quando eles procuram por informações como moenda de cana preço. Uma marca que entenda essa necessidade, consegue evitar alguns problemas, como quando o usuário não encontra o que quer.

Isso diz respeito, principalmente, à busca deles dentro do site ou blog da marca. Então, para saber como está a situação, uma alternativa é analisar algumas métricas no Google Analytics. Nele, a organização pode avaliar as taxas de rejeição, o tempo de acesso de cada usuário e quantas páginas ele visitou.

Se os números estão baixos, é preciso ficar alerta, pois podem indicar problemas com a produção dos materiais em diferentes aspectos. Eles podem não estar encontrando o que procuram, bem como o conteúdo pode não estar de acordo com a persona.

A gestão evita que o blog fique desatualizado, e isso pode ser especialmente importante para alguns setores, como no caso de uma empresa de locação de empilhadeiras.

Se o blog está com informações atualizadas, é natural que ele seja escolhido dentre tantas possibilidades. Agora, vamos imaginar que uma imobiliária se esqueça, por meses, de atualizar seus conteúdos.

Se o usuário entrar em sua página e verificar que está totalmente fora daquilo que leu em outros blogs, vai imediatamente abandonar o site.

A gestão de conteúdos ajuda a identificar materiais muito antigos, mantendo-os sempre chamando a atenção dos visitantes. Ela também evita informações inconsistentes, principalmente em relação a produtos e serviços que já não estão mais disponíveis.

Outro problema que pode ser afastado na empresa é a dificuldade em identificar quais conteúdos precisam ser atualizados. Ao trabalhar com essa estratégia, uma fabricante de câmara de contagem, por exemplo, consegue controlar o que e quando deve ser atualizado.

Por outro lado, se uma loja qualquer não tem a mesma atitude, nunca saberá identificá-los, o que claramente a leva a uma perda no posicionamento do ranking de resultados dos buscadores.

Não podemos nos esquecer, também, da importância da análise de métricas, pois é assim que a organização consegue identificar quais conteúdos estão indo bem e quais não estão.

Trata-se de uma maneira de garantir melhoria contínua, replicando o que traz bons resultados e corrigindo o que precisa ser melhorado.

Como otimizar a gestão de conteúdos

Agora que você já sabe o que é e os problemas que uma boa gestão de conteúdo pode evitar, vamos mostrar como implantá-la ou otimizá-la no seu negócio. Então, dentre as principais dicas estão:

Planejamento editorial

O planejamento editorial inclui toda a estratégia de conteúdo, documentando-a em relação a algumas definições. Por exemplo, uma fornecedora de perfil de alumínio estrutural vai definir neste planejamento a frequência de postagem, título e palavra-chave de cada conteúdo, além das datas de publicação.

Também são definidos os horários, o profissional responsável pela produção, quem vai postá-lo e em qual categoria o conteúdo se encaixa no blog. O planejamento também ajuda a definir o formato do material, que pode ser:

  • Texto;
  • Vídeo;
  • Áudio;
  • Infográfico.

A etapa do cliente para a qual o conteúdo é destinado também é estipulada, como topo, meio e fundo de funil.

Definir a persona

A persona representa o perfil de cliente ideal de uma marca, e isso é feito criando um personagem semi fictício, com nome, idade, profissão, classe social, nível educacional, características físicas e psicológicas.
Além dessas características, para defini-la também é importante saber que tipo de assunto lhe interessa, como bota de segurança, além das atividades comuns que costuma realizar.

A organização deve reunir outros dados como os veículos de informação que a persona costuma usar, seus objetivos e dificuldades e o que costuma influenciar suas decisões.

Conhecimentos em SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, trata-se de otimizações feitas nos sites, blogs e seus conteúdos para que essas páginas apareçam entre as primeiras posições no resultado de pesquisa do Google.

Para colocá-lo em prática, a marca deve se atentar a algumas estratégias, como a pesquisa de palavra-chave que usará em seus conteúdos.

São termos que o público-alvo mais usa para fazer suas pesquisas. Por exemplo, para uma fabricante de máquinas de corte, um termo bastante pesquisado seria “máquina de policorte”.

Ao definir essa palavra, a empresa irá usá-la em um conteúdo específico, assim, quando o usuário fizer a pesquisa, ele encontrará esse material.

Outra estratégia de SEO importante é a qualidade dos conteúdos que são criados. Devemos nos lembrar que ele serve como uma moeda de troca no ambiente virtual, por isso eles precisam ser relevantes e úteis para a persona.

Isso envolve muita pesquisa e fontes confiáveis que também sejam bem classificadas pelo Google. Se for em formato de texto, deve ser de fácil leitura, respondendo às principais dúvidas dos usuários e levando valor até eles.

Contar com uma empresa especializada

Nem sempre a gestão de conteúdos é fácil, pois ela demanda experiência, atenção e organização. Para os negócios menores, fica difícil para o empreendedor dar conta de todos os processos da empresa e também a produção de conteúdos.

Por isso, a principal dica é contar com uma empresa especializada que possa auxiliar nesse momento e se responsabilizar por todo esse trabalho.

Essas agências estão aptas a trabalhar com diferentes setores do mercado, desde escritórios de advocacia até fabricantes de chave seccionadora tripolar, por exemplo.

Com o trabalho e auxílio delas, a gestão de conteúdo do seu negócio será feita com todo cuidado e profissionalismo, para que os objetivos almejados pela marca sejam alcançados com sucesso.

Conclusão

O marketing de conteúdo é considerado, hoje, uma das principais estratégias de marketing digital. Isso acontece porque o consumidor moderno não quer apenas informações referentes ao preço.

Eles têm uma porção de dúvidas e muitas marcas estão dispostas a saná-las. Seu negócio não pode pensar diferente e precisa se empenhar para mostrar que deseja oferecer o melhor material para as necessidades do consumidor.

A gestão de conteúdos é essencial para que isso aconteça. Então, com as dicas que demos aqui, temos certeza de que vai ficar mais fácil ter sucesso com essa estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdos relevantes gratuitamente

Angela Mansim

Escrito por

Angela Mansim

WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp