empreendedores tecnologia

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Como pequenos empreendedores podem se beneficiar com o investimento em tecnologia

A tecnologia é muito presente na vida das pessoas de diversas formas, seja para entretenimento, comunicação, diversão e até para auxílio em tarefas do dia a dia. Por isso, é comum utilizar essa ferramenta para auxílio nos negócios. Pequenos empreendedores podem ter grandes benefícios se incluírem tecnologias que ajudem sua empresa.

Apesar de um pequeno empreendedor não ter grandes recursos para fazer investimentos nesse segmento, como as maiores empresas, é importante que o microempreendedor pense em como algumas tecnologias podem ajudar ele no crescimento da sua empresa.

Por isso, é necessário conhecer essas ferramentas e utilizá-las a favor do seu negócio para se alcançar os objetivos da empresa.

Diversas são as maneiras de incluir tecnologia no seu negócio como forma de melhorar, algumas delas são:

  • Utilizar estratégia de SEO;
  • Modernizar a experiência do usuário;
  • Utilizar marketing digital;
  • Modernização do design gráfico.

Uma pequena produtora de tubo de silicone pode conseguir diversos benefícios ao utilizar tecnologia no seu empreendimento como: o crescimento do negócio e mais produtividade, por exemplo.

Vantagens de investir em tecnologia

Pequenos empreendedores podem ter diversas vantagens ao incluir ferramentas de tecnologia em suas empresas, isso porque muitos serviços serão mais rápidos e fáceis, dando mais agilidade ao processo de produção.

Agilidade no pagamento

Ao usar alguns métodos o microempreendedor pode adquirir mais agilidade e deixar os clientes mais satisfeitos. Um exemplo dessas ferramentas é a utilização da máquina de cartão para facilitar o pagamentos dos fregueses.

Além disso, para pagar fornecedores pode ser usado também o serviço de transferência bancária ou boletos para pagamentos.

Assim, é possível realizar essa atividade de forma fácil, rápida e sem complicações, evitando que o dono corra riscos como o de ser assaltado pagando as contas em dinheiro.

Assim, empresas de manutenção industrial SP podem pagar seus fornecedores e até mesmo receber por seus serviços sem a necessidade de correr risco. Fazendo isso de forma fácil e rápida pela internet.

Crescimento na produtividade

Ao usar alguns serviços de tecnologia o empreendedor economiza tempo e por isso consegue se dedicar mais à sua produção.

Com isso, os funcionários se sentem mais realizados, pois não perdem mais tanto tempo, além disso, eles ficam motivados ao perceber que as suas atividades rendem.

Usar tecnologia também é uma forma de valorizar o trabalho do funcionário e do dono que traz benefícios para o ambiente de trabalho.

Comunicação com público-alvo

A comunicação é um fator que aproxima a empresa do seu público-alvo e que se bem-feita facilita a vida do empreendedor.

Estabelecer diálogo com os clientes ajuda a empresa porque mostra para os futuros compradores que ela está disposta a esclarecer as dúvidas e resolver os problemas que surgirem com agilidade.

Uma empresa que se comunica mal perde credibilidade do público-alvo que não se sente valorizado.

Além de que com um bom diálogo estabelecido o pequeno empreendedor pode receber críticas construtivas que podem auxiliá-lo no crescimento do negócio, já que ele saberá em que está errando e no que ele pode melhorar.

Por isso, é importante para esse empreendedor que ele encontre canais para se comunicar com o público.

Uma forma de fazer isso é através das redes sociais, lá podem ser feitas publicações que deem a oportunidade para os clientes dizerem o que quiserem sobre a empresa.

Dessa forma, uma produtora de escritório container pode melhorar a sua comunicação com os clientes, criando redes sociais e interagindo com o público por lá fazendo postagens e respondendo dúvidas. Assim, ela cria uma aproximação com os seus clientes.

Administração financeira facilitada

Pequenos empreendedores não possuem muito dinheiro para investir em todas as áreas que precisam, assim sendo, é comum que eles próprios façam a contabilidade e administração do negócio.

Para quem está iniciando e não tem muito acesso à informações sobre este setor pode ser complicado ter que lidar com essa gestão sem a ajuda de um especialista.

Mas usando algumas tecnologias é possível que alguns desses serviços se tornem mais fáceis e práticos. Isso porque existem ferramentas que ajudam com planilhas, documentos importantes e notas fiscais.

Assim, o microempreendedor pode modernizar essa área da sua empresa e economizar tempo.

Pense que o dono de uma empresa de fabricação de juntas de vedação industrial pode dar agilidade para a área administrativa usando ferramentas que simplifiquem o processo que é tão burocrático.

Como investir em tecnologia?

Existem diversas formas de incluir tecnologias, mas para os pequenos empreendedores é preciso que essas tecnologias não tenha alto custo, pois eles não tem muitas condições para fazer investimentos.

Assim, é necessário usar tecnologias baratas e fáceis. Confira algumas delas a seguir.

Uso de estratégia SEO

SEO é um conjunto de procedimentos que são feitos para que um site tenha um melhor posicionamento nos mecanismos de busca e, consequentemente, atraia mais tráfego para a página.

Ao utilizar essas técnicas, pequenos empreendedores podem aumentar o número de vendas do seu negócio atraindo mais possíveis clientes.

Ao ranquear o site entre os primeiros nos buscadores esses empreendedores atraem mais visitantes que podem ser futuros clientes.

Imagine a seguinte situação, empresas de borracha em SP que querem aumentar as suas vendas podem decidir investir em estratégias de SEO para que o seu site, que antes não tinha um bom posicionamento, fique agora entre os primeiros nos mecanismos de busca.

Agora utilizando a técnica essa empresa tem muito mais visualizações porque as pessoas que pesquisam nos buscadores encontram mais facilmente a página dessa empresa e, assim, podem se tornar futuros clientes.

Portanto, um pequeno empreendedor não pode deixar de utilizar essa estratégia para que seu conteúdo seja mais visto e aumente as vendas.

Modernizar a experiência do usuário

Outro ponto para ser observado é a relação da empresa com o cliente, é preciso que o seu cliente esteja satisfeito com o serviço desde a qualidade do produto até a comunicação e atendimento.

Assim, é preciso que o pequeno empreendedor modernize a experiência que o usuário tem com a empresa.

Por exemplo, uma microempresa que fabrica estanho para solda pode pensar em atualizar seus canais de comunicação para tirar dúvidas dos seus clientes, dessa forma, ela pode realizar um atendimento por meio das redes sociais, evitando que o cliente ligue no estabelecimento toda hora.

Essa simples modernização na empresa já facilita a vida do cliente que fica mais feliz e satisfeito, além disso, isso beneficia a ela própria já que usando as redes sociais ela poderá atender vários clientes ao mesmo tempo ao invés de somente um, como é caso do atendimento por telefone.

Por isso, pensar na modernização do usuário é um fator importante para que o pequeno empreendedor tenha agilidade no seu serviço e também agrade o cliente.

Utilizar marketing digital

Marketing digital é uma série de medidas que uma empresa faz para promover seus produtos nas mídias sociais. Assim, é uma forma que a empresa encontra para se aproximar do público e melhorar a comunicação com eles.

Ao utilizar técnicas de marketing digital, uma empresa consegue definir métodos para aperfeiçoar seus serviços e atingir seu público-alvo.

Algumas das maneiras são: a determinação da persona, que são perfis não reais feitos para representar como são os consumidores daquela determinada marca, com isso é possível criar uma estratégia para atingir aquele público e, assim, ter mais sucesso e ainda economizar dinheiro e tempo.

Outro método é o funil de vendas, que são estágios que o consumidor passa até concluir a compra, esses estágios vão desde a identificação de um problema até o momento de decisão de compra.

Além dessas, há também outras técnicas que contribuem para que uma estratégia de marketing digital tenha sucesso.

Nesse sentido, o empreendedor que produz bombona 20 litros pode construir uma estratégia para que seu negócio eleve as vendas e atraia mais clientes. Ele pode conseguir tudo isso se definir a persona e utilizar os outros conceitos do marketing digital.

Modernização do design gráfico

Apesar de nem sempre ser lembrado, o design gráfico também é uma tecnologia que ajuda o microempreendedor no crescimento do seu negócio.

Um design gráfico moderno com uma identidade visual contribui para que os clientes reconheçam a marca da empresa.

A definição de um logotipo permite que tanto clientes como fornecedores identifique um determinado estabelecimento só olhando para esse símbolo, e isso é importante já que o logotipo está presente em toda a comunicação como nas redes sociais, cartões de visita, uniformes, entre outros.

Além do logotipo, é necessário que o empreendedor invista numa identidade visual pensando também em itens como: fonte, cores e site.

Um projeto gráfico transmite mais seriedade, ideias e valores por meio de imagens, isso gera credibilidade, profissionalismo e pode aumentar a competitividade de pequenas empresas e, consequentemente, crescer o número de vendas.

Assim, uma fabricante de morsa giratória para aumentar as suas vendas pode investir em um logotipo que ajude os compradores a reconhecer a empresa.

Dessa forma, esse microempreendedor aumenta a concorrência com outros estabelecimentos, podendo até competir com as grandes empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.