layout vendas
,

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Como um layout adequado pode aumentar as vendas?

Ampliar as vendas é uma tarefa fundamental no desenvolvimento de sua empresa. Quando entramos em uma loja virtual, o layout dela é fundamental para nos passar uma sensação de acolhimento, deslumbre e conforto.

Algumas empresas de engenharia civil em SP têm optado por utilizar plataformas online para vender seus serviços, e com um mercado cada vez mais competitivo, destacar-se é fundamental.

No mundo digital, não é muito diferente. O layout adequado de um e-commerce é a garantia de que seus clientes passarão mais tempo nas páginas da loja virtual, conhecendo e descobrindo novos produtos, bem como aumentando as chances de comprar algo.

Um layout intuitivo, simples e bonito é a receita de sucesso para aumentar suas vendas em um e-commerce. Muitas pessoas acabam desistindo de comprar por estarem em um site de difícil navegação ou com um layout que desagrade os olhos.

Antes de ler descrições de produtos e verificar todos os itens que você vende em seu site, um cliente encontrará uma página inicial da loja, que deve ser visualmente impactante.

É aqui que o interesse de cada cliente deve ser capturado, despertando a curiosidade acerca dos produtos ou serviços apresentados na página. Entretanto, cuidado ao criar elementos muito chamativos. O ideal é manter um equilíbrio.

Pense em esquemas de cores que destaquem elementos importantes de seu e-commerce, para destacar melhor elementos importantes como promoções e itens relevantes.

Anunciar descontos e eventos especiais de forma destacada permite a um maior grupo compreender as vantagens de comprar em seu e-commerce naquele momento, gerando um interesse maior de consumo em clientes que estejam navegando em sua página.

Uma empresa de concreto usinado leve pode ampliar suas vendas se o site for adequado para seu público-alvo, engajando-se através de uma série de ações fundamentais que se unem à facilidade de navegação e estilo da página.

É importante lembrar que o design de uma loja virtual deve estar o tempo inteiro aliado à sua funcionalidade. 

Isso porque não adianta criar uma página com layout arrojado e elegante, com um conteúdo visual realmente impressionante, e deixar questões como acesso de lado.

Facilitar a navegação, colocar informações precisas e relevantes sobre cada produto e criar uma linha inteligente de checkout para evitar desistências continuam sendo fundamentais, sendo o design um grande aliado de todos estes serviços.

Tudo isso acaba sendo parte integrante do conceito conhecido como UX, ou User Experience.

Atualmente, um dos principais métodos de abordagem para sites comerciais é criar um ambiente onde a experiência do usuário seja altamente satisfatória, permitindo que ele retorne mais vezes e se torne um cliente fidelizado da empresa.

Portanto uma página que ofereça serviços de AVCB corpo de bombeiros deve ser adequada para atingir o público necessário sem perder qualidade de produção.

Dentre os elementos mais buscados pelos clientes, podemos destacar:

  • Acessibilidade;
  • Adaptabilidade;
  • Usabilidade;
  • Inteligibilidade.

Em um termo mais simples, é muito possível comparar o design de uma loja virtual com o de uma loja física. Dificilmente um cliente permanecerá muito tempo ou fechará negócio em um ambiente bagunçado, sujo ou confuso.

O equivalente virtual de um bom design de interiores para comércio é justamente a clareza de informações, aliada à uma estética interessante e elementos que tornam o site mais agradável de navegar.

Como organizar seu layout?

Alguns elementos são fundamentais na hora de arrumar o layout de seu e-commerce. São itens que certamente, ao serem bem estruturados, conseguirão alavancar suas vendas e converter muito mais negócios.

1.Imagens

Um dos principais elementos de qualquer e-commerce é o apoio visual. As imagens substituem o ato de ver e tocar em um produto em uma loja física.

Um bom anúncio de limpeza de caixa d água preço na sua página inicial pode acabar atraindo muito mais clientes do que deixar o serviço escondido sob uma série de textos sem um atrativo especial.

Muitas vezes, clientes desistem de comprar virtualmente por não conseguir verificar o produto corretamente, por isso, para um melhor engajamento, certifique-se de colocar uma quantidade boa de imagens, mostrando os diferentes lados e detalhes de um produto.

Para gerar uma credibilidade maior a sua loja, garanta que todas as imagens são originais.

Quando uma pessoa está interessada em comprar algo em sua loja virtual, ela não quer ver imagens padronizadas da internet. Quer ver o produto como realmente é, considerando os diversos ângulos e cada nuance diferente do item em questão.

Muitos clientes gostam de observar os mínimos detalhes, e abandonam a ideia de comprar se, ao ampliar a imagem, ela perder a qualidade. Isso porque no zoom é possível perceber pequenas coisas que uma imagem menor não permitiria.

É preciso manter um equilíbrio entre o tamanho das imagens e a funcionalidade do site, entretanto. Isso porque um site pode apresentar lentidão se tiver imagens muito grandes e pesadas para carregar, o que pode ser um outro problema que afasta clientes.

Por isso, ao oferecer os serviços de pintura de fachadas não hesite em colocar diversas imagens de seus trabalhos anteriores, mas de uma forma que a página continue carregando rapidamente para evitar transtornos aos clientes.

2.Fontes

Antigamente, o uso de fontes variadas era muito comum, por se tratar de uma novidade na web. Entretanto, o excesso do uso de fontes pode acabar sendo prejudicial, tornando a visualização e navegação de seu site bem ruim.

É preciso evitar a todo custo a poluição visual em sites, principalmente aqueles que têm o objetivo de vender. As informações têm que aparecer de forma clara e concisa, de modo que não atrapalhe a leitura e o entendimento de seus clientes.

Para vender cabide para banheiro, pense em fontes limpas que deixem claro o conteúdo que está sendo apresentado.

Hoje em dia, existe uma série de fontes que podem deixar seu layout elegante sem perder a qualidade em ferramentas próprias de montagem de sites, sendo um excelente meio de facilitar a leitura em uma tela de computador sem prejudicar a beleza do site.

3.Navegação

Este aspecto é de crucial importância para o bom andamento de seu e-commerce. Um cliente interessado em comprar um item deseja uma página que seja de fácil navegação, entendimento e que ele não fique perdido durante a compra.

O layout adequado passa a sensação de conforto e segurança, mantendo uma interface amigável ao usuário e com informações rápidas e claras de conclusão da venda.

Tudo deve ser facilmente indicado, especialmente os botões e campos de preenchimento que levarão ao momento do checkout.

Uma pessoa buscando o serviço de locação de impressoras deve encontrar facilmente as informações que busca para conseguir efetuar a transação.

O cliente deve ter clareza de informações para compreender exatamente em que etapa da compra ele está, interagindo de forma intuitiva na página e evitando assim que um consumidor saia antes mesmo de efetuar uma compra.

4.Estoque

Uma das principais causas de descontentamento entre clientes de lojas virtuais é descobrir somente depois de boa parte da jornada de compra que o item que eles procuram não está mais disponível.

Alertar esgotamentos de estoque deve ser um ponto primordial, que deve ficar em destaque na página do produto. Assim, você garante mais transparência na conversão de clientes, conquistando um espaço melhor no mercado.

Lembre-se de destacar com um botão ou outro elemento do design a possibilidade de receber um aviso ou alerta quando o produto voltar aos estoques. Assim, você conseguirá alcançar uma relação de confiança maior com seus clientes.

Sua fabrica de etiquetas adesivas deve deixar bem claro qualquer alteração em seu estoque, para evitar a frustração de um cliente e com isso, o afastamento.

Melhores práticas para seu layout

Para conseguir aplicar essas e muitas outras vantagens competitivas em seu design, muitas vezes contar com ajuda profissional é fundamental.

É importante pensar, entretanto, que o custo de um bom profissional, muitas vezes, vale mais a pena do que economizar com alguém que oferecerá uma qualidade inferior no resultado final.

O layout de sua página é seu cartão de visitas, e deve ser tratado da melhor forma possível para alcançar resultados de vendas.

Além disso, empresas sérias de design oferecem opções que facilitarão sua vida ao longo do ano. Isso porque muitas opções de design de e-commerce são criadas de forma customizável, permitindo que você altere elementos sem dificuldade.

Para uma loja que deve se atentar aos calendários e eventos importantes para o comércio, como datas comemorativas, black Friday e outros dias especiais, é importante poder contar com uma ferramenta de fácil acesso que permite explorar cada elemento.

Escolher seu layout deve ser uma prática fundamental, uma vez que os elementos são importantes para compor sua identidade visual. As pessoas lembrarão de sua marca pelo design de sua página, portanto é importante que seja uma lembrança positiva.

Independentemente de suas escolhas finais, tenha sempre em mente que o segredo de um layout que converta mais vendas é unir a praticidade e funcionalidade com estilo e personalidade, garantindo um acesso muito mais agradável para seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.