CRM automação marketing

Escrito por Angela Mansim

avatar

CRM e automação de marketing, qual contratar para o ramo odontológico

Para que qualquer negócio dê certo, o primeiro passo é realizar um planejamento detalhado com todas as estratégias e objetivos a serem alcançados e ajustados para a realização do projeto.

É justamente neste momento de planejamento que o CRM e a automação de marketing devem ser colocadas em pauta, para a decisão de qual das duas será escolhida para gerenciar e otimizar o seu negócio.

Neste artigo falaremos sobre essas duas estratégias para te ajudar a decidir qual a melhor para o seu negócio, bem como entender que elas podem se complementar – de modo a atingir novos patamares.

Quais as diferenças entre CRM e Automação de Marketing?

Antes de reforçarmos qual a importância de ter todas essas ferramentas na sua empresa, é importante que você entenda qual o conceito das duas opções.

CRM

CRM, que significa Customer Relationship Management, se refere a gestão de relacionamento com os clientes (como seu nome indica).

Essa tática tem o objetivo de fortalecer os relacionamentos que existem entre a marca e o consumidor, para assim ter uma melhor gestão e engajamento com os Leads.

Essa ferramenta consegue organizar melhor os dados disponíveis do seus consumidores, podendo ter informações pessoais e o histórico de compras, os procedimentos realizados ou os canais de atendimento preferidos, tudo para otimizar o atendimento e a venda.

Dessa maneira, ao utilizar a ferramenta de marketing digital, você conseguirá atingir essa clientela de uma maneira muito mais objetiva, agora que você conhece o que eles consomem e por onde consomem.

A ferramenta de e-mail marketing, por exemplo, necessita diretamente dessas informações para que os seus funis e contatos sejam bem definidos, auxiliando no envio de conteúdos certos para cada tipo de cliente.

No ramo odontológico, por exemplo, o produto aparelho ortodôntico transparente pode favorecer os diversos tipos de clientes, cada um deles com problemas diferentes, mas a abordagem para cada perfil deve ser de uma forma.

Justamente por isso entender a sua clientela é importante para que você consiga atingir diversos tipos de pessoas com um único produto.

Com a centralização das informações sobre o seu consumidor, você terá uma facilidade muito maior das suas estratégias de marketing digital.

Dessa maneira, você conseguirá fortalecer não apenas as suas campanhas de Marketing digital mas também a sua presença nas rede sociais.

Automação de Marketing

Com as inovações oferecidas pela tecnologia, é extremamente importante que as empresas tenham facilidade para utilizar os recursos tecnológicos disponíveis, para que as estratégias sejam mais eficientes.

Ao escolher utilizar um software de automação de marketing em sua empresa, você consegue reduzir drasticamente a grade de funções dos seus funcionários, podendo aumentar a produtividade da sua equipe em atividades mais rentáveis.

Ou seja, automatizar os processos de Marketing Digital, significa usar as ferramentas digitais para a realização de atividades manuais, principalmente atualizações de fichas ou tarefas que necessitam de muito mais tempo.

Além disso, elas possibilitam metrificar de forma mais clara as ações realizadas, criando campanhas mais assertivas em seu nicho de negócio, seja um consultório de dentista ou uma loja online.

Isso porque, assim como o uso da ferramenta de CRM, você consegue realizar campanhas mais precisas para atingir o seu público.

Como quando diversos perfis diferentes procuram por clareamento consultório, com a campanha certa, consegue atrair a atenção desse público.

Com uso dessa ferramenta você conseguirá entender qual internauta, dentro do seu público pré-estabelecido, está procurando sobre este procedimento, o que ele deseja saber e como isso será feito, bem como se é o que você pode oferecer.

Também é importante estar sempre um passo à frente do seu internauta e entender suas possíveis dores.

Afinal, pode ocorrer de uma busca na verdade demandar um serviços diferente,como às vezes a procura por um clareamento dental tem como motivo um problema que só será solucionado com outro procedimento,como lente de contato dente.

Porque escolher uma dessas ferramentas?

Diante do mundo atual de informação constante, o Marketing Digital é uma das tarefas básicas para garantir que o seu consumidor tenha uma boa experiência com a sua marca.

Sem uso dessas estratégias, é muito provável que o seu cliente fique insatisfeito com suas ações e campanhas, causando um efeito contrário do que o que você almeja para o seu negócio.

Além disso, pode ser que as pessoas não o encontre frente aos concorrentes. Por isso, é preciso ser visto e facilmente encontrado nos mecanismos de busca, trazendo uma ótima experiência e conteúdos de qualidade.

Ao escolher uma dessas táticas, você estará mais próximo de seu público – que estará melhor segmentado e analisado. Assim, ficará muito mais fácil identificar os padrões de comportamento de cada um deles.

Com isso você será capaz de personalizar cada uma das suas ações, transmitindo uma experiência muito mais positiva para cada um deles com ações práticas e padronizadas.

Mais ainda, ficará mais fácil de realizar os seus conteúdos, sejam eles sobre uma prótese sobre implante dentário ou qualquer produto que você venha a oferecer.

Qual delas é a mais eficiente para o ramo odontológico?

Cabe dizer neste ponto que as duas ferramentas oferecem grandes avanços para o seu negócio e não necessariamente você precisa escolher entre uma ou outra para alcançar seus objetivos/sucesso.

Afinal, os resultados serão ainda mais otimizados se você utilizar ambas de maneira integrada.

O grande benefício de utilizar essas duas ferramentas é que você consegue um gerenciamento de Leads do início até o fim da jornada do seu cliente.

Ou seja, você consegue cativar o público, ter uma excelente nutrição pelo marketing e, até, uma excelente venda/prestação de serviço.

Contudo, se você não consegue trabalhar com as duas estratégias ao mesmo tempo, de início, avaliar todos os pontos positivos e negativos do seu negócio é crucial para que você consiga decidir – adequando às suas estratégias.

Por exemplo, o seu empreendimento demanda um caminho mais claro de compra, com enfoque na personalização do atendimento? Ou necessita fidelizar os clientes e atraí-los nos meios digitais? Ou ainda, demanda de uma otimização de ambos os fluxos, tornando-os mais ágeis e efetivos?

Cabe dizer ainda que para que funcionem de maneira eficiente, é importante usar as ferramentas adequadas, tanto de CRM quanto de automação de Marketing, ou ainda softwares personalizados.

Afinal, ao realizar uma busca no Google, você consegue encontrar inúmeras soluções. Por isso, as especificidades da sua empresa devem ser colocadas à frente ao realizar o planejamento e a implementação de ferramentas ao seu projeto.

Agora que você já sabe a diferença entre o CRM e a automação do marketing, ficará muito mais fácil decidir qual é a estratégia mais eficiente para o seu consultório odontológico, ou se é mais viável conciliar essas ações.

Não perca tempo, corra atrás das melhores ferramentas para alavancar os seus negócios.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da empresa Vue Odonto.