Em meio à crise no Brasil, mercado de soluções sob medida cresce no país
A crise econômica brasileira não afetou inteiramente os investimentos em soluções sob medida de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Mesmo com a previsão do Santander de recessão nacional de 3%, expectativa é de crescimento próximo a 7% para o setor no país. Pela primeira vez desde o ano passado, o setor não irá crescer mais de 10%, mas, se mantém maior que a média mundial cerca de 3%. Empresas nacionais sentem cada vez mais a necessidade do investimento do setor para a economia. Em Florianópolis, a InCuca Tecnologia, empresa especializada em soluções tecnológicas de comunicação e sistemas de informação sob medida, é exemplo da área no Estado.
Segundo dados apresentados pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), que identificou 12.660 empresas do setor, atualmente o Brasil é o país da América Latina que mais investiu em TI com cerca de US$ 60 bilhões em 2014, sendo o sétimo no ranking mundial. Segundo o diretor da InCuca Tecnologia, Lucas Adiers Stefanello, a internet é a melhor opção de investimento, por ter o preço mais acessível que as formas tradicionais. “Ações de marketing digital e ferramentas tecnológicas desenvolvidas para a web oportunizam, por um valor reduzido, o alcance a novos mercados e pessoas que antes não eram atingidas”, comenta. Na InCuca, a criação de website integrado a loja virtual ou blog otimizado para trabalhar marketing digital são as opções mais buscadas em soluções sob medida por empresas brasileiras atendidas pela empresa.
Ainda segundo o estudo, a movimentação de dinheiro em TICs representou 2,6% do PIB nacional em 2014 e 3% do total de investimentos em TI no mundo. Com cerca de 120 milhões de usuários na Internet, o país se torna um grande pólo de investimento mundial do setor. Desde 2013 no mercado, a InCuca está crescendo em demanda e número de funcionários, comprovando o bom momento da área no país. “Uma forma de amenizar os efeitos da crise econômica muitas empresas optam pelo investimento tecnológicos com soluções sob medida para explorarem novos mercados e clientes”, comenta Stefanello.