componentes wordpress

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Entenda o que são os componentes do WordPress

Uma das grandes vantagens em adotar a plataforma do WordPress é sua grande quantidade de componentes. Isso permite que mesmo pessoas, ainda sem nenhuma especialização na construção de sites, possam se aventurar pelas bibliotecas gratuitas.

Ao mesmo tempo em que há essa liberdade, o uso de componentes programados pela comunidade do WordPress pode ser também uma limitação. Até que ponto pode-se utilizar componentes prontos? Quais são as vantagens em adotar esses elementos para um website?

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre essas questões. Saiba, também, quais as vantagens em implementar componentes prontos e o que é necessário para seu website. Acompanhe a seguir!

O que são os componentes em um website?

Os componentes, em um website, são elementos customizados pré-programados. Com eles, é possível implementar funções e tarefas no site de forma personalizada. No WordPress, temos exemplos de componentes na forma de plugins, widgets e temas.

Plugins permitem que seu site possa desempenhar diferentes atividades. Alguns plugins são voltados para o uso interno. No entanto, existem plugins que agregam informações e funções ao site, como formulários de cadastro, por exemplo.

Widgets realizam tarefas específicas no site. Botões, menus, ícones, barra de rolagem e outros pequenos elementos são componentes que se enquadram como widgets. A partir deles, é possível personalizar a interação do usuário com o seu website.

Um tema, em WordPress, é uma coleção de arquivos que, juntos, geram uma interface gráfica. Esses arquivos são conhecidos como template files, ou arquivos de modelo. Dentro de um tema, é possível encontrar componentes prontos para serem usados. Blocos de texto, espaços para imagem, ícones e demais elementos prontos são considerados exemplos.

Qual é a vantagem de usar um tema com componentes prontos?

Ao utilizar um tema WordPress, o usuário tem uma grande variedade de opções que podem ser personalizadas.

A grande vantagem em utilizar componentes prontos de um tema WordPress é a sua acessibilidade. É possível editar elementos como cores, fontes e estilo diretamente em um painel de administração. Ou seja, não é preciso entender sobre códigos, bastando arrastar blocos e criar seções de acordo com a necessidade.

Um tema com componentes prontos também permite total compatibilidade em relação aos dispositivos em que o website será exibido. Além disso, ele oferece suporte a plugins e plataformas já utilizadas no WordPress.

O papel de empresas especializadas na construção de seu website

Os componentes do WordPress oferecem grande liberdade de personalização e existem temas com bibliotecas completas. Apesar disso, o projeto de um site do zero ainda necessita de um cuidado especializado.

A facilidade em soluções pré-programadas não exclui a necessidade da base do projeto de um website. A vantagem que esses itens trazem, no entanto, é permitir que pequenas alterações e implementações possam ser realizadas dinamicamente. Cabe à empresa contratar uma parceira especializada que crie o conceito principal do site.

Com um conceito inicial baseado em WordPress, é possível permitir que todos os outros elementos sejam editáveis. O uso de componentes permite, por exemplo, que uma loja virtual possa ajustar seu layout e incluir novos produtos. Manter um bom equilíbrio entre um layout e uma estrutura sólida com elementos editáveis é a solução ideal.

Como seu site utiliza componentes? Existem funções que seu website precisaria implementar e sua empresa não sabe como? Compartilhe sua experiência nos comentários ou entre em contato com a gente. Até a próxima!

website
sob medida

Consulte um especialista

Digite seus dados

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.