Escrito por Assessoria InCuca

avatar

Entusiastas e desenvolvedores realizam Primeiro Meetup WordPress de Florianópolis

Para os entusiastas de tecnologia da informação de Florianópolis uma boa novidade surgiu no centro da cidade. O primeiro Meetup WordPress Floripa aconteceu no sábado (23/01) na sede da InCuca, com um total de 12 participantes, em sua maioria desenvolvedores web. O evento contou com cinco keynotes abordando diferentes aspectos e boas práticas em WordPress (WP).

Marlon Derosa, um dos organizadores do Meetup, foi o responsável por abrir o evento com o keynote ‘Dicas e elementos de SEO Técnico’. No início foram apresentados conceitos sobre o assunto, como palavras-chave e melhor estratégias de mídias sociais, seguido de aspectos de SEO Técnico. Para tanto, Marlon começou falando sobre URLs, destacando a necessidade de deixá-los mais amigáveis e curtos. Logo depois abordou texto alternativo, onde ressaltou que o usuário deve ser específico na descrição que da à imagem para melhor SEO e acessibilidade para deficientes visuais. Posteriormente falou sobre responsividade, destacando elementos obrigatórios como tamanho de fonte e distância entre botões e finalizou o keynote falando sobre performance e redirection 404, 301 e 302 e seus objetivos.

Em seguida, Hyann Carlos, desenvolvedor web, falou sobre boas práticas de desenvolvimento com WordPress. Durante sua apresentação foram discutidos cuidados a se tomar com o uso de imagens e temas instalados, a importância da utilização de um tema filho, atualizações e a otimizações do site através de WP-Optimize e Plugins, usando do WP Super Cache, tópico esse que foi abordado mais profundamente na sequência por Samuel Adiers Stefanello, gerente de desenvolvimento na InCuca.

Para a explicação de como o dispositivo funciona, Samuel usou de uma Live Demonstration, onde explicou de forma teatral e bem humorada o uso de um cache em sites com WordPress. Em seguida, argumentou sobre o uso do cache por deixar o site mais rápido, com menos load no servidor e oferecer melhor experiência para o usuário.

Mas, com tantos termos técnicos e conhecidos apenas para os entusiastas de tecnologia, o Meetup teve seu momento de contraste com a apresentação de João Paulo Battisti (JP), designer gráfico encarregado de falar sobre a parte literalmente mais bonita da web: as cores. Durante seu keynote, JP destacou a importância e significado das cores, discorrendo sobre suas influências no tempo de usabilidade e momento de decisão do visitante de um site e a importância de seus contrastes, principalmente em cores análogas para reforçar ideias e complementares para maior diferença. Por fim, o designer relatou a diferença do desempenho das cores na web, na impressão e sobre como é impossível agradar a todos gostos.

Para o fechamento do evento, o último keynote ficou encarregado de abordar um assunto mais tecnológico, mas mesmo assim novidade para muitos desenvolvedores: o promissor REST API. A grande aposta do WordPress para sua nova versão 4.5, REST API é o nome de aplicações web geradas por conexões HTTP, criado para gerar maior interação do WP com outros sites ou aplicações. O responsável pelo keynote, Lucas Adiers Stefanello, empreendedor e desenvolvedor WP, explicou sobre a nova possibilidade de desenvolvedores de outras linguagens poderem criar plugins, aplicativos, temas e integrações usando WordPress. Dentre as vantagens do REST API destacou agilidade, centralização do gerenciamento de conteúdo, backend independente do fronte e utilização de endpoints. Posteriormente, esclareceu que essas aplicações não são novidades no mundo dos plugins e ressaltou a simplicidade de instalação e uso, gerenciamento de conteúdo e mídia completo e a capacidade de poder ser instalado nos mais básicos servidores compartilhados como algumas das razões do porquê de escolher o WordpPress para a criação de um site. Por fim, recomendou o uso do Plugin REST API v2, explicando em seguida como utilizá-lo.

Após o término dos keynotes, as discussões sobre os assuntos abordados foram levantadas entre os desenvolvedores como troca de experiências, gerando feedbacks para os palestrantes. Durante o coffee break foi decidido que o próximo Meetup será realizado dia 24 de fevereiro às 19h, na sede da InCuca, com a possibilidade de troca de local. Informações no site http://meetup.com.

Confira algumas imagens do evento