/ Evolução, Soluções Web

Estratégias promocionais para aplicar no seu negócio e vender mais

O mundo dos negócios, em qualquer área de atuação, é bastante competitivo. Por isso, investir em estratégias promocionais (claro, de maneira bem planejada) é uma ação importante para conseguir se destacar e vender mais.

Agora, como fazer isso? Quais são as melhores estratégias promocionais para investir? É sobre isso que iremos abordar no artigo de hoje! Portanto, continue acompanhando a leitura para saber como aplicar essas estratégias em prol do seu negócio. Mas antes…

O que são estratégias promocionais?

De maneira simples e objetiva, as estratégias promocionais são um conjunto de ações realizadas por empresas para ganhar mais visibilidade e atrair/fidelizar clientes, por meio de preços e condições mais atrativas.

E isso, quando bem planejado e estruturado, gera ótimos resultados para as organizações, afinal, essas estratégias influenciam e incentivam os consumidores a comprar mais.

Além disso, qual consumidor que não gosta de uma promoção ou de um desconto?

Portanto, sabendo aproveitar as estratégias promocionais, a sua empresa pode: 

  • Vender mais;
  • Atrair e fidelizar clientes;
  • Gerar engajamento;
  • Ter mais visibilidade;
  • E se destacar da concorrência.

O que não é nada mal, não é verdade? 

Agora confira a seguir as principais estratégias promocionais que você pode investir:

Principais estratégias promocionais para investir

1. Ofertas/descontos

Essa primeira estratégia já é bastante conhecida, tanto pelo público quanto pelas organizações, porém não podemos deixar de mencioná-la aqui.

Isso porque, disponibilizar ofertas/descontos (claro, verdadeiros) para os clientes, é algo que os atrai e faz com que comprem mais da sua marca.

Às vezes, a sua empresa e a dos concorrentes oferecem praticamente o mesmo produto/serviço, com as mesmas características, mas se houver uma oferta ou um desconto na sua organização, enquanto na concorrência não, é mais provável que você consiga fechar mais negócios.

Apenas tome cuidado com a sua margem de lucro. Avalie e planeje tudo muito bem para não comprometê-la.

Estratégias Promocionais Para Aplicar no Seu Negócio e Vender Mais

2. Brindes

Além de descontos, todo mundo gosta de ganhar um “algo a mais” quando compra um produto ou contrata um serviço, não é verdade?

Portanto, outra estratégia promocional que você pode investir são os brindes personalizados.

Isso porque, você pode customizá-los de acordo com a sua empresa e público-alvo – o que torna o presente ainda mais útil e especial. Além disso, atualmente, você tem à disposição uma grande variedade de brindes para escolher. 

Então você pode, por exemplo, investir em copos personalizados, em canetas, em chaveiros, em squeezes, em bonés, em camisetas, em calendários, em mochilas e muito mais!

Pense em como um mimo gratuito pode gerar valor e conquistar mais clientes.

3. Cupons

Se tem uma coisa que cresceu e muito nos últimos anos são os cupons de desconto, afinal, basta colocar algum código na hora de finalizar uma compra e “magicamente”, 5%, 10%, 15% de desconto (ou mais) é aplicado em seu carrinho.

4. Promoções relâmpago

Criar promoções relâmpago e com gatilhos de escassez como “essa promoção irá durar somente uma hora” ou “só hoje! Produto X com 30% de desconto”, são ótimas maneiras de atrair clientes e gerar mais vendas.

Isso porque, essas promoções e esses gatilhos fazem com que muitos consumidores comprem o quanto antes, sem pensar muito, afinal, se não fizerem isso logo, vão perder uma super promoção.

Além do mais, se a sua empresa tem esse costume de fazer promoções relâmpago ou promoções surpresa, a tendência é que muitos consumidores fiquem sempre “ligados” e alertas em seu site, em sua loja, em suas redes sociais, etc.

5. Valores e condições especiais em datas sazonais

Ao longo do ano, sempre há datas especiais que as pessoas comemoram, tem as mais tradicionais como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal, e também tem aquelas mais específicas, de nicho, como o Dia do Músico, o Dia do Livro, Dia do Orgulho Nerd, entre outras, fora o aniversário da sua empresa e de seus clientes.

Portanto, aproveite essas datas sazonais (claro, desde que tenham relação com seu público-alvo) para oferecer valores e condições especiais aos clientes.

Afinal, esta também é uma ótima forma de conseguir impulsionar suas vendas!

Dicas bônus:

  • Faça sorteios;
  • Promova concursos;
  • Ofereça amostras grátis;
  • Promova atividades interativas;
  • E crie um cartão fidelidade para oferecer benefícios, descontos e prêmios.

Ah! E uma dica super importante: quaisquer que sejam suas estratégias promocionais, sempre deixe tudo bem claro e de maneira transparente. Nada de tentar enganar os clientes ou de deixar as informações nas “entrelinhas”, ok?

Se fizer isso e algum cliente notar, as chances das estratégias gerarem problemas são grandes.

Texto escrito por Bruno Guerra.

Receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdos relevantes gratuitamente

Lucas Adiers Stefanello

Escrito por

Lucas Adiers Stefanello

Diretor da InCuca, especialista em tecnologia para negócios: AI, data science e big data. Coordenador da comunidade WordPress Floripa.

WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp