Escrito por Marketing InCuca

avatar

Florianópolis recebe seu segundo Meetup WordPress

A Capital catarinense recebeu nesta última quarta-feira (24/02) a segunda edição do Meetup WordPress Floripa, encontro que reúne desenvolvedores Web para troca de informações e experiências. Realizada na sede da InCuca, empresa de TICs, no centro da cidade, o evento contou com 18 participantes.

 

A palestra de abertura do 2º Meetup foi realizada por Marlon Derosa, Business Developer. O desenvolvedor destacou conceitos da criação de um Meetup, como os objetivos (aprendizado e networking), formato (Dojo e Workshop) e principais temas (Plugin, WordPress, HTML 5, Design). Marlon também contou sobre a sua experiência internacional em Meetups, e explicou sobre as características e o crescimento da realização desse tipo de encontro pelo mundo.

 

Em seguida, Vitor Bem, Desenvolvedor Web, abordou os erros e tendências nos aspectos tecnológicos do WordPress. Ele iniciou a apresentação relembrando as frases frequentes dos clientes que são ouvidas pelos desenvolvedores, como “Quero um slider que vislumbre o usuário ao entrar no site” ou “Quero algo que faça muito uso de mídia […] meu site demora muito para abrir”. Vitor comentou as soluções para os cases de cliente e a necessidade de explicar as capacidades do que se pode ou não fazer em um website ao propor comparações pontuais das vantagens e desvantagens de cada elemento de ferramentas, como Jumbotron e Slider, Multipager e Onepager, Flat e Realista.

 

Por sua vez, João Paulo (JP), Designer Web, expôs as questões visuais da plataforma WordPress, destacando a importância das cores e seus significados e o seu uso de acordo com o objetivo visual da ferramenta web, seja um site ou até aplicativo. Segundo o designer, o uso do contraste das cores tem como objetivo a hierarquização das informações e a facilitação da interação.

 

O assunto que os entusiastas do WordPress conhecem melhor são os temas na plataforma e Willian Ramos, Desenvolvedor Web, definiu as vantagens dos temas, como layout pré-definido, integração com plugins, configurações avançadas, interface administrativa amigável e destacou a necessidade do cliente como condutor da forma que se aproveita tais vantagens, variando de acordo com as características de cada um.

 

O último palestrante foi Samuel Adiers Stefanello, Gerente de Produção, que falou sobre um assunto conhecido não só por Desenvolvedores Web, mas também por qualquer usuário comum da Internet: segurança. Segundo Samuel, em 2014, 73% dos 40 mil sites WordPress mais populares estavam vulneráveis a ataques, o que demonstra a insegurança por boa parte dos sites do mundo, ao se considerar que atualmente a cada 4 sites no planeta, um é feito com WordPress. O desenvolvedor também destacou a importância de manter a plataforma atualizada, pois justamente uma ferramente desatualizada é uma das formas mais comuns de acesso para os invasores cibernéticos. Para exemplificar, Samuel fez uma demonstração do caminho feito por esses agressores online, onde expôs a vulnerabilidade de alguns sites, apontando as falhas a serem corrigidas.

 

Para finalizar o evento houve uma rápida reunião de feedback com sugestões para o próximo encontro. Apesar de não haver local definido, há a possibilidade do próximo encontro ser feito em um Pub, daqui a 45 dias. A ideia para sua próxima edição é tornar a reunião ainda mais dinâmica e interativa. Mais informações na comunidade do Meetup http://www.meetup.com/pt-BR/Meetup-Wordpress-Floripa/, que já conta com mais de 80 participantes, ou no Facebook do grupo https://www.facebook.com/meetupWordpressFlorianopolis.