Governo cria câmara para alavancar IoT
Internet das coisas (IoT) entrou no radar do Estado. O governo abriu os olhos e tenta alavancar o conceito no Brasil. Na quinta-feira (09/10) o Ministério das Comunicações publicou uma portaria para estimular comunicação máquina a máquina. Expectativa é ter 23 milhões de equipamentos M2M no país em 2016.
Uma câmara setorial específica para Gestão e Acompanhamento do Desenvolvimento de Sistemas de Comunicação Máquina a Máquina foi inaugurada com o objetivo de desenvolver uma política que alinhe produtividade, privacidade e padrões abertos como princípios norteadores.
Fazem parte dessa iniciativa representantes do governo – Minicom, MCTI e MDIC –, da Anatel, instituições de pesquisa e iniciativa privada.
Qualcomm, Intel, Freescale, Broadcom, Ceitec, ARM, Microsoft, Oracle, Telefônica/Vico, Tim, Claro/Embratel, Samsung, Apple, Google, V2COM, GSMA e CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) foram algumas das empresas que participaram da primeira reunião.
A Anatel estima que existam cerca de 150 milhões de equipamentos de comunicação entre máquinas operando atualmente no Brasil. Grande parte delas atua em atividades como comando remoto e controle de energia em ambiente industrial.
Por: COMPUTERWORLD