indústria de software

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Impactos da inovação na Indústria de Software

A Indústria de Software dos próximos anos não será a mesma que conhecemos hoje

A transição do Século XX para o Século XXI foi marcada pela consolidação de um fenômeno importante: a evolução da Sociedade Industrial para a Sociedade da Informação, que emerge e, ao mesmo tempo, se baseia em uma Nova Economia chamada de Economia do Conhecimento, onde se destaca uma Nova Indústria: a Indústria de Software.

Na Indústria de Software funciona como protagonista de um conjunto de mudanças tecnológicas inovadoras, o software, um bem econômico que impacta tanto diretamente na indústria como indiretamente no restante dos outros setores como um importante propulsor de desenvolvimento econômico e social.

Software na InCuca

No campo dos serviços da Indústria de Software é razoável considerar dois segmentos: a prestação direta e especializada dos serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas, e a implantação de sistemas previamente elaborados que demandam esforço significativo de adequação aos processos organizacionais. Hoje as empresas mantém o mesmo programa ao desenvolver um sistema inicial de software e, ao longo do tempo, adicionam ao modelo novas funcionalidades que acabam criando excesso de adições, prejudicando o próprio sistema.

O modelo SaaS (Software as Service) abre um novo cenário na Indústria de Software. O fornecedor, por ter o software operando em seus servidores e não mais no servidor do cliente, tem a oportunidade de implementar mecanismos de rastreio das funcionalidades de forma individual. O conjunto de ondas tecnológicas que já estão transformando os setores como big data, plataformas sociais, mobilidade e cloud podem ajudar a resolver problemas de suporte por si mesmo, devendo também, aprimorar as interfaces para o adequado encaixamento no modelo de apps intuitivos e de fácil uso.

A Indústria de Software dos próximos anos não será a mesma que conhecemos hoje. Se o software passar a ser um conjunto de funcionalidades, muda o processo de desenvolvimento de produto padronizado para desenvolvimento consultivo, onde é mais importante entender as necessidades e demandas do cliente e do seu negócio, do que a própria tecnologia que está no software. Desta forma, o processo do serviço será individualizado, particularizado e preparado para o cliente entender e falar melhor a esta nova linguagem.

A nova linguagem da Sociedade da Informação emerge e se baseia na Economia do Conhecimento, onde se destaca a Indústria de Software em constante evolução pelo conjunto de novas ondas tecnológicas. Como está a sua empresa para fazer frente a essa transformação? A resposta está na InCuca Tecnologia, uma empresa especializada em sistemas sob medida. Entre em contato. Nossos especialistas engajados e atentos as mudanças tecnológicas inovadoras, querem lhe ouvir, entender suas necessidades e apresentar um orçamento adequado para suas demandas.

Lucas Adiers Stefanello
InCuca Tecnologia