InCuca lança ação para promover a saúde e o bem-estar de seus colaboradores
A InCuca, empresa de soluções tecnológicas especializada em sistemas de informação e comunicação - TICs sob medida, além do habitual plano de saúde também oferta aos seus colaboradores um plano na academia que apresenta um novo conceito de serviços na Capital, a BetterYou, empresa vizinha da InCuca há 3 meses. Segundo a diretora operacional do empreendimento, Suzana Dallanhol, a InCuca é a primeira empresa a adotar o modelo de convênio corporativo.
A razão deste investimento da InCuca vem de encontro aos valores da empresa de incentivar a prática diária do treino de exercícios físicos como um método mais eficaz para promover o bem-estar dos seus colaboradores comparado à oferta de um plano de saúde, que naturalmente tem uma periodicidade menor de uso.
"Eu nunca precisei usar o plano de saúde, já a academia eu frequento todos os dias e, assim, trabalho a prevenção de problemas de saúde em vez de usar o plano para solucionar doenças", conta Willian Ramos, desenvolvedor web na InCuca.
Treinamento diversificado
Durante a prática de exercícios na academia, os colaboradores InCuca dispõem de diversos tipos de treinamento. Um dos mais modernos é o Buns, atividade que consiste em exercícios focados na região da coxa e glúteo, protegendo articulações do joelho e quadril e prevenindo dores crônicas, lesões e quedas. De objetivo similar, há também o Flexability, exercício praticado em equipamentos ergonômicos, desenvolvidos para a reabilitação de lesões posturais e prevenção de dores crônicas.
Além desses, há atividades com outras finalidades, como o treinamento funcional e a bike. O primeiro se baseia em um treinamento focado para a capacitação física, explorando coordenação motora, potência muscular, equilíbrio, agilidade e força, aumentando a resistência cardíaca e neuromuscular. Já o segundo, consiste em práticas aeróbicas numa bicicleta estacionário, com controle para simular subidas e descidas, promovendo alto gasto calórico, redução de gordura, melhora cardiovascular e resistência de membros inferiores.
Chão aquecido e água filtrada
Junto com a diversidade de treinamentos, a academia também oferece o chão aquecido, tecnologia inovadora no Brasil, que permite uma respiração saudável ao preservar a umidade do ar. A principal função do calor, que fica em torno de 34 graus, é relaxar o corpo e evitar qualquer tipo de lesão enquanto se trabalha todos os movimentos musculares.
Mas a tecnologia não se restringe só ao momento de realização dos exercícios. Para o pós-treino, o colaboradores InCuca usam da infraestrutura para banho, que conta com uma novidade: a filtração. Com a inovação, toda a água da academia é filtrada, proporcionando um maior conforto e bem-estar.
Cuidados com a alimentação saudável
Apesar de toda a prática de exercícios, é necessário para um resultado eficiente ter hábitos saudáveis adequados com os objetivos, preferencialmente, de acordo com a orientação de um profissional. Segundo Diego Hernandez, instrutor físico da BetterYou, “70% do seu resultado é a alimentação e apenas os outros 30% são o treino”.
Para antes do treino, a recomendação é o consumo dos chamados “bons carboidratos”, como arroz integral, pão integral e macarrão de arroz para obter energia. Tanto para aquele que quer ganhar músculos, pois necessita dessa energia para a prática esportiva, quanto por parte daqueles que querem emagrecer, uma vez que a falta desses pode causar desmaios e mal-estar.
E sabe aquela dor após o treino? Ela se dá por ser uma inflamação muscular que causamos com a exigência que fazemos do nosso corpo durante a atividade. Por isso, a recomendação para o pós treino é de ingestão de proteínas, pois elas funcionam como reconstrutoras musculares e auxiliam na recuperação.
Alinhada com esse hábito, a InCuca incentiva seus colaboradores a ter hábitos saudáveis. Frequentemente são disponibilizadas pela empresa frutas além de água e café para os colaboradores. Além disso, há compartimentos para que todos possam deixar suas refeições armazenadas, evitando assim o consumo de alimentos rápidos na rua e proporcionando a programação da alimentação no dia-a-dia.