Escrito por Assessoria InCuca

avatar

InCuca otimiza técnica de seus desenvolvedores sobre GIT

A InCuca, empresa de soluções tecnológicas especializada em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida, realizou no último sábado (16/04) um Dojo sobre GIT, sistema de gestor de diretórios. Samuel Adiers Stefanello, diretor de produção da InCuca, comandou a ideia da atividade com os desenvolvedores da InCuca para que trocassem informações sobre o repositório de código em alguns casos reais e experiências avançadas.

Samuel iniciou o Dojo explicando o que é o GIT, que de acordo com as diferentes definições existentes para linguagem, é um sistema de controle de versão distribuído e um sistema de gerenciamento de código fonte com ênfase em velocidade.

Essa linguagem pode ser usada pelos desenvolvedores da InCuca para arquivar projetos em servidores remotos durante seu desenvolvimento, criando assim um lugar a mais de armazenamento, onde o colaborador pode atualizar o projeto entre os diversos membros da equipe simultaneamente. Dessa forma, o desenvolvedor da InCuca garante a máxima segurança dos projetos de seus clientes e dinamiza o processo entre a equipe.

Além dessa funcionalidade, Samuel destacou que com o sistema, também é possível os membros da InCuca trabalharem melhor em conjunto em um grande projeto idealizado pelo cliente. A partir dessa linguagem, cada um pode desenvolver uma parte do projeto e ao final juntar todo o trabalho realizado individualmente em um único, otimizando a eficiência da serviço da empresa.

Após a parte teórica, os desenvolvedores começaram a explorar o sistema do GIT. A partir de um tutorial selecionado por Samuel, os desenvolvedores da empresa criaram contas e simularam situações de uso da linguagem. Entre novatos e experientes no sistema, os colaboradores trocaram experiências sobre a linguagem e definiram as estratégias de uso do GIT para o dia-a-dia na InCuca.

O Dojo, junto com os demais treinamentos e oficinas, faz parte da política interna da empresa de troca de conhecimentos e experiências para melhoria continua dos serviços InCuca. Antes desse, a empresa realizou um Dojo sobre Angular, que é um framework para o desenvolvimento de aplicações web.