Escrito por Marketing InCuca

avatar

InCuca recebe especialista em segurança na Internet

A InCuca recebeu o especialista em segurança Web e co-fundador da Insight Solution Team, Amilton Justino, na terça-feira (2) para realizar um treinamento sobre segurança na Web para seus desenvolvedores. O evento faz parte de uma série de treinamentos que a empresa está realizando para seus colaboradores.

O especialista Amilton apresentou dados alertando sobre os perigos dos ataques cibernéticos, dizendo que 46,2% dos ataques a empresas de grande porte tem como alvo as informações sigilosas, e 96,4% das empresas para se protegerem desses assédios possuem só antivírus. Ele destacou que no Brasil não é obrigatório reportar incidentes, portanto tais números podem ser piores na realidade nacional. Os dados são do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

CIA, Agência Central de Inteligência, certo? Não. Amilton explicou o outro significado menos conhecido da sigla: Confidentiality (Confidencialidade), Integrity (Integridade) e Availability ( Disponibilidade). As três palavras são os pilares da segurança que consiste em um processo contínuo de treino e vigilância, pois o que protege hoje talvez não funcione mais em um futuro próximo.

Amilton ainda destacou que as falhas mais exploradas pelos agressores online na quebra da segurança são as humanas. O famoso pensamento de que “comigo isso nunca vai acontecer”, o compartilhamento de credenciais com várias pessoas, supondo que pensou em tudo e usar qualquer Wifi foram alguns dos principais exemplos de erros humanos apontados pelo especialista.

Ao final da apresentação, Amilton alertou os desenvolvedores sobre quais os fatores que motivam os invasores cibernéticos. Ele citou a fama (anonymous), hackitivismo (wikileaks) e o ataque de nação para nação (pesquisas) como as principais razões das investidas dos invasores e os desenvolvedores como equipe devem tomar os cuidados necessários em todas as fases do processo de segurança.

segurança