Iniciativa da InCuca promove leitura e troca de experiências entre colaboradores da empresa
A InCuca, empresa de soluções tecnológicas e especialista em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para empresas, pessoas e projetos, promoveu um novo encontro do Clube do Livro na última sexta-feira (14/05). A ideia da atividade é incentivar a troca de experiências e aprendizados através de conversas sobre a leitura de livros sobre os mais variados assuntos e gêneros.
Segundo o CEO da InCuca, Lucas Adiers Stefanello, a atividade promove o compartilhamento de experiências e o exercício offline de reflexões sobre temas por vezes polêmicos ou intelectuais. “A evolução cultural proporcionada pelos livros é notadamente um diferencial das pessoas que cultuam este hábito. Na InCuca buscamos incentivar estes hábitos, melhorando não só a qualidade de vida dos colaboradores, mas principalmente o aspecto intelectual”, comenta Stefanello.
O encontro que reuniu 10 membros da InCuca iniciou com a fala de João Paulo (JP), designer da empresa. O colaborador falou sobre dois livros: “Crônicas de Gelo e Fogo”, de George Martin e “Eu, Robô”, de Isaac Asimov . No primeiro JP destacou a profundidade psicológica dos personagens, tema também de sua análise do livro seguinte, o qual ele ressaltou o confronto entre a mente humana e a do robô.
Em seguida, Vitor Bem da Silva, desenvolvedor InCuca, falou sobre “Crônicas de Um amor Louco”, de Bukowski. Na avaliação do colaborador, é prazeroso ler o livro em função do tom divertido e ao mesmo tempo reflexivo da obra.
Colega de Vitor na produção, Willian Ramos, desenvolvedor da empresa, ressaltou um livro de teor diferente. “Oportunidades disfarçadas”, de Carlos Domingos, foi destacado pelo colaborador da empresa como um livro ideal para ser lido por todos que pretendem enxergar os problemas como oportunidades.
Porém, pensando justamente numa leitura para os que querem fugir dos problemas do cotidiano, Fernanda Assato, designer InCuca, apresentou os HQ’s da Turma da Mônica. Com tom nostálgico, a colaboradora discorreu sobre a agradável leitura que a antiga turma de personagens traz nas versões atuais.
Ainda no tema de livros que ajudem diretamente na vida do leitor, Laís Daltoé, assistente administrativa da InCuca, falou sobre o livro “A Árvore do Dinheiro”, de Jurandir Sell Macedo Jr. Nele, segundo Laís, o autor apresenta uma perspectiva mais concreta sobre o conceito “dinheiro não traz felicidade”, fonte de boas reflexões sobre a sabedoria comum.
Em seguida, Francisco Duarte, estagiário na InCuca, apresentou o livro “Extraordinário”, de R.J. Palácio. Francisco ressaltou o teor reflexivo do livro, ao apresentar uma história sobre o drama de um menino com deformidades no rosto e que é julgado pela aparência.
Já trazendo para o âmbito real, Thiago Verney, desenvolvedor da empresa, apresentou “Zerozerozero”, de Roberto Saviano. Segundo Thiago, a leitura do livro, que trata sobre o comércio de cocaína, é chocante por trazer uma realidade não conhecida pela maioria das pessoas e recomendou para quem tem curiosidade por assuntos difíceis.
Por último, Marcelo Ecker, desenvolvedor InCuca, expôs o livro “Benjamin” de Chico Buarque. Nele, Marcelo discutiu sobre a leitura agradável e o teor de suspense com que a história é construída, recomendando a livro por seu final chocante.
Ao final do encontro, em meio ao lanche coletivo, os membros da InCuca avaliaram a atividade, julgada como positiva. A previsão é que haja uma nova reunião do Clube do Livro em 3 meses.