Página inicial | Projeto digital | Jornada do Cliente: Entenda as estratégias que o Marketing de Conteúdo vem utilizando para melhorar sua Performance Digital e aumentar seus lucros

Jornada do Cliente: Entenda as estratégias que o Marketing de Conteúdo vem utilizando para melhorar sua Performance Digital e aumentar seus lucros

Com as diversas mudanças comportamentais dos consumidores no passar dos anos, o Marketing Digital chegou para estudar e implementar conceitos humanizados às estratégias empresariais, através da Jornada do Cliente visando dar mais conhecimento e valor ao público, aumentando as vendas e o lucro das empresas. 

Agora é o momento de você, empreendedor, entender de vez e melhorar suas estratégias de Marketing de Conteúdo para melhorar suas vendas e seu relacionamento com seu público.

 

Você já ouviu falar sobre a Jornada do Cliente? 

A Jornada do Cliente é o caminho que os clientes percorrem desde o primeiro contato com o produto ou serviço, até o pós-vendas. A experiência que ele tem ao acessar o seu site também vai contar pontos para a sua empresa.

Entender este tópico é importantíssimo para qualquer porte de negócio, pois assim é possível através do mapeamento da jornada de compra do consumidor, gerar oportunidades de vendas, evitar perdas de clientes para o concorrente e finalmente entender o que leva o comprador à decisão final de consumo.

Sabemos que parece complicado, mas não se preocupe, até o fim deste artigo, certificamos que você entenda todas as etapas deste processo. 

 

A importância de educar o público para a sua marca

Utilize as redes sociais ao seu favor. 

Bombardear seus seguidores com ofertas e slogans não é recomendado, já que o seu público não tem o conhecimento prévio sobre as especificações de seu produto e o porquê daquilo ser útil para ele. 

Primeiro, é necessário explicar a importância da sua mercadoria para a compreensão do cliente. 

Assuma uma postura educativa, produza e compartilhe diversos conteúdos explicativos sobre sua marca. Desse modo, ficará evidenciado que o seu produto é a solução para o problema que o comprador procura resolver.

 

Etapas da Jornada do Cliente e como mapeá-las

O processo de compra possui quatro etapas essenciais: 

 

Aprendizado e Descoberta

A empresa deve ajudar o consumidor a descobrir o problema a ser resolvido.

Por exemplo, por meio da Internet, o cliente pesquisa uma palavra-chave esperando encontrar a solução ou explicações sobre sua dúvida.

Nesta etapa é onde devemos atuar com os conteúdos educativos. Ainda não é hora de falar sobre a empresa. Foque em tentar solucionar o problema do comprador.

 

Consideração da Solução

Aqui, seu potencial cliente já entende o problema e busca a solução. O ideal é dar a ele conteúdos específicos visando sua resolução.

Um bom exemplo são os e-Books, onde é possível se aprofundar ainda mais em detalhes e explicações, mostrar que sua empresa está ali para solucionar este empecilho.

Não foque em citar seu serviço! Ainda não é o momento.

 

Decisão de Compra

Os clientes podem já saber o que precisam e analisam as melhores soluções disponíveis, através de recomendações.

Neste momento, é hora de comprovar o porquê escolher o seu produto é a melhor decisão que ele deve tomar. Coloque as demonstrações em destaque, testes grátis, cases de sucesso, entre outros. 

Esta é a melhor fase para focar em citar seus serviços e é nesta etapa que muitos decidem adquirir o produto. 

 

Fidelização

Após passar por todas as etapas, finalmente chegamos na fidelização, que é onde as oportunidades de vendas tornam-se finalmente clientes, que se mantém com a sua marca, comprando, recomendando e divulgando (essencial para prospectar novos compradores).

Além disso, o pós-compra é de extrema importância, porque a partir daí você entenderá melhor seu público para nutrir o relacionamento, definir quais são os melhores conteúdos após a compra e assim, o incentivar a consumir novamente após ter conquistado sua confiança.

Inicialmente, não devemos nos apegar tanto às trajetórias das pessoas, pois nem sempre este caminho é perfeitamente definido. O importante é que a sua empresa esteja preparada para lidar com cada uma destas etapas.

 

Entendendo a relação entre a Jornada do Cliente e o Funil de Vendas.

Você sabe do que se trata e como desenvolver um Funil de Vendas? 

Bom, primeiramente, é necessário que este conceito seja introduzido, para que assim possamos aprimorar as estratégias e aprender a utilizá-las ao nosso favor.

Anteriormente, estávamos citando o percurso que o cliente percorre na Jornada do Consumidor, desde o primeiro contato até o pós-compra. O Funil de Vendas não é nada mais do que isso, porém agora focaremos mais na visão empresarial e seus objetivos.  

Assim como a Jornada, o Funil também possui 4 etapas:

 

Atração

Cativar desconhecidos e visitantes para a sua empresa através das redes sociais, posts e blogs, apresentando conteúdos relevantes e esclarecedores.

 

Conversão

Transformar os visitantes mais empenhados em possíveis clientes (leads) através de anúncios e e-mails.

 

Venda

Converter os leads em clientes, utilizando e-mails personalizados, ligações e reuniões.

 

Encanto

Promover a melhor experiência possível ao seu cliente para que, assim, no pós-venda, ele se torne ponto de contato e promova a sua marca, te auxiliando a buscar novos leads através das indicações.

 

Uma das estratégias do Marketing Digital é a criação de um Buyer Persona, onde ocorre a junção de todas as características do seu público-alvo em um personagem fictício com o objetivo de tornar os conteúdos mais empáticos, onde a marca se coloca no lugar do cliente, tendo uma relação de mais proximidade, entendendo seus hábitos, valores e angústias.

Como podemos ver, o objetivo das etapas do Funil de Vendas e das Personas é auxiliar as empresas a produzirem conteúdos em busca de novas oportunidades de vendas, além de aprimorarem suas capacidades de suporte ao cliente e gerarem diálogos produtivos da empresa com o consumidor.

 

A Tecnologia ao seu favor

Após lermos e entendermos a importância de todas estas etapas, é importante salientar que a automação do Marketing também é um grande aliado quando se trata de eliminar todas estas tarefas manuais através das ferramentas e tecnologias digitais, disparando e-mails, fazendo posts automáticos nas redes sociais, mídias e blogs.

Isso sem falar no quanto essas automações ajudarão na definição de prioridades e estratégias a serem feitas com eficiência e rapidez. 

O maior diferencial de uma automação é poder personalizar a forma de relacionamento com os seus clientes, que já possuem diversos tipos de interesses, para assim alcançar o fechamento de uma venda com eficácia.

Mas é claro que tudo isso só tem valor se você colocar em prática no seu negócio, não é mesmo?

Sabemos que nem sempre é fácil lidar com tantos detalhes e serviços que acabam sendo distribuídos entre a sua equipe e por vezes não atingem o seu grau máximo durante a execução por ser um processo demasiadamente fracionado. 

É por este motivo que estamos sempre sugerindo a contratação de uma equipe especializada para isso. Afinal, somente desse modo é que você poderá ter mais vendas e alcançar de fato o sucesso que tanto busca para a sua empresa. 

E se o seu problema é o custo que terá com a admissão de pessoal e a necessidade de treinamento, fique tranquilo! Uma alternativa bem viável para as empresas atualmente é a contratação de empresas que fornecem serviço especializado, e o custo passa a ser muito menor do que o gerenciamento de toda uma equipe. 

Gostou? Então, que tal conversar com um dos especialistas da InCuca Tech, e verificar o que podemos fazer por você hoje?

projeto digital starter

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
12 de maio de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram