Escrito por InCuca Tecnologia

avatar

Manutenção de site: por que fazer com frequência?

Um erro humano bastante comum é a busca por soluções somente quando um problema já apresenta suas piores consequências. A manutenção de site, justamente na contramão desse pensamento, necessita ser feita com regularidade e proatividade. Você já parou para pensar o que a falta de manutenção frequente desses canais pode ocasionar para sua empresa?

O planejamento de uma rotina de manutenção de site ajuda a preservar um importante canal digital de sua estratégia. Além disso, essa ação faz com que problemas possam ser prevenidos e resultados de tráfego possam ser potencializados, assim como as oportunidades de negócios de seu canal online.

Nesse contexto, fatores como boa usabilidade para o usuário e velocidade de carregamento fazem com que seu site cresça e se destaque. Para ajudá-lo nisso, neste artigo, apresentaremos algumas questões que podem ser bem administradas com uma manutenção de site constante e bem planejada. Confira a seguir.

1. Manutenção de site frequente é importante para o e-commerce

Canais de e-commerce e manutenção de site frequente andam lado a lado. Mirando-se no exemplo de gigantes do segmento, é possível ver que a tecnologia por trás de um site eficiente preza por estabilidade e velocidade. Afinal, o comportamento do consumidor digital exige essa agilidade e praticidade.

Sem uma manutenção de site constante, sua loja virtual pode estar exposta a problemas de navegação, usabilidade e, até mesmo, perda de dados. E não se trata somente de uma questão técnica. A manutenção periódica permite que o aspecto visual também possa ser atualizado, deixando seu canal mais atrativo e melhorando a experiência de compra como um todo.

2. Com a manutenção de site, você viabiliza seu canal

Quando se trata de manutenção frequente de site, englobam-se práticas que mantêm a integridade desse importante canal digital. Isso envolve melhorias no painel administrativo que ajudam a viabilizar estratégias que envolvem a performance de seu site. Isso pode ser apontado com o exemplo de uma simples ferramenta: formulários.

WordPress seguro e atualizado

Um contato de seu cliente ou uma inscrição para newsletter podem representar conversões importantíssimas em sua estratégia comercial e de relacionamento. E sem que haja uma manutenção de site adequada, isso pode estar severamente comprometido.

Upgrades constantes de plataforma viabilizam estratégias que, por sua vez, impedem que seu site se torne somente um custo organizacional. A manutenção de site é a porta de entrada para elevar o retorno potencial que esse canal proporciona quando opera em conformidade.

3. Manutenção de site e certificados de segurança

Houve um tempo em que a questão dos certificados de segurança eram uma preocupação apenas de sites que lidavam com transações financeiras. Hoje, esse é um pensamento ultrapassado.

Todo site necessita de uma política de segurança que atualize seus certificados de acesso. Não somente isso previne que páginas sejam invadidas e informações tenham uma criptografia robusta, como também pode ajudar a ampliar seu tráfego. Isso porque sites seguros são recomendados por algoritmos de busca e, como veremos a seguir, podem se destacar em canais como o Google. No entanto, sem uma manutenção de site constante e eficiente, isso não seria possível.

4. Manter o site atualizado e adaptável a novas tecnologias

Plataformas digitais por trás de boa parte dos sites, como o WordPress e o Magento, estão sempre recebendo atualizações e upgrades. Ter uma manutenção de site inteligente permite que seu canal possa aproveitar o melhor dessas atualizações.

A manutenção de site atualizada traduz-se em recursos que fazem seu canal ser melhor otimizado, desempenhar mais satisfatoriamente e, até mesmo, aproveitar novas tecnologias. Como você já sabe, o acesso a sites em plataformas móveis e a experiência do usuário nesses dispositivos é um ponto determinante. Assim, realizar a manutenção de site de modo constante abre as portas para que suas páginas estejam disponíveis e acessíveis para todos.

Portanto, realizar uma manutenção de site frequente é uma decisão estratégica e financeiramente inteligente. Afinal, todos os custos gerados pelo seu site, diretos ou indiretos, podem ser resolvidos quando se tem uma performance estável e eficiente. Por trás de todo site, é necessária uma plataforma que possa mantê-lo estruturado, atualizável e sempre disponível. No entanto, muitas vezes, você e sua empresa não dispõem do tempo e da técnica para tornar esse processo constante.

Para resolver essa questão, é recomendado contar com a ajuda de uma software house especializada em lidar com esses problemas, como a InCuca. Assim, sua gestão pode focar-se nas maiores forças de seu negócio e você terá a certeza de que seu site está otimizado conforme as práticas mais eficientes e atuais.

Com a manutenção de site frequente unida ao melhor que seu empreendimento oferece, você ganha uma vantagem poderosa no ambiente digital. Para saber mais sobre essa oportunidade, não deixe de conhecer os serviços de desenvolvimento e de suporte oferecidos pela InCuca. Aguardamos o seu contato!