/ Evolução

O que é e como funciona a análise de dados?

Com todo o avanço tecnológico, é bem provável que você já tenha ouvido falar da análise de dados. Isso porque esse processo é essencial para muitas atividades intermediadas pela tecnologia, diante do boom de informações que é possível obter nos dias atuais.

Inclusive, essa análise é fundamental para a elaboração de algumas estratégias corporativas, como campanhas de marketing, vendas, relacionamento e atendimento ao cliente. Tanto que vários negócios, como empresa de pintura fazem esse processo.

No artigo de hoje, conheça mais o que é e como funciona a análise de dados, para usar as informações da melhor forma possível no seu empreendimento. Acompanhe a leitura!

O que é a análise de dados?

A análise de dados consiste em um aprofundamento sobre as informações coletadas pela sua empresa, em diversas fontes, com o intuito de conhecer melhor o público, o mercado, a concorrência e os stakeholders.

Sendo assim, a análise de dados feita a partir de vários canais, como:

  • E-mails;
  • Plataformas de gestão;
  • Planilhas;
  • Ferramentas de automação;
  • Redes sociais;
  • Entre outros.

Através dessas informações, temos o famoso Big Data. Ou seja, o conjunto de dados analisáveis com a ajuda da tecnologia.

Por exemplo, uma empresa de construção e reforma pode se deparar com vários dados sobre a audiência, como faixa etária, preferência de consumo, nível socioeconômico, localidade, etc. Com essas informações, é possível direcionar as campanhas de marketing.

Se, antigamente, era complicado analisar esses dados, por conta da grande quantidade de informações, hoje em dia esse processo é bem mais simples, devido ao avanço técnico-científico que permitiu o desenvolvimento de várias tecnologias.

Ou seja, atualmente, a análise de dados pode ser feita de inúmeras maneiras, com o auxílio de ferramentas automáticas. 

Sendo assim, a análise de dados garante que, a partir de um material bruto, a sua empresa possa ser compreendida de várias maneiras, em um trabalho amparado pela tecnologia de ponta.

Qual a importância da análise de dados?

Imagine que você quer ampliar as vendas do concreto aerado, mas mesmo com as campanhas de marketing, não conseguiu alcançar a meta que desejava. Isso pode acontecer porque não houve um direcionamento de conteúdo.

Para isso, é fundamental contar com a análise de dados, uma vez que ela irá permitir averiguar as informações relevantes e, desse modo, orientar a estratégia para alcançar o sucesso na venda do produto.

Além disso, a análise de dados acompanha a transformação digital. O nosso período contemporâneo ajuda a colocar as empresas em um cenário que tem a tecnologia como centro das operações e, por isso, é importante ter ferramentas de ponta.

Já que vivemos em um mundo onde a informação é a principal moeda de troca, vale a pena investir em processos de automação para gerenciar e compreender melhor os dados.

Sendo assim, a análise de dados funciona como um rastreamento das atividades e dos resultados da empresa diante do público, para orientar melhor as estratégias de marketing, vendas, auxiliar na produção interna, nas finanças e outras áreas de um negócio.

Vale ressaltar que a análise de dados serve para todos os segmentos, desde uma empresa que vende acessórios banheiro cromado, lojas de roupas, comércios em geral, mas também indústrias e prestadores de serviço.

Como funciona a análise de dados?

Como dissemos, a análise de dados é amparada por várias ferramentas tecnológicas, incluindo plataformas de gestão extremamente eficazes, que são responsáveis por analisar e gerenciar as informações da melhor maneira possível.

No entanto, há diferentes formas de trabalhar com a análise de dados. Com isso, é possível enxergar as informações enquadradas em uma intenção mais específica, o que melhora o direcionamento e a orientação das estratégias.

A seguir, conheça os principais tipos de análise de dados.

Descritiva

A análise de dados descritiva tem como principal objetivo verificar as dinâmicas da empresa e fazer um acompanhamento constante do seu negócio. Quer dizer, que ela é usada para obter conhecimento do que está acontecendo no trabalho, em tempo real.

Esse é um dos tipos de análise de dados mais usados. Afinal de contas, é possível constatar se houve um aumento na venda de adesivo borracha, como está o empenho das equipes, a dinâmica dos colaboradores, entre outras informações.

Preditiva

Já a análise de dados preditiva tem como principal foco obter previsões sobre como algo vai se comportar, incluindo o mercado, o volume de vendas, a mudança de comportamento dos consumidores, entre outros.

Ou seja, a intenção é fazer projeções sólidas, para que a empresa possa compreender mais como será o futuro. Dessa forma, é mais fácil tomar decisões e projetar expectativas reais.

Prescritiva

A análise prescritiva também é voltada para a projeção, contudo o enfoque está na definição de estratégias para o futuro.

Por exemplo, uma campanha de divulgação do aluguel de impressoras passa por uma análise prescritiva para entender se a iniciativa realmente terá sucesso. Com isso, é possível desenvolver uma ação mais estratégica e assertiva.

Diagnóstica

Por fim, a análise diagnóstica é usada para entender o desenvolvimento de certos acontecimentos. No exemplo anterior, podemos usar esse processo para compreender onde a divulgação foi mais efetiva e em quais canais as vendas aconteceram.

A proposta da análise diagnóstica é verificar todos os dados que possibilitem a concretização da estratégia – e isso vale não só para vendas, mas para as demais interações do seu negócio.

Quais as vantagens de aplicar a análise de dados?

A análise de dados oferece inúmeras vantagens para os negócios. Por esse motivo, é recomendável que os empreendimentos implementem as ferramentas para verificação de informações, independentemente do segmento.

Dessa maneira, uma loja de impermeabilização de caixa d água, por exemplo, terá dados suficientes para melhorar suas estratégias e, com isso, alcançar o sucesso nos negócios.

Abaixo, separamos algumas das principais vantagens da análise de dados. Confira!

Visualização do mercado

Saber como anda o mercado é fundamental para que as empresas possam investir em melhorias e ações estratégicas, respondendo às principais tendências, ao comportamento do consumidor e, principalmente, consigam manter a competitividade.

Por esse motivo, é importante coletar dados a respeito da forma como as outras empresas trabalham, o perfil do cliente ideal e as projeções do mercado. Com isso, a tomada de decisões fica muito mais certeira e precisa.

A empresa também pode se antecipar às tendências, já que a análise de dados oferece uma leitura exata do que acontece no segmento.

Compreender melhor o cliente

O cliente é o centro de toda a empresa. Mesmo para os negócios que elaboram AVCB para comercio, por exemplo, compreender o perfil da audiência é a melhor maneira de saber realmente o que as pessoas desejam e como oferecer o produto/serviço.

Sendo assim, ao compreender o cliente é possível aumentar consideravelmente as chances de venda, além de tornar os trabalhos muito mais precisos.

Maior geração de insights

Os insights são “ideias” que aparecem para os empreendedores e gestores, que podem nortear uma nova estratégia, campanha ou até mesmo uma inovação. No entanto, para que essas perspectivas se concretizem, é preciso ter um respaldo.

Com a análise de dados, os insights se tornaram mais orientados, já que eles são pensados a partir de informações verídicas sobre o mercado. Assim, corre-se menos risco de aplicar uma ideia que pode não ter eficácia.

Passo a passo para fazer a análise de dados

Agora que já conhecemos todas as vantagens da análise de dados, fica fácil compreender o quanto ela é importante para os negócios de todos os segmentos.

Mas além de aplicar a ferramenta correta de automação para gestão das informações, é necessário compreender o passo a passo para a análise de dados. Veja algumas dicas:

  • Defina quais os objetivos da sua análise;
  • Faça um planejamento detalhado para lidar com as informações;
  • Crie indicadores que façam sentido ao seu negócio;
  • Opte por ferramentas de suporte para a análise.

Levando todos esses pontos em consideração, é possível ter uma compreensão melhor do mercado e do seu público, o que permite elaborar estratégias assertivas rumo ao sucesso.

Conclusão

Não dá mais para ignorar a importância dos dados no mundo contemporâneo. Vivemos em uma sociedade midiatizada e hiper informatizada, com uma grande quantidade de informações saltando aos olhos a todo o momento.

Por esse motivo, o trabalho de análise de dados se torna fundamental para os negócios que almejam o sucesso e querem se destacar da concorrência. Afinal de contas, é possível tomar decisões mais concretas e certeiras.

O artigo de hoje buscou mostrar um pouco o que é a análise de dados e como aplicá-la ao seu negócio. 

O importante é contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas, para que a sua observação seja extremamente precisa. Dessa forma, suas estratégias serão muito melhores!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdos relevantes gratuitamente

Samuel Adiers Stefanello

Escrito por

Samuel Adiers Stefanello

Diretor de TI na InCuca, especialista em tecnologia para negócios: AI, data science e big data e especialista no desenvolvimento de projetos digitais.

WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp