Página inicial | Segurança digital | Organização do servidor evita as quebras de segurança

Organização do servidor evita as quebras de segurança

A organização do servidor é essencial para o bom funcionamento das aplicações, websites, blogs e até mesmo para evitar as quebras de segurança.

Para uma perfeita organização do servidor é preciso realizar alguns cuidados e boas práticas que mantenham o seu ambiente organizado e seguro. É fundamental não esquecer de fazer uma senha forte, ou mesmo de atualizar as senhas de acesso, tornando mais eficaz a eliminação de arquivos desnecessários, evitando os internautas ou robôs de acessarem o que não devem.

É importante fazer os backups seguidamente na organização do servidor e manter essa ação de operação dos sistemas como hábito do modo mais automatizado possível, isso vai diminuir o seu impacto sobre o trabalho dos operadores e administradores. Sem os backups, uma invasão ou falha acidental pode ocasionar a perda definitiva dos dados. Além disso, para evitar a possibilidade de interpretação dos dados caso interceptados por terceiros não autorizados, pode-se também usar os protocolos de transferência de arquivos seguros que fazem a criptografia das conexões e dos arquivos transmitidos.

Configurar errado na organização do servidor as permissões de pastas ou arquivos pode permitir ou restringir demais. Havendo muita permissão, podem ocorrer acessos a conteúdos privados e até facilidades na ação de usuários mal-intencionados. Por outro lado, uma restrição nos arquivos e pastas além do ideal, pode ocorrer erros de acesso aos conteúdos, causando um mal-estar nos usuários que navegam por um website.

Seguindo o mesmo raciocínio, na organização do servidor deve-se apenas autorizar os diretórios que realmente necessitam de escrita e negar essa permissão aos demais diretórios e aplicações. Atentar também ao ato de restringir a extensão que será gravada no servidor, essa negligência irá permitir a terceiros criar script maliciosos e gravá-los no servidor com a sua aplicação Web e executá-la via HTTP. Por isso, não deixar no ar aplicação Web que faz upload de arquivo e que este autorize apenas extensões de formatos conhecidos, como imagens em PNG, JPG, BMP ou PDFs.

É vital contar com profissional técnico capacitado e responsável pela organização do servidor da sua empresa. Contate a InCuca Tecnologia, que através de rotinas de segurança, organização de pastas e permissões, manterá as plataformas instaladas sempre atualizadas e em pleno funcionamento para impedir brechas de segurança.

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Samuel Adiers Stefanello
12 de janeiro de 2015

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram