Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

RD Summit 2019: 8 técnicas infalíveis para ir além da transformação digital

No RD Summit 2019 vimos que apenas 8% do mercado mundial está na internet. Mesmo esse dado não sendo novidade, entender a velocidade que esse mercado digital cresce e as oportunidades que proporciona é desafiador para muitos e podem até causar certo desespero para quem precisa liderar sua empresa a ações e caminhos de sucesso e crescimento.

Porém, sempre é importante ter a inteligência emocional e seguir algumas dicas básicas e infalíveis para se manter bem atualizado e tirar o melhor proveito da evolução de negócios na internet. Bem vindo a era pós transformação digital.

Na InCuca acompanhamos centenas de empresas que buscam além de melhores resultados estarem bem assessoradas sobre tecnologias, métricas e futuro na internet. Uma tarefa que nos desafia a estarmos sempre um passo a frente das tendências tecnológicas para os principais mercados nos diferentes nichos da economia como energia, saúde, indústria, agronegócios, engenharia, educação, financeiras, games, segurança, varejo, entre outros.

Nestes mercados, entender melhores plataformas, servidores, web analytics, data science, inteligência artificial, para oferecer previsibilidade para as empresas é nossa principal tarefa.

Mas como conseguimos nos manter a frente das tendências e liderar a era pós transformação digital?

Antes de mostrar as 8 técnicas infalíveis para ir além da transformação digital, precisamos entender o que esse termo significa e por que ele tem alto volume de busca atualmente. Pois bem, negócios sempre existiram de uma forma manual ou industrial, porém com a criação da internet esses negócios ganharam mais um adjetivo classificatório: ou é tradicional ou pode agora ser também digital.

Negócios tradicionais são os que ainda não estão na internet e negócios digitais são os que estão na internet. Com o passar do tempo, mais negócios tradicionais foram migrando para o digital, alguns mudaram 100%, mas a grande maioria opera com parte do negócio tradicional e parte digital, criando outro termo classificatório: são as empresas “trans” (parte tradicional, parte digital).

As empresas trans estão migrando para o digital conforme a tecnologia evolui, permitindo que cada vez mais processos, logísticas e o trabalho em si possa ser feito de forma digital. Essas empresas estão em um estado de trans-formação. Assim, o grande desafio de 92% do mercado tradicional é conseguir iniciar na internet e começar a sua transformação digital.

Porém, o mercado digital atual para empresas que já estão na internet enfrenta grandes desafios como lidar com um grande volume de dados dos diferentes setores do negócio, não apenas as métricas de marketing digital e vendas, mas de produtividade, diversas ferramentas e plataformas independentes, e principalmente de gestão. Ter indicadores e dados centralizados para facilitar e garantir a tomada de decisão é vital.

Todo o diretor deveria olhar passado, presente e futuro se atualizando em tempo real e com algoritmos preditivos para antever o futuro e controlar seus negócios. No digital isso é possível.

Embora muitos negócios estejam na caminhada transformadora que o digital representa, quem já está na internet precisa agora evoluir. Para isso, além de contar com um acompanhamento técnico sobre métricas, funis, canais, redes sociais, conteúdos é preciso acompanhar as tendências como buscas por voz, mudanças de algoritmos, inteligência artificial no entendimento de contextos, segurança e privacidade digital, usabilidade e interações fluidas, criar conexões mais fortes e imersas em experiências marcantes, mantendo o negócio sustentável, a produção alinhada, a cultura de empresa afinada transparecendo não apenas em dados produtivos e lucrativos, mas para o usuário que navega e utiliza o ambiente digital.

Para ajudar nessa jornada pós transformação digital separamos 8 técnicas infalíveis para evoluir seu negócio na internet. Confira:

  1. InCuca News – série de vídeos semanais sobre as principais novidade do mercado digital. Voltado exclusivamente para quem deseja entender as mudanças tecnológicas que mais impactam negócios digitais. Assine o canal e ative o sino para ser notificado sobre novos vídeos toda semana.
  2. Webinars – assuntos mais densos que precisam de um estudo e análise gerando a aplicação prática nos negócios digitais são essenciais para conseguir utilizar as melhores técnicas e garantir a evolução digital.
  3. InCuca Play – cursos sobre cada aspecto da evolução digital para a qualificação de diretores e colaboradores, sobre conceitos, plataformas, tecnologias, processos e conteúdos que geram o alinhamento necessário e a mudança de mindset para crescer a empresa no digital e empregar os melhores métodos interno e externo ao ambiente da empresa.
  4. Somos! – conectar com um ecossistema digital é a chave para respostas a problemas específicos na conexão com os principais consultores e especialistas do mercado digital para as mais variadas áreas de negócio e mercado. A rede Somos! promovida pela InCuca reúne as principais especialidades do mercado com foco em evolução digital de negócios na internet.
  5. Eventos – participe de eventos, sai da empresa, vá conhecer novas tendências e conteúdos. O RD Summit é o principal evento de marketing e vendas e reuniu 12 mil pessoas em Florianópolis para falar sobre digital. Esse conteúdo sempre pode ser lembrado e aplicado no seu negócio digital. Teremos o TEDx Floripa em breve, mas ficar antenado nos eventos sobre digital é muito importante.
  6. Meetups – diversos meetups podem ser acompanhados sobre os mais diferentes assuntos. Participe pelo site meetup.com. Em qualquer cidade você encontra algum evento desse tipo. Em Florianópolis promovemos o Meetup WordPress Floripa, para falar sobre desafios de quem de alguma forma tem contato com o WordPress.
  7. Grupos de discussão – participar de grupos de discussão são a chave para entender e compartilhar expectativas, medos e anseios sobre o que outras pessoas estão passando e pela empatia contribuir, ajudar e ser ajudado. Em Florianópolis participamos do Grupo do Digitais Floripa, mas com certeza existe algum grupo assim na sua cidade, participe.
  8. Profissionais – busque auxílio de profissionais digitais para lhe ajudar a conduzir o marketing digital e mesmo o negócio digital pelos avanças tecnológicos. Lembre-se de que o mundo evolui, todas as tecnologias que você usa, cada uma delas, evolui e você não pode ficar pra trás.

Espero que tenha gostado das técnicas e espero sinceramente que você siga essas recomendações para se manter atualizado e evoluir no digital. O seu futuro e o da sua empresa dependem disso.

Aproveite e comente como você faz pra se manter atualizado e o que espera de evolução digital para os próximos anos?