/ Blog, Soluções Web

Sites responsivos são fundamentais para imobiliárias

Com mais e mais pessoas cada vez mais acessando a internet a partir de seus smartphones e tablets, não é suficiente mais que a sua imobiliária tenha um site com um design estático, adequado somente à tela de um PC.

Isso sem mencionar que você também deve considerar tablets, laptops e modelos diferentes de smartphones com dimensões diferentes de tela ao criar um design para o seu portal de casas para alugar em Florianópolis na internet.

Com um design responsivo, é possível garantir que o site da sua imobiliária tenha a melhor aparência em telefones, laptops, tablets e telas de computador.

Este guia, portanto, fornecerá informações bastante interessantes sobre o que a sua imobiliária necessita saber sobre o design responsivo de sites.

Web design responsivo: o que é?

O design responsivo trata-se de uma abordagem ao design da web que tem como objetivo fazer com que o seu site de imóveis Florianópolis à venda adapte-se aos tamanhos diferentes de janela e tela dos mais diferentes dispositivos eletrônicos existentes atualmente.

As fotos dos imóveis Florianópolis à venda pela sua imobiliária, por exemplo, podem ser separadas em colunas diferentes nas telas de um desktop porque são largas o suficiente para acomodar esse design.

Caso você queira separar o seu conteúdo em colunas variadas em um dispositivo móvel, vai ser complicado para os usuários lerem e interagirem com o mesmo.

O design responsivo possibilita fornecer layouts variados separados de seu design e conteúdo a dispositivos diferentes, de acordo com o tamanho de cada tela diferente.

No que o web design responsivo se diferencia do design adaptável?

A principal diferença entre o design adaptável e o design responsivo é que o design responsivo se adapta à renderização de uma versão única de página. O design adaptável, por sua vez, oferece versões variadas completamente diferenciadas da mesma página.

Tanto o web design responsivo como o web design adaptável são tendências fortes de design da web que estão aí hoje para ajudar os profissionais que atuam na área a controlarem a aparência de sites em diferentes telas.

No entanto, a abordagem de cada tipo de design é diferente.

No design responsivo, as pessoas acessam o mesmo conteúdo no browser, independentemente do dispositivo, porém o código CSS controla o layout e o renderiza de maneira diferente com base no tamanho da tela.

Com o design adaptável, por outro lado, existe um script que checa o tamanho da tela e, em seguida, exibe o modelo que foi projetado para um determinado dispositivo.

Por que o web design responsivo é importante?

Caso você que está lendo este texto não esteja familiarizado com ferramentas de web design, provavelmente deve estar se perguntando a respeito do motivo pelo qual o design responsivo é tão importante assim.

O que acontece é que não é suficiente mais projetar ofertas de casas à venda em Florianópolis para um dispositivo único. O tráfego na internet tem ultrapassado o desktop e tem representado uma fatia grande dos visitantes de sites imobiliários.

E, quando grande parte de compradores de casas em potencial estão a usar um smartphone ou tablet para buscar imóveis online, a sua imobiliária simplesmente não pode exibir a eles uma página projetada somente para PCs.

Se assim fosse, seria complicado para esses compradores de casas em potencial acessarem o site da sua imobiliária, o que resultaria em uma experiência nada boa para eles.

De fato, nos últimos tempos o celular acabou se tornando um dos mais importantes canais de publicidade online. Até mesmo em um mercado pós-pandêmico, os custos com anúncios para celular estão crescendo para bilhões de reais.

Quer você decida anunciar nas redes sociais ou utilizar uma abordagem mais orgânica a exemplo do SEO do YouTube, é bom saber que grande parte do tráfego que o site da sua imobiliária receberá vai vir de usuários de smartphones, tablets e outros tipos de dispositivos mobile.

Se, por exemplo, as suas landing pages não forem otimizadas para celular e fáceis de acessar, não terá como o site da sua imobiliária maximizar o ROI de seus esforços de marketing. Taxas de conversão ruins resultarão em um número menor de leads e um claro desperdício de gastos com publicidade.

Layouts fluidos

Um layout fluido trata-se de uma essencial parte do design responsivo moderno. Antigamente, seria possível definir um valor estático para cada elemento HTML, como 600 pixels.

Um layout fluido, no entanto, depende de valores dinâmicos como uma porcentagem da largura da janela de visualização. Essa abordagem diminuirá ou aumentará de forma dinâmica os tamanhos diferentes de elementos, sempre se baseando no tamanho do visor.

Imagens responsivas

A mais básica iteração de imagens responsivas acompanha o conceito igual de um layout fluido, usando uma unidade dinâmica a fim de proporcionar o controle da largura ou da altura.

Para servir versões diferentes dimensionadas para dispositivos diferentes, você precisa usar o atributo HTML srcset em suas tags img, a fim de poder especificar mais de um tamanho de imagem para escolher.

Velocidade

Quando estiver a tentar elaborar um design responsivo para seu site, a velocidade de carregamento precisa ser algo prioritário. Páginas que carregam em menor tempo têm uma taxa de rejeição menor que as que levam mais tempo para carregar.

Hoje existem maneiras variadas de tornar o carregamento de uma página na web mais rápida. Implementar cache, otimizar imagens, usar um layout CSS mais eficiente e melhorar a renderização são todas ótimas ações que pode adotar.

Conseguiu entender agora por que um site responsivo é fundamental para imobiliárias?

De fato, dar ao seu site estático de casas à venda um design mais dinâmico, adaptável aos vários tipos de telas dos mais variados aparelhos eletrônicos, não só ajudará a alcançar um público maior, como irá agradar e muito também até mesmo quem já é cliente da sua empresa de imóveis.

É uma mudança e tanto – que fará realmente uma grande diferença para o seu negócio de classificados de imóveis online.

Gostou do artigo? Então siga a InCuca Tech nas redes sociais. Temos vários outros conteúdos interessantes para você! 🤟

Receba nossos conteúdos

Deixe seu e-mail abaixo e receba conteúdos relevantes gratuitamente

Lucas Adiers Stefanello

Escrito por

Lucas Adiers Stefanello

Diretor da InCuca, especialista em tecnologia para negócios: AI, data science e big data. Coordenador da comunidade WordPress Floripa.

WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp