Escrito por Marketing InCuca

avatar

Soluções tecnológicas acessíveis da InCuca facilitam a realização do JEWC 2016

A Júnior Enterprise World Conference (JEWC) é o maior evento de empreendedorismo universitário do mundo, idealizado e realizado a cada dois anos pela Movimento Empresa Júnior (MEJ). Iniciou em 2012, em Paraty no Rio de Janeiro, e a época contou com o maior número de congressistas (quase 2 mil) de um evento do MEJ. Em sua estreia no mundo corporativo a JEWC gerou uma movimentação de R$1.5 milhão com estadia, alimentação e organização.

No decorrer do tempo, o evento foi realizado em Genebra, Suíça em 2014, onde três empresas juniores brasileiras apresentaram workshops. Agora para a edição de 2016, a JEWC está de volta no Brasil, dessa vez em Florianópolis/SC. Mas com tantos envolvidos no evento, a demanda por comunicação é grande e para isso o MEJ precisou de ferramentas tecnológicas que ajudassem a propagar a informação, principalmente na Internet. Para isso, seria necessário um website que fosse acessível e explicativo para informar os seus interessados, na sua grande maioria jovens consumidores de redes sociais e Internet.

A partir disso, iniciou a busca por uma empresa capacitada que criasse um website da forma pretendida inicialmente. No entanto, a procura no mercado por soluções web não atenderam as expectativas dos organizadores. “Procuramos por uma prestadora de criação de website, porém as opções custavam mais caro e não pareciam tão confiáveis”, conta Guilherme Larroyd, gerente da JEWC.

Em meio a este contexto um amigo indicou a InCuca como prestadora de serviços tecnológicos sob medida para empresas, projetos e pessoas. Esta indicação possibilitou o contato dos organizadores do JEWC com a InCuca. “A InCuca era a opção perfeita aliando qualidade e um preço acessível e voltada a criar o projeto focado no público principal do evento, em sua grande maioria universitários”, explica Larroyd.

Desta forma, iniciava-se a criação do projeto do website do event JEWC, focado em informar, dinamizar e conectar um público jovem e exigente, que respira Internet. Como em todo evento de grande porte, as demandas não paravam de crescer para os gerentes da JEWC. Produção de vídeo, lançamento de lote surpresa para inscrições, aprovação da marca por meio de um orientador, além da necessidade de validação do tema por parte de equipes do Brasil e da Europa. E muitas pessoas buscando informações sobre o evento.

Por acompanhar o trabalho de quem organizava o evento, a InCuca dinamizou o processo e garantiu que o desenvolvimento do website não se tornasse um desafio. “Mesmo nas épocas mais conturbadas de pré-evento a InCuca esteve prestativa fazendo correções conforme necessitávamos tanto em horários não convencionais quanto em finais de semana. Isso foi determinante para o sucesso do lançamento e das inscrições no dia posterior”, comenta Larroyd.

Após 43 dias de interação, criação e desenvolvimento o website da JEWC foi lançado no dia 16 de agosto de 2015. O website http://jewc2016.com conta com tradução de conteúdos na melhor linguagem disponível para o usuário e informações em formatos de texto e vídeo. Apesar do uso de outras plataformas, como Facebook e Youtube, promotores da JEWC necessitam das características de comunicação do site para a promoção de seu evento. “O website é muito importante pois ele é um portal do evento, por mais que as redes sociais tenham mais poder de alcance elas falham em centralizar as informações e fornecer um acesso rápido, coisa que o website proporciona”, conta Larroyd.

No projeto a InCuca contemplou uma série de funcionalidades importantes para o contexto e o público do evento internacional JEWC 2016. Entre as soluções está a escolha da plataforma WordPress para facilitar a edição dos conteúdos do website por seus organizadores. “Em um evento a agilidade para atualizar as informações no website é vital. Se precisássemos recorrer a um programador toda a vez, não funcionaria. A solução da InCuca incluiu um treinamento para justamente nos deixar independentes nas atualizações”, explica Larroyd.

Entre as funcionalidades configuradas pela InCuca estão:

  • A internacionalização dos conteúdos do website;
  • A contagem regressiva para o evento;
  • Galeria multimídia para a postagem de informações sobre o evento e a comunidade;
  • Captação de leads para campanhas focadas nos interessados;
  • Blog otimizado para marketing digital e postagem de informações relevantes;
  • Compartilhamento e integração facilitada com redes sociais;
  • Modelos de páginas replicáveis e editáveis;
  • Seção de perguntas frequentes (FAQ);
  • Página de contato para facilitar ainda mais a comunicação;

“Buscamos criar um ambiente digital otimizado para que todos os envolvidos com a JEWC possam aproveitar o evento, sem se preocupar com a desenvolvimento da tecnologia. Unimos conhecimentos em sistemas de informação e comunicação com este propósito. Em breve, teremos um software web desenvolvido sob medida para o evento, onde os participantes, associados ou não, poderão escolher formas de pagamento, hospedagem e acompanharem a programação do evento”, destaca Lucas Adiers Stefanello, CEO da InCuca.

O Movimento Empresa Júnior ganhou muita expressividade no Brasil, continua crescendo na Europa e se fortalece na América do Sul, Norte da África, Canadá, México e China, estando presente em quase 50 países. A Conferência será realizada entre os dias 20 e 24 de Julho de 2016 em um complexo de hotéis no Bairro Ingleses – Florianópolis/SC. O JEWC 2016 é organizado pela Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (FEJESC).