pwa

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Conheça os PWA: Uma nova tecnologia para projetos de aplicativos!

A evolução da web é um processo constante e orgânico. Com o advento do mobile e sua eventual dominação do mercado e predominância como forma de utilizar a internet, novas demandas surgiram. Isso fez com que projetos de aplicativos ganhassem forma e se adaptassem a novas tecnologias. Ou, ainda, que se modificassem com base em tecnologias já existentes. Esse é o caso dos PWA.

A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre o que são os PWA (ou Progressive Web Apps). O que essa nova metodologia pode trazer de diferencial para o futuro do desenvolvimento de aplicativos? Confira!

O que é PWA e qual é seu impacto em projetos de aplicativos?

O ano de 2008 foi revolucionário para a forma como seriam desenvolvidos softwares e projetos de aplicativos mobile. Foi o ano de fundação da App Store, a loja de aplicativos da Apple. Com isso, a forma de pensar o desenvolvimento de softwares mobile foi adaptada ao modo como esses aplicativos de sucesso eram comercializados.

Quase uma década depois, porém, o consumo de aplicativos pelos usuários começa a entrar em declínio. O público americano, a cada ano, diminui em 20% o download de aplicativos. Com isso, o tráfego acaba se concentrando em poucos aplicativos, como o Messenger do Facebook e o Instagram.

Esse cenário mostra que nem todas as empresas podem resolver seus problemas com projetos de aplicativos nativos. Entram em cena os Progressive Web Apps (PWA). São chamados progressive (progressivos) justamente por permitirem a implementação de funções que antes eram exclusivas de aplicativos nativos.

Os PWA utilizam técnicas híbridas de sites da web com aplicativos móveis. Ou seja, projetos de aplicativos ainda criam apps que aparentam ser nativos, porém aproveitando todas as vantagens de aplicações web. Além disso, segundo a Google, um PWA deve ser:

  • Progressivo: um PWA funciona para qualquer usuário, independentemente do navegador.
  • Responsivo: adaptado a qualquer dispositivo.
  • Disponível offline: não limita o usuário a estar sempre conectado.
  • Atualizado: atualizações são detectadas e instaladas automaticamente.
  • Seguro: o uso do certificado https confere maior segurança ao PWA.
  • Engajável: as notificações (push notifications), já presentes em navegadores, fazem com que o usuário se mantenha engajado.

Projetos de aplicativos, com o tempo, terão as PWA como algo cada vez mais comum. A experiência do usuário comum já exige um formato que ofereça o que ele necessita de forma rápida e atraente. Ou seja, embora as aplicações nativas ainda tenham seu espaço, um PWA para o aplicativo de uma empresa pode ser uma solução muito mais atraente e engajadora.

Características dos PWA

Primeiramente, o PWA oferece uma retenção muito maior do que apps nativos. Por já existir uma indexação e engajamento maior em um site da web, a chance de adoção é maior. Os projetos de aplicativos, por sua vez, tornam-se mais enxutos e integrados com soluções web.

O segundo ponto que precisa ser destacado é a economia gerada com o PWA. Em muitos casos, a necessidade de um aplicativo para seu negócio pode ser resolvida com um PWA. Empresas de e-commerce, por exemplo, podem ganhar muito mais investindo em um PWA, ao invés de criar um app nativo.

No entanto, o caminho dos PWA ainda não está completo. Empresas como a Google, Microsoft e Mozilla enxergam o PWA como o futuro e evolução natural em projetos de aplicativos. Entretanto, o Safari, navegador da Apple, ainda não suporta duas funcionalidades cruciais: push notifications e funcionamento offline. Com isso, ainda é necessário que a empresa dê esse passo a frente.

Considerações finais

Desenvolver um aplicativo não significa que todos seus problemas serão solucionados. Muitas vezes, para se adequar à realidade do investimento, soluções como PWA podem fazer mais sentido.

Tudo indica que o PWA, no futuro, será uma tecnologia mais acessível e difundida. Assim como foi o boom do design responsivo e os avanços do HTML5 e CSS3, novas possibilidades surgem. Transformar seu site em um app pode ser mais fácil e prático do que antes!

Buscando um parceiro que coloque seu projeto de aplicativo em prática? Converse com a InCuca e saiba mais sobre como desenvolvê-lo de acordo com as necessidades de sua empresa!