SEO para otimização de sites

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

4 técnicas de SEO para otimização de sites nos motores de busca

A otimização de sites para mecanismos de busca (SEO) passou a ser considerada a ‘pedra filosofal’, que converte tudo em ouro. E por serem gratuitas, elas tornaram-se o primeiro passo de muitos negócios no marketing digital devido à rápida expansão do setor mobile e das redes sociais, as empresas deram início a uma disputa pela atenção dos internautas e a concorrência nas mídias patrocinadas.

Embora isso pareça simples, existem métricas que devem ser seguidas para a elaboração de uma otimização de sites bem sucedida no Google, e não usá-las pode significar um impacto negativo tanto na experiência do usuário, como no desempenho dos resultados de pesquisa orgânica. Neste post, separamos algumas técnicas de SEO que você deve seguir para otimização nos motores de busca. Veja-as a seguir:

1. Se mostre presente

Para melhorar o posicionamento do seu site, você precisa se manter presente na vida dos internautas e fazer com eles conheçam aquilo que seu negócio está disposto a oferecer. Esta estratégia os deixará cada vez mais próximos da sua empresa, o que aumenta as chances deles escolherem suas soluções ao invés das dos seus concorrentes.

Para isso, esteja sempre presente na caixa de e-mail ou nas redes sociais dos usuários, oferecendo-lhes conteúdo digital de seu interesse. Nas redes sociais, as estratégias de SEO são bem parecidas com as utilizadas em seu site. Mas o que as realmente destaca é a sua capacidade de criar uma relação mais pessoal com o cliente, o que ajuda a enriquecer o processo de otimização de sites.

2. Otimize as páginas do seu site

Para melhorar esta relação com o usuário, você precisa otimizar suas páginas para torná-las funcionais e de fácil navegabilidade. Tanto o site como o blog do seu negócio devem privilegiar a experiência do usuário, garantindo uma maior velocidade de carregamento para manter o visitante navegando o maior tempo possível.

O Google também considera o fato de um site ter uma versão mobile ou ser responsivo na hora de fazer o ranqueamento. Hoje, ter uma página na versão Mobile já não é mais um diferencial, e sim um requisito para todos os sites. Somente assim a interação fica muito mais dinâmica, o que pode ser positivo para os mecanismos de busca.

3. Ofereça conteúdo de qualidade

O Google sempre valorizou o conteúdo, mas agora este valor cresceu drasticamente. Ele é capaz de medir as interações em qualquer conteúdo e decidir a sua posição nos resultados de busca com base nos comentários, posts em redes sociais, reputação do autor, tempo de permanência dos usuários no conteúdo, entre muitos outros critérios.

Por isso, de nada adianta você se preocupar em ‘encher’ seu blog com posts se o conteúdo apresentado não é relevante, original ou contém erros de português. Apenas os conteúdos ricos, como posts ilustrados e páginas com animações e vídeos, têm ganhado uma reputação cada vez maior nos últimos anos.

Quando o conteúdo correto é produzido, as pessoas absorvem melhor as informações e ficam mais propensas a interagir com a sua empresa. Além disso, elas passam a referenciá-lo em blogs ou compartilhá-lo em suas redes sociais, ajudando a aumentar a exposição do seu negócio, tanto na Internet como no mercado em geral.

Vale lembrar que copiar conteúdo de outros sites e cola-los em seu blog não é uma estratégia muito eficaz. O buscador é capaz de detectar esta ação e prejudicar bastante a sua posição nos resultados de busca. Além disso, seu público deseja conteúdos inéditos e que realmente sejam úteis, e não simples cópias.

4. Invista em links externos

Outra técnica para otimização de sites que influencia na maneira como os mecanismos de busca entendem a relevância de seu site é investir em links de conteúdos divulgados em suas redes sociais, ou mesmo em outros sites de empresas parceiras e portais relacionados ao seu mercado. Este parâmetro é utilizado pelo buscador para avaliar se o seu site é considerado uma ‘autoridade’ no assunto.

Quais dessas técnicas de SEO você costuma utilizar para otimizar o seu site para os motores de busca? Tem alguma outra que queira compartilhar com a gente? Aproveite o campo de comentários!