conteúdo no marketing de busca

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Como garantir a eficiência do conteúdo no marketing de busca na internet?

Saber como otimizar o conteúdo de um site para os motores de busca é essencial, mas muitas vezes é mais fácil de dizer do que de fazer. Afinal, dominar a arte e a ciência de Search Engine Optimization (SEO) não é pouca coisa.

Atualizações frequentes para classificação do algoritmo de busca do Google – notadamente panda e pinguim – só complicam as coisas. Embora essas atualizações percorram um longo caminho para melhorar a qualidade dos resultados da pesquisa descontando-se, por exemplo, os grandes volumes de conteúdo de baixa qualidade, elas também significam que as melhores maneiras de otimizar o conteúdo está em constante evolução.

Felizmente, para aqueles que não têm o hábito de analisar algoritmos de motores de busca, mas ainda quer otimizar o conteúdo, existem algumas dicas básicas que são fáceis de seguir.

Como otimizar o conteúdo no marketing de busca: em palavras-chave

O SEO deve otimizar o seu conteúdo para torná-lo atraente para os motores de busca. Uma maneira de fazer isso é selecionando a palavra certa ou uma frase que as pessoas estariam mais propensas a buscar em um motor de busca e, em seguida, usá-la durante todo o conteúdo desenvolvido. Quando o Google indexa seu site, ele detecta as palavras-chave usadas e como foram usadas, e classifica o conteúdo (em parte) por essa base. Este ranking é o que determina se o seu conteúdo aparece na primeira página de resultados quando se busca a palavra-chave ou na quinquagésima primeira.

Claro, nem todas as palavras-chave são criadas da mesma maneira. Deve-se tomar cuidado em escolher sites com os quais se terá maiores chances de classificação e evitar empresas mais competitivas. Além disso, o que parece ser a palavra certa para o seu conteúdo, pode não ser o que as pessoas realmente usam na hora de fazer uma busca. Afinal, de que adianta usar “empresas na fase inicial”, se a maioria das pessoas está à procura de “startups”?

Não se preocupe. A sua empresa não está sozinha em sua busca para otimizar o conteúdo. É recomendado consultar o Google Adwords Keyword Tool para obter alguns insights. Digite uma palavra-chave potencial e o site informa quantas pessoas estão procurando por ela em um determinado mês e quanta concorrência existe, com base nos gastos em publicidade para links patrocinados. Armado com estes dados, se pode fazer um trabalho razoável para escolher uma palavra-chave.

Deve-se incorporar uma palavra-chave sempre que possível:

  • No título do seu conteúdo;
  • Na primeira frase do seu primeiro parágrafo;
  • Pelo menos em uma posição dentro do conteúdo;
  • URL da página;
  • No campo de texto alternativo de quaisquer imagens que você incluiu;
  • Em última análise, deve-se usar uma palavra-chave o suficiente para que ela possa chamar a atenção dos motores de busca. As opiniões dos especialistas variam, mas a regra geral é que a percentagem de vezes que ela aparece em seu conteúdo em comparação com o número total de palavras deve estar entre 1 e 3%.

Outros fatores

Quando se cria conteúdo no WordPress, considere o uso da ferramenta Yoast SEO, que analisa tópicos e palavras-chave de cada parte do conteúdo. Esta ferramenta dá classificação verde (continue), amarela (você pode fazer melhor) ou vermelha (pare, você está fora da pista!) através de uma variedade de dimensões de otimização de conteúdo. Além de contar-lhe a densidade da sua palavra-chave, ela verifica se foram incluídas nos lugares ideais e se foram seguidas uma série de outras orientações.

A ferramenta também verifica outros fatores importantes que é preciso ter em mente para otimizar o conteúdo. Ou seja, ela garante que seu conteúdo:

  • Tenha pelo menos 300 palavras;
  • Contém links externos;
  • Tem um URL relativamente curto;
  • É fácil de ler e com frases concisas;
  • Há muito mais na classificação dos motores de busca do que otimizar o seu conteúdo. O Google também olha para o quanto o seu conteúdo é compartilhado, quantas ligações de entrada ele tem, por exemplo.

Essas as dicas ajudarão você a garantir a eficiência do conteúdo no marketing de busca na internet. Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente pelos comentários.