Página inicial | Performance digital | Como escolher as palavras-chave ideais para o seu negócio?

Como escolher as palavras-chave ideais para o seu negócio?

Um conceito bastante importante e que deve ser considerado na hora de criar conteúdo para internet é o de palavras-chave. Esta é uma estratégia SEO (Search Engine Optimization) que tem como objetivo levar determinada página de um site ou blog aos primeiros resultados apresentados pelo Google ou outro buscador, quando alguém faz uma pesquisa relacionada a um assunto qualquer.

Este é um cuidado necessário para garantir que os seus conteúdos estarão prontos para atrair a audiência certa e que receberão o destaque que precisam para chamar a atenção de um número considerável de potenciais clientes. Acompanhe a leitura para saber mais sobre as palavras-chave e para descobrir dicas de como utilizá-las para potencializar a sua estratégia e evolução no digital!

Qual é a importância das palavras-chave para a sua estratégia de conteúdo?

O uso das palavras-chave é essencial para o crescimento de um site ou blog. Quando bem aplicadas, elas aumentam as chances de que as suas páginas tenham destaque na web. Se você tem um pet shop, por exemplo, e quer atrair a atenção de pessoas que possuem animais de estimação, pode criar conteúdos relacionados a cuidados com os bichinhos.

Digamos que um dos seus conteúdos seja relacionado a como viajar com pets no avião. Na hora de desenvolver o seu texto, você precisa considerar quais são os termos mais utilizados pelas pessoas que buscam este tipo de conteúdo. Estas palavras, que podem ser viagem com animais de estimação, devem estar presentes de forma relevante no seu conteúdo. Isso ajuda a garantir que a sua página estará entre os primeiros resultados encontrados pelo internauta quando ele fizer uma pesquisa utilizando as palavras-chave determinadas.

Esta é uma das principais estratégias SEO, utilizada há alguns anos pelas empresas que investem em marketing digital. Para entendê-la melhor e aproveitar o máximo do seu potencial, também é preciso entender algumas variantes, como palavra-chave de cauda longa e palavra-chave negativa:

Palavras-chave de cauda longa - são termos mais longos e, portanto, mais específicos. Elas são indicadas quando você precisa atrair um público ainda mais segmentado para o seu site.

Palavras negativas - bastante utilizadas para fortalecer e aumentar os resultados apresentados pelas campanhas de Ads, por exemplo. Você escolhe palavras negativas e sempre que elas forem utilizadas em uma pesquisa, o seu anúncio não aparece entre os resultados. Isso ajuda a impedir que pessoas que não estejam interessadas nos seus produtos cliquem no anúncio (o que contribui para um maior retorno sobre o investimento, uma vez que a cobrança também pode ser influenciada pelo número de cliques recebidos).

Ferramentas que ajudam na escolha das palavras-chave mais eficientes

Existem muitas ferramentas disponibilizadas online para ajudar na escolha das palavras-chave ideais para atrair o público-alvo do seu negócio. O pesquisador de palavras-chave do Google é uma das alternativas mais eficientes. Outra estratégia é aproveitar a funcionalidade "autocompletar" do próprio Google. Digite a palavra central relacionada ao seu conteúdo e confira as sugestões oferecidas pelo site - estes são os termos mais pesquisados pelos usuários do buscador quando pensam na palavra digitada.

Vale lembrar que as palavras-chave devem estar presentes de forma relevante no conteúdo e nunca incluídas aleatoriamente. Elas também devem apresentar uma boa densidade que varia de acordo com o tamanho do texto.

Você já aproveita o potencial das palavras-chave para promover os seus conteúdos e fortalecer a sua performance digital e inteligência de marketing? Deixe sua resposta nos comentários.

Acessibilidade

Seguranca em WordPress

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Samuel Adiers Stefanello
Diretor de TI na InCuca, especialista em tecnologia para negócios: AI, data science e big data e especialista no desenvolvimento de projetos digitais.
22 de maio de 2017

Você também pode gostar de ler

WhatsApp

whats
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram