Escrito por Kleiton Reis

avatar

Evolução Digital: como é esse serviço da InCuca?

Todo negócio precisa evoluir para continuar competitivo no mercado, e essa evolução precisa passar por todas as áreas da empresa. Além disso, é preciso evoluir em todos os aspectos organizacionais, como nos processos, nas estratégias, na cultura e, claro, na tecnologia.

O problema é que a tecnologia tem sido vista apenas como suporte nas organizações, principalmente aquelas que nasceram offline e estão ou vão passar por uma transformação digital. Porém, enquanto a tecnologia for vista somente como apoio, a empresa não irá evoluir como deve.

Pensando nesse protagonismo que a tecnologia precisa ter nas organizações, a InCuca criou o serviço de Evolução Digital. Em resumo, esse serviço busca ajudar as empresas a evoluírem, desenvolvendo, de forma sustentável e recorrente, alguns pilares fundamentais para sustentação do negócio no mundo digital.

Neste artigo, você vai descobrir o que é Evolução Digital e quais são os pilares essenciais para evoluir no mundo digital.

O que é Evolução Digital

Nos últimos anos cresceu rapidamente o número de empresas que buscaram passar por transformação digital. Essas empresas eram principalmente empresas offline que buscavam no digital uma forma de sobreviver ao novo momento da economia mundial.

Agora, a Covid-19 também obrigou várias empresas a migrarem rapidamente suas operações para o digital. Empresas que nasceram digitais saíram na frente e são as que melhor vão enfrentar esta crise e às próximas.

Na transformação digital, a empresa precisa passar de um modelo de operação tradicional para um modelo de operação digital. Na evolução digital, as empresas já possuem o mínimo de operação digital, mas precisam otimizar essa operação. 

Trata-se da busca constante por inovação e otimização de resultados.

Sua empresa não precisa ter toda a operação no digital para poder começar o processo de evolução. A metodologia desenvolvida pela InCuca busca começar este trabalho pelas áreas que naturalmente possuem maior afinidade com o uso de tecnologias inovadoras e entregam mais resultados para a empresa: marketing e vendas.

Além disso, essas são as áreas que mais consomem investimentos das empresas, e quanto mais otimizadas forem, melhor. Assim, o retorno sobre o investimento tende a aumentar e o custo de aquisição de clientes tendem a diminuir. Essa última característica é essencial nesses tempos.

Isso não significa que a evolução digital fique apenas nessas áreas. Com o tempo, todas as áreas, bem como seus processos e metodologias, devem ser digitalizadas, para melhorar a operação, aumentar a produtividade dos colaboradores e fazer a empresa entregar resultados positivos como um todo.

Pilares da Evolução Digital

A experiência da InCuca com a evolução digital de dezenas de clientes nos fez perceber que existem alguns pilares a serem trabalhados. Veja abaixo um esquema em pirâmide dos pilares da evolução digital.

Acompanhe como é o processo de evolução digital em cada um desses pilares.

Manutenção

A manutenção das tecnologias da empresa geralmente é lembrada somente quando estes apresentam problemas. Mas, ao contrário do que se possa imaginar, todas as tecnologias  precisam passar por constantes ajustes e atualizações.

Nos processos de manutenção das tecnologias, a InCuca prioriza:

  • Backups: proteger seus dados para não ter problemas com perda de informações importantes sobre o seu negócio.
  • Segurança de informações: para evitar invasões e roubo de informações dos seus clientes, principalmente em e-commerces, que fazem transações financeiras.
  • Verificação de erros: para não prejudicar a experiência do cliente e as estratégias de marketing.
  • Atualizações frequentes de tecnologia: para que as soluções da empresa acompanhem as atualizações tecnológicas e não fiquem para trás.
  • Monitoramento geral: para verificar qualquer problema que possa impactar negativamente nas tecnologias da organização.

A manutenção está na base da pirâmide porque é ela que sustenta o sucesso dos demais pilares. Por isso, a manutenção é um processo recorrente. Afinal, se a base tiver qualquer problema, todo o resto da pirâmide pode desmoronar.

Dados

O principal objetivo com essa ação é transformar os dados gerados pelas soluções web da sua empresa – como sites, blogs, sistemas internos etc. – em informações e inteligência, para que você possa gerar mais tráfego, mais leads, mais vendas, mais produtividade.

Com isso, é possível solucionar problemas e tomar melhores decisões sem depender de “achismos” ou apenas do conhecimento e experiência das pessoas. 

Para executar essa etapa da Evolução Digital, a InCuca coleta o máximo de dados disponíveis para buscar padrões, tendências ou outras diferenças imperceptíveis a olho nu que podem apontar caminhos melhores a serem seguidos no mundo digital.

A geração de insights e mensuração de dados é feita com base em diversas ferramentas, como Google Analytics, Google Search Console, Google Optimize, Heatmap, SEMrush etc.

Com o trabalho de análise de dados, a InCuca explora todo o ambiente, gera hipóteses e busca comprová-las ou refutá-las a partir da execução das atividades dos demais pilares.

Vale ressaltar que o trabalho de análise de dados também é constante, ou seja, perpassa todos os pilares da Evolução Digital e está sempre em execução, pois são os dados que guiam as ações nos ambientes das organizações.

Na análise de dados, a tecnologia tem se mostrado fundamental, e os negócios que investirem nisso agora são os que vão dominar o mercado no futuro.

Usabilidade

De forma simples, otimizar a usabilidade significa facilitar o uso da sua solução digital pelo usuário. Quando um sistema ou site é fácil de usar, a conversão é mais alta.

Mas na hora de otimizar algo, é preciso ter um objetivo, um foco. Então, geralmente as ações de otimização de usabilidade têm um foco claro: melhorar o uso de uma ferramenta, melhorar o processo de login, melhorar o processo de checkout do e-commerce etc.

A usabilidade pode ser especificada ou medida segundo a:

  • Facilidade de aprendizado: quando o usuário rapidamente consegue explorar o sistema e realizar determinadas tarefas.
  • Facilidade de memorização: quando o usuário, mesmo não frequente, é capaz de retornar às solução e realizar suas tarefas sem a necessidade de reaprender como interagir com ele.
  • Baixa taxa de erros: quando o usuário consegue realizar suas tarefas sem maiores problemas e é capaz de recuperar erros, caso ocorram.

Existem várias formas de avaliar a usabilidade de um site. A mais famosa é a avaliação heurística, de Nielsen e Molich, que definiram 10 princípios de usabilidade:

  1. Visibilidade do Status do Sistema.
  2. Compatibilidade entre o sistema e o mundo real.
  3. Controle e liberdade para o usuário.
  4. Consistência e Padronização.
  5. Prevenção de erros.
  6. Reconhecimento em vez de memorização.
  7. Eficiência e flexibilidade de uso.
  8. Estética e design minimalista.
  9. Reconhecimento, diagnóstico e recuperação de erros.
  10. Ajuda e documentação.

Na InCuca, o time de UX Design analisa cada ponto para sugerir otimização dos sistemas das empresas.

Nesse trabalho, incluem-se tanto as tecnologias que são focadas nos usuários externos, como site e blog, como aquelas focadas nos usuários internos, como ferramentas próprias de financeiro, RH, logística, etc. 

Afinal, casos as ferramentas de uso interno não sejam otimizadas, os colaboradores podem perder um tempo precioso e, inclusive, errar na execução de suas tarefas.

SEO – Otimização para Sites de Busca

Otimização de SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias que busca melhorar páginas na internet para que subam no ranking dos resultados quando um usuário faz uma busca em sites como o Google, Bing e o Yahoo. 

Com um SEO bem feito, sua empresa gera mais tráfego orgânico de qualidade e se posiciona como autoridade no tema que domina.

Atualmente, existem cerca de 200 fatores que impactam no rankeamento das páginas, que vão desde otimização de conteúdo a otimizações técnicas nas páginas. É por isso que se costuma dividir as estratégias de SEO Off Page, que são aquelas voltadas a conteúdos e ações fora do site, e estratégias SEO On Page, que são feitas no próprio site.

A InCuca faz todo o planejamento de otimizações de SEO de seus clientes, de acordo com as principais necessidades de cada um. No entanto, de forma geral, os principais tópicos que são analisados:

  • Tráfego: é o coração de um negócio no mundo digital. Tudo começa pelo tráfego. A InCuca analisa o crescimento esperado, a qualidade do tráfego, as páginas mais visitadas e os motivos de queda e crescimento.
  • Conteúdos: identifica-se os conteúdos que mais contribuem para a estratégia da empresa. Nesse item, analisa-se a intenção e o comportamento do usuário e como anda a conversão no conteúdo.
  • Palavras-chave: esse tópico diz respeito aos termos para os quais você quer que seu site ou algum conteúdo do seu blog seja a resposta. Faz-se uma análise completa do ranking de palavras-chave importantes para o negócio do cliente, identifica-se as oportunidades que não estão sendo trabalhadas, analisa-se as estratégias da concorrência e as oportunidades de atualização de palavras-chave e conteúdo.
  • Perfil de backlinks: diz respeito à qualidade e à quantidade dos links que apontam para o seu site, blog ou e-commerce. Nesse tópico, a InCuca analisa ainda os tipos de links que sua página recebe.
  • Saúde da página: diz respeito a tudo que pode atrapalhar a obtenção de resultados, mesmo estando com todos os outros itens bem otimizados. Nesse item, analisa-se a estrutura de tags no código do site, a saúde dos links nas páginas e a performance geral da página.

Conversão

Ter uma solução orientada a conversão é essencial para que os negócios deem certo. A conversão não acontece somente em sites e e-commerces, mas em qualquer tipo de solução em que você busca cadastrados, como apps, softwares, etc.

Apesar disso, ter uma boa taxa de conversão é um desafio ainda para muitas empresas, e por isso a InCuca busca orientar todas as suas soluções para que fiquem sempre otimizadas para conversão.

Para analisar e melhorar a conversão nas soluções web, faz-se uma série de análises antes de colocar a mão na massa, tais como:

  • Responsividade da solução.
  • Conteúdo da página.
  • Tipos e características dos CTAs.
  • Análise de cores e contrastes da página.
  • Disposição e presença de elementos persuasivos nas páginas.

Depois dessa análise, a InCuca passa a trabalhar para melhorar os pontos fracos e otimizar ainda mais os pontos fortes dos ambientes, sempre realizando testes e analisando dados para apontar a versão vencedora dos experimentos realizados. 

Além dos testes, a InCuca desenvolve Landing Pages utilizando as melhores práticas do mercado, sempre pensando em conversão e SEO.

Por fim, esse pilar também busca otimizar fluxo de informação, fluxo de navegação, títulos e headlines, design (cores, tipografia), layout e imagens. O serviço é completo para garantir a máxima capacidade de conversão de um sistema web.

Novas soluções digitais

Todas as ações até aqui dizem respeito a otimizações nos ambientes para que possam continuar evoluindo. No entanto, às vezes as soluções digitais precisam crescer em questão de ferramentas e funcionalidades para continuarem evoluindo. 

Essa é uma forma de as empresas continuarem satisfazendo os desejos e as necessidades dos seus clientes ou mesmo expandindo seus negócios para novas áreas e segmentos. Também é uma forma de manter as tecnologias utilizadas internamente sempre atualizadas.

Leia mais: Como a tecnologia pode melhorar suas vendas

Existe também a possibilidade de diminuir o tamanho de algumas soluções, que cresceram de forma muito rápido e mal planejada e que precisam enxugar suas ferramentas, páginas e funcionalidades para se tornarem mais fáceis e simples de serem utilizadas.

Para pensar na criação de novas soluções para evoluir ambientes digitais, a InCuca faz uma série de análises, inclusive das estratégias de negócio da empresa. Por exemplo, se uma construtora quer expandir seu mercado para aluguel de imóveis, será preciso de um novo sistema que permita agendar visitas e gerenciar os inquilinos. 

Ainda, se uma empresa precisa implantar uma solução que permita que a compra online seja mais simples e gere menos atrito entre os usuários, como um provador online em um e-commerce de roupas.

Essa análise é feita junto com o cliente e o time da InCuca sugere as soluções que vão trazer mais e melhores resultados para o cliente.

Tecnologias disruptivas

Tecnologias disruptivas são aquelas que inovam, que revolucionam, que são diferentes do que já existe no mercado. Elas podem criar um novo mercado ou mudar a forma como o mercado se comporta com relação ao consumo daquele tipo de tecnologia.

Nos últimos anos, muitas empresas ao redor do mundo têm apostado em desenvolver tecnologias disruptivas como forma de se diferenciar de seus concorrentes. Essas empresas têm buscado desenvolver soluções utilizando:

Internet das coisas (IoT), que conecta máquinas em uma rede que permite o compartilhamento de dados que possam complementar as atividades de cada uma delas. O varejo é um dos segmentos que mais tem se beneficiado da evolução da internet das coisas.

Inteligência artificial, que diz respeito à capacidade de aprendizado de robôs e máquinas em geral, inclusive soluções como e-commerce, sites, apps e softwares. Quanto mais um e-commerce aprende sobre o comportamento dos usuários, mais ele pode se adaptar para melhorar a conversão em vendas.

Realidade virtual ou aumentada, que revolucionou o mercado do varejo. Um estudo da Gartner Predicts de 2017 apontava que até esse ano, pelo menos 100 milhões de consumidores usarão a Realidade Aumentada para fazer compras.

Robótica avançada, que podem ajudar a aumentar a produtividade das empresas. Imagine poder separar produtos em estoque e realizar entregas 24 horas por dia? 

Sem falar do uso cada vez mais comum de cloud computing, de blockchain e outras inovações que vão mudar o mundo em poucos anos.

Todas essas evoluções digitais vão impactar nas tecnologias que você utiliza hoje. Os chatbots e assistentes virtuais ficarão cada vez mais inteligentes e parecidos com atendentes humanos, tecnologias para saúde poderão fazer diagnósticos mais rápidos e com maior assertividade, as assistentes virtuais domésticas conseguirão realizar tarefas cada vez mais complexas.

Como está a situação da sua empresa em relação a esses pilares da Evolução Digital? Quer um diagnóstico gratuito? Mande uma mensagem no WhatsApp ou preencha o formulário abaixo..

diagnóstico
gratuito

Digite seus dados

Peça um diagnóstico do seu ambiente digital

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.