Como o google funciona

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Como o Google funciona?

O gigante da internet é muito mais do que uma plataforma de pesquisa. Utilizando a ferramenta e todos seus recursos disponíveis do jeito certo, é possível alavancar seus negócios. Mas, para isso, é preciso entender como o Google funciona.

Você já deve ter ouvido por aí que o Google é uma ferramenta poderosa para os negócios. Mas essa informação, sem saber exatamente como você pode usá-lo ao seu favor, não significa nada.

A verdade é que o Google e seu algoritmo revolucionaram a internet. E não foi só isso. Ele mudou o comportamento e a jornada de compra das pessoas.

Conforme dados do próprio Google, no último ano, apenas suas ferramentas de pesquisa e de publicidade ajudaram a fornecer US$ 335 bilhões em atividade econômica para mais de 1,3 milhão de empresas. Ainda, as pequenas empresas consultadas que utilizaram as ferramentas digitais avançadas da marca, experimentaram um crescimento de receita em relação ao ano anterior quatro vezes maior do que aquelas digitalmente menos avançadas.

Então, que tal extrair o máximo de resultados de sua estratégia digital? Para ajudar nisso, compreenda como o Google funciona e pode ajudar seu negócio a se desenvolver. Acompanhe a seguir.

Entenda como o Google funciona

Por que o Google coloca um site na primeira posição em vez de outros?  Quais fatores e critérios realmente importam para melhorar o posicionamento? Resumidamente, são os algoritmos do Google que determinam quem aparece nas primeiras posições.

Os algoritmos funcionam como um conjunto de operações que define a forma como os resultados das buscas serão apresentados aos usuários, com o intuito de melhorar a experiência de busca e a navegação.

Buscadores nada mais são do que máquinas especializadas em responder dúvidas dos usuários. Nesse cenário, o melhor resultado é aquele que traz a resposta mais completa, que está não só no conteúdo que a página entrega, como também na qualidade da experiência de navegação.

Desse modo, os sistemas de classificação do Google organizam centenas de bilhões de páginas da internet nos resultados de pesquisa de modo a apresentarem aqueles mais úteis e relevantes para o usuário – e tudo em uma fração de segundo. 

Entre os critérios desses algoritmos para tais resultados, estão:

  • O Google utiliza informações contextuais sobre o comportamento da pesquisa.
  • O Google prioriza o conteúdo com base na relevância e na autoridade do site.
  • O Google penaliza conteúdo com spam.
  • O Google valoriza a qualidade do código do seu site.

Nos algoritmos do Google, a importância dada a cada fator varia conforme a natureza da busca. Por exemplo, a atualização do conteúdo é considerada um fator mais importante para os resultados de uma busca sobre notícias atuais sobre um tema do que uma página com definição dicionarística do tópico.

Primeiros passos para aproveitar os benefícios do Google em sua estratégia

Conheça, a seguir, alguns dos recursos disponíveis no Google e que podem impactar positivamente em sua estratégia de marketing e vendas.

Google Meu Negócio

Ter presença digital é fundamental nos dias de hoje para qualquer negócio. Sendo assim, estar no maior buscador online é requisito de ordem. O Google Meu Negócio se refere a uma ferramenta gratuita que centraliza diversas funcionalidades do Google.

Ele funciona como uma página exclusiva da sua empresa no buscador. Desse modo, quando as pessoas digitam o nome da sua empresa no Google, ela aparece contendo informações como endereço, telefone, horário de funcionamento, site, avaliações, etc.

Como o Google Funciona

Página da InCuca no Google Meu Negócio

Site e blog

Criar um site institucional e um blog, com informações e conteúdos relevantes, é uma estratégia inteligente para melhorar o seu posicionamento no Google e seu relacionamento com a sua audiência.

Ainda, esse conteúdo, otimizado, qualificado e atualizado será fundamental para garantir um bom ranqueamento de sua marca nos buscadores como o Google.

SEO

A sigla significa Search Engine Optimization e se trata de uma otimização para os motores de busca, que reúne estratégias para potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados de busca gerando conversões.

Entre as dicas para aplicar no site, destacam-se: utilizar palavras-chaves corretas e adequadas para seu público de interesse; criar conteúdo que realmente responda ao objetivo da busca do usuário; ter URLs amigáveis, ou seja, fáceis de ler e memorizar; ser responsivo, entre outras.

Google AdWords

O Google AdWords é uma das maneiras mais fáceis e acessíveis para anunciar na internet, sendo totalmente adaptável para qualquer tipo de negócio e orçamento. Por meio dele, é possível criar os anúncios que aparecem nos resultados patrocinados do Google nas buscas por palavras-chaves compatíveis.

Google Analytics

Para mensurar informações como número de acessos ao site, as origens desses acessos, qual termo se utilizou na pesquisa, qual dispositivo de acesso, páginas mais acessadas, páginas que mais convertem, campanhas com melhor retorno, entre outras que podem ajudar a tornar sua estratégia mais assertiva e poderosa, o Google Analytics é um bom aliado.

Como a InCuca pode te ajudar?

Agora que você já sabe como o Google funciona, é hora de colocar essas e outras estratégias em prática para construir presença digital consistente, melhorar seu posicionamento em seu segmento de atuação, além de contribuir com o desempenho e credibilidade do seu negócio – e tudo isso culminando em mais vendas para sua empresa.

Para te ajudar nesse processo, a InCuca pode trazer a solução ideal. Especialistas em negócios no ambiente digital, nós, da InCuca, oferecemos um serviço completo de diagnóstico e mão na massa para evoluir o negócio dos nossos clientes no Google.

Fale conosco sobre como podemos melhorar o desempenho da sua empresa no Google, entre em contato com nosso comercial.