Escrito por Kleiton Reis

avatar

Por que começar hoje a produzir conteúdo para blog

Gerar tráfego e fazer com que sua empresa alavanque resultados nos canais digitais exige estratégias efetivas e alinhadas às demandas de sua persona. Produzir conteúdo para blog, em um cenário no qual práticas de SEO e Inbound Marketing são peças-chave, torna-se indispensável.

Chamar e conquistar a atenção dos clientes envolve dominar uma metodologia que engaje seu público de interesse e amplie sua rede de contatos. Nesse contexto, produzir conteúdo para blog significa deixar de tratar seu cliente como um consumidor passivo. A criação de conteúdo relevante e que tenha valor, se realizada corretamente, mostra-se aderente aos desejos profundos e à resolução de dores importantes de sua persona.

Saiba mais, neste artigo, sobre porque você deveria começar hoje mesmo a produzir conteúdo para seu blog. Por que e como fazer com que seu público se envolva e gere valor com o que sua empresa tem a dizer? Quais são os benefícios em adotar essa estratégia? Confira a seguir!

1. Produzir conteúdo para blog gera retorno financeiro com investimento mínimo

Estratégias de marketing de conteúdo já são adotadas por 73% das empresas no Brasil, segundo dados da Content Trends de 2018. Isso indica que não só produzir conteúdo para blog é uma estratégia interessante, como adotar essa prática pode gerar um grande retorno financeiro para seu negócio.

Conquistar novos clientes comumente demanda um alto custo para boa parte das empresas. E, muitas vezes, isso se dá por conta dos canais e das estratégias utilizadas para captação. Equipes comerciais e mídias pagas podem gerar resultado financeiro, mas demandam um alto valor de investimento. E se você pudesse ter os mesmos resultados com um valor de investimento otimizado?

A métrica de CAC (Custo de Aquisição de Clientes) pode ser reduzida ao produzir conteúdo para blog. Com materiais que solucionam dúvidas de seus clientes, você qualifica pessoas interessadas em sua empresa e faz com que o processo de conversão de potenciais clientes (leads) seja reduzido em termos de tempo e custos.

2. Educar o mercado faz com que você construa autoridade

Um erro em não investir em marketing de conteúdo está na abordagem de clientes que talvez não estejam prontos para o que sua organização oferece. Seus serviços, produtos e benefícios podem não estar sendo compreendidos da forma que sua empresa espera.

Comece a produzir conteúdo para blog para se tornar autoridade

Para solucionar essa questão, sua organização pode produzir conteúdo para blog de forma personalizada. O cliente moderno não busca produtos, ele busca soluções. Por isso, é preciso saber como oferecer a informação certa e conduzi-lo naturalmente para o que ele necessita.

Além de educar o mercado, produzir conteúdo para um blog corporativo ajuda a construir autoridade de marca. Com o planejamento e esforços direcionados corretamente, você pode atingir novos públicos e diferenciar sua empresa das demais em seu segmento.

3. Gerar uma audiência fiel começa com um conteúdo relevante

Dentre as formas de gerar tráfego, a produção de conteúdo é a que mais contribui e gera resultados consistentes. Sites de busca, como o Google, atualizam seus algoritmos para que a relevância da informação buscada esteja em destaque. Ou seja, produzir conteúdo para blog é garantia de sempre ter sua marca sendo encontrada por seu público de interesse.

A relação com sua audiência não pode se dar somente em questão de números. Preferência de marca e decisão de escolha passam por familiaridade e pela forma como sua empresa se relaciona e cria laços com o público.

Produzir conteúdo para blog, nesse aspecto, serve como um cartão de visitas mais efetivo. Além de fornecer informações, você tem a oportunidade de criar relações mais consistentes e fazer com que seus clientes tornem-se advogados da marca, recomendando ela e ampliando a sua visibilidade e percepção.

Ter uma estratégia de marketing de conteúdo deixou de ser somente um diferencial para se tornar uma das principais bases da estratégia das empresas em canais digitais. E produzir conteúdo para blog é uma ação ideal como passo inicial nessa estratégia.

Além de ser uma maneira efetiva de diminuir o custo de aquisição de novos clientes, o conteúdo relevante e consistente de um blog pode fidelizar seu público-alvo. Ainda mais, com um público-alvo qualificado, sua empresa gera uma percepção diferenciada e passa a atuar nas mídias digitais com maior assertividade e consistência – pavimentando seu caminho para tornar-se referência e preferência em seu nicho.

E então, você precisa produzir conteúdo para blog, mas não sabe como desenvolver sua estratégia de marketing de conteúdo?

Confira as soluções de blog disponibilizadas pela InCuca e comece hoje mesmo uma estratégia Inbound Marketing que faça a diferença, atraia leads e alavanque resultados. Aguardamos o seu contato!