Escrito por InCuca Tecnologia

avatar

Por que sua empresa deve investir no digital

Possivelmente, você já ouviu bastante sobre investir no digital, não é mesmo? No entanto, são poucos que conseguem justificar essa iniciativa de forma concreta, de modo a ficar claro como o seu negócio pode crescer com isso. Ou seja, é importante não investir no digital apenas porque todos estão fazendo isso, mas por compreender quais benefícios essa ação trará, de fato, para a sua empresa.

De acordo com um levantamento da agência We Are Social, em parceria com a HubSpot, sete em cada 10 brasileiros entrevistados descobrem novos produtos por meio de pesquisas no Google. Isso significa que a vitrine de novas marcas já é digital e, para ser encontrado pelo seu público de interesse, é preciso fazer parte desse movimento.

Como sua empresa está atuando no meio digital? Você já tentou investir ou mesmo iniciar um projeto digital em seu negócio? Já é tempo de pensar nisso! Confira, a seguir, alguns motivos que demonstram que é hora de investir no digital para conquistar e reter mais clientes.

1. Porque investir no digital constrói e fortalece presença

Canais como o Google e o Facebook oferecem ferramentas para que você crie e fortaleça sua presença digital. E se você não as aproveita da melhor forma, saiba que está perdendo clientes!

Entretanto, não basta apenas colocar o endereço de sua empresa no Google Meu Negócio ou criar uma página no Facebook, por exemplo. Ter um site ainda é uma estratégia fundamental. Além do site ser um espaço exclusivo do seu negócio, ele é a base para campanhas e estratégias valiosas para trazer mais clientes e aumentar sua relevância. E, por isso, é essencial pensar em seus elementos.

É sabido que o primeiro resultado do Google tem 33% de todo o tráfego relacionado àquele termo. Ou seja, está na hora de pensar em como formatar seu site para que ele tenha relevância em relação a essas palavras-chave que estão sendo buscadas. É o chamado SEO (Search Engine Optimization – Otimização de Motores de Busca).

Métricas como a taxa de cliques (CTR – click-through-rate), por exemplo, são utilizadas pelos motores de busca do Google para qualificar seu site. E, para que isso seja otimizado, é importante investir para que seu site tenha uma boa navegação e usabilidade. Um bom site deve ser responsivo, isso é, navegável em todos os dispositivos.

2. Porque qualifica seu público, aumentando sua base de clientes ideais

Investir no digital é, também, investir em conteúdo. Dependendo de seu negócio, agregar informação relevante é o que você precisa para atrair clientes. E a forma com maior potencial de retorno para isso é tendo o seu blog.

Talvez nem todos conheçam o seu produto ou serviço. Ou, se conhecem, talvez nem sintam necessidade ou desejo de consumi-lo. Por isso, aproveite ao máximo as ferramentas de divulgação e seu próprio site para criar o blog de sua empresa e gerar conteúdo útil e relevante. Assim, você atrai não só clientes já próximos ao fechamento da compra, como também qualifica seu público e o prepara para consumir o que você tem a oferecer.

3. Porque você pode atender rapidamente o seu público aonde ele estiver

O grande trunfo de investir no digital é saber quem exatamente seu público é. E isso faz com que a comunicação do seu negócio seja mais assertiva. Com as ferramentas e soluções corretas, você pode monitorar atividades, perfis e criar campanhas e estratégias de marketing digital altamente segmentadas.

Além disso, você cria canais diretos para se comunicar com seu público. Canais de atendimento podem ser potencializados ao investir no digital. Imagine automatizar um canal de vendas enquanto sua equipe comercial pode focar em um atendimento personalizado e mais próximo com os melhores clientes no fundo de seu funil de vendas? Agora você pode!

Leia mais: Quais são as tendências para o desenvolvimento de sites em 2019

4. Porque investir no digital é barato e gera grandes retornos

Ao contrário do mito que envolve o marketing mais tradicional e que se estendeu ao digital, a divulgação online pode ser bastante acessível – e, ainda assim, muito eficiente. Estudos indicam que ela pode ser até 62% mais barata e três vezes mais efetiva do que as técnicas de marketing tradicionais.

Desse modo, o valor demandado e o retorno ao se investir no digital é incomparável. Campanhas offline podem ser onerosas e, pior, não oferecer os resultados que você busca, não tendo aderência a determinados segmentos de seu público em potencial.

Já aliando estratégias de otimização de seu site, planejamento robusto de conteúdo em blog e redes sociais e soluções que automatizem processos operacionais, é possível ter grandes resultados de conversão de cliente investindo muito menos.

5. Porque seu concorrente provavelmente está atrás

Das 16 milhões de empresas no Brasil, apenas 10 mil utilizam soluções de marketing digital. Isso significa que há grandes chances de seu concorrente ainda não ter uma presença mais efetiva online – o que é uma ótima oportunidade para você aproveitar o timing e inovar, conquistando esses clientes primeiro!

Como vimos, investir no digital é uma grande oportunidade para sua empresa. Com investimento acessível e grande potencial de atrair novos clientes, o ambiente online pode ser a vitrine que faltava para sua marca escalar e melhorar suas vendas.

Quer saber mais sobre como investir no digital com resultados comprovados? Confira as soluções da InCuca para sites que irão aumentar suas conversões!