seo para wordpress

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Dica de SEO para WordPress: atributo alt das imagens

Otimizar o código de seu site para ferramentas de busca exige atenção a cada um de seus elementos. Em relação a imagens, a biblioteca HTML utiliza o atributo alt para especificar suas descrições. Saiba mais, neste artigo, sobre como utilizar o atributo alt corretamente no SEO para WordPress. Acompanhe a seguir.

O que é o atributo alt?

Originalmente, o atributo alt foi introduzido ainda no HTML2. Sua proposta era oferecer uma descrição de uma imagem caso o elemento não pudesses ser carregado pelo navegador. Com a introdução das ferramentas de busca na web, no entanto, o atributo ganhou novas aplicações.

Atualmente, boa parte do conteúdo na web é baseado em imagens. No entanto, muitos sites não estão otimizados para oferecerem a melhor experiência ao usuário ao trabalhar com imagens, sobretudo no ambiente mobile.

Entretanto, há boas práticas bastante simples e que contarão pontos a favor de seu site e da experiência de seu cliente. Por exemplo, ao fazer o SEO para WordPress, é possível adicionar descrições com a ajuda de atributos alt e title. Assim, palavras-chave relacionadas a imagens no Google e em outros serviços de busca retornam amostras de imagens como resultado.

O ranqueamento utilizado pelo Google Imagens oferece um grande destaque em relação aos links. Em alguns casos, as amostras de imagens chegam a aparecer antes dos resultados da páginas da web.

Qual é a importância de preencher o atributo alt?

O algoritmo do Google Imagens e dos demais sites de busca precisa de informações para ler os elementos de todas as imagens na web. Preencher o atributo alt não apenas organiza os elementos de seu site como também permite um maior destaque no ranqueamento.

Com as ferramentas já disponíveis de SEO para WordPress, é possível já preencher o atributo alt das imagens no momento em que elas são enviadas ao servidor. Também é possível editar facilmente atributos de imagens do site por meio da plataforma.

O atributo alt, além de ser importante no SEO para WordPress, faz com que a experiência do site em si torne-se mais acessível. Usuários com necessidades especiais visuais, por exemplo, podem utilizar softwares que leem o atributo alt das imagens. Assim, não se perde a experiência gerada pelas imagens.

SEO para WordPress: qual é a melhor forma de preencher o atributo alt?

Primeiramente, é importante dar importância para a qualidade e o formato das imagens. Utilizar as extensões padrão (.jpg, .gif, .png) e equilibrar sua otimização de carregamento com a qualidade é essencial na construção de um site.

Ao trabalhar no SEO para WordPress de seu site, é preciso lembrar do atributo alt como mais um elemento para a preferência dos motores de busca. No entanto, isso não significa que o alt text deva abusar de palavras-chave. É preciso preenchê-lo com uma descrição sucinta, dirigida ao usuário de seu site.

É preferível manter o atributo alt com 4 a 8 palavras para a descrição. Além disso, o contexto influencia totalmente na otimização. Trabalhar o SEO para WordPress nas imagens, por meio dos atributos alt, envolve criar um diálogo com os outros elementos. Isso significa que o assunto do texto deve ser complementado pelo atributo alt das imagens.

Considerações finais

Saber trabalhar com as imagens em seu site é crucial para o bom posicionamento de seu canal. Portanto, saiba explorar as ferramentas de SEO para WordPress e mantenha as imagens do atributo alt otimizadas. Isso não só garante um melhor posicionamento no Google como também permite que seu público tenha uma boa experiência de navegação.

Como seu site organiza imagens e seus atributos alt? Sua estratégia de SEO para WordPress considera esses atributos para otimizar os resultados de busca de seu site? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários. Até a próxima!

website
sob medida

Consulte um especialista

Digite seus dados

  • Exemplo: Impactar meus visitantes com website profissional e converter mais leads.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.