topo da busca

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Dicas para aparecer no topo da busca de sites

Aparecer no topo da busca de sites é um sonho para os empreendedores online. Inicialmente, não parece uma tarefa fácil, mas algumas técnicas de SEO podem garantir esse posicionamento tão almejado de forma simples e rápida. Uma delas é a otimização da estrutura digital que você criou para o seu negócio na web. É claro que os resultados não surgem de imediato, mas uma boa otimização pode acelerar o processo. Você sabe como colocar essa técnica em prática? Acompanhe o post e descubra!

1. Apareça no topo da busca de sites atualizando sua estrutura digital

Se você olhar para o passado, poderá perceber como evoluiu o design e as funcionalidades acrescidas às páginas de Internet. Essa evolução ainda não acabou e deve fazer parte de um processo evolutivo contínuo. O Google dá muita importância a sites que acompanham essas atualizações e, se o seu não segue essa tendência, poderá não alcançar o topo da busca. Comece por analisar o website e eliminar seções que possuem alto índice de rejeição. Invista no redesign das páginas mais acessadas e acrescente funcionalidades que a sua plataforma permite, caso sejam relevantes para o seu negócio.

Uma boa dica para descobrir qual o melhor design atualmente é visitar as páginas de grandes empresas existentes na web. Elas investem pesado em tecnologias de ponta para oferecer as melhores experiências de compra aos clientes e, como consequência, atingem altos números em vendas. Seja uma empresa de consultoria ou uma loja virtual, vale a pena conferir o que está dando certo. Dê preferência para pesquisar os sites que ocupam o topo da busca.

2. Utilize plugins de SEO e coloque o seu negócio no topo da busca de sites

Algumas plataformas de sites oferecem plugins que ajudam a realizar o trabalho de SEO de forma mais automatizada. Verifique essa possibilidade para facilitar o desenvolvimento e aplicação da estratégia e alcance resultados mais rápidos. Além disso, não deixe de se beneficiar das vantagens oferecidas pelo próprio Google em ferramentas como o Webmasters Tools, Google Analytics, Google Trends e Google Adwords. Nada melhor do que ter a assessoria do próprio Google para indicar quais melhorias podem posicionar o seu negócio no topo da busca de sites.

3. Agregue maior agilidade ao seu website

Se o seu website é lento para abrir uma página ou demorado para executar alguma funcionalidade, saiba que o desempenho é um fator considerado importante para o ranqueamento e posicionamento no topo da busca de sites. Utilize indicadores de desempenho para descobrir onde precisa melhorar e mãos à obra. Geralmente, Isso pode ser resolvido otimizando imagens (redução do tamanho sem afetar a qualidade) e organizando melhor a estrutura do site.

4. O apoio de um profissional coloca o seu negócio no topo da busca de sites

É importante lembrar que, sem os conhecimentos e habilidades necessárias para uma estratégia de otimização e posicionamento no topo da busca de sites, você pode não obter os resultados como planejado. Por isso, se esse for o seu caso, o recomendado é terceirizar o serviço e deixar na mão de quem entende. Uma empresa de TI dispõe de profissionais especializados nessa área e, além de proporcionar melhores resultados para a sua estratégia, pode transferir know how para o seu negócio.

Agora que você já sabe o que deve fazer, não perca mais tempo. Arregace as mangas e comece agora mesmo a sua estratégia de otimização para reposicionar o seu negócio no topo da busca de sites.

E aí, gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião e experiências com a gente!