otimização de site

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Como realizar a otimização de site e gerar mais leads

Ter presença na web com sites é realidade para muitas empresas, porém em muitos casos elas não conseguem gerar engajamento com o público-alvo e consequentemente não promovem vendas por meio deste recurso.

O que poucos empresários sabem é que não basta apenas ter um site e esperar que os visitantes o acessem. Nada acontece sem que haja a otimização adequada.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas de boas práticas para que você possa otimizar o site da sua empresa, gerando mais leads que poderão ser convertidos em negociações. Acompanhe!

1. Faça otimização de site com o SEO

O SEO (Search Engine Optimization) representa basicamente um conjunto de práticas para otimizar sites em buscadores. Com isso, quem deseja estar nas primeiras posições nas buscas orgânicas dos usuários, é essencial que faça em seu site a otimização do SEO. Para esta etapa as principais dicas são:

Palavras-chave

Inclua em seus conteúdos as palavras-chave que farão os usuários encontrar seu site. Neste caso, é essencial não exagerar no excesso e nem pecar pela falta de delas;

Meta Tags

Insira meta tags nos conteúdos, facilitando assim a otimização das páginas nos buscadores;

URLs amigáveis

O uso de URLs amigáveis também representa uma grande relevância para um bom posicionamento de páginas em buscadores. Usar as palavras-chave e não códigos é uma boa estratégia para o ranqueamento.

Link building

Também é uma técnica muito efetiva na otimização de SEO, e consiste em fornecer e receber links de outros sites que apontam para páginas externas. Essa técnica dá maior autoridade ao domínio e as páginas. O uso de links internos também é um fator relevante para a otimização do site, por isso é importante criar um ciclo de navegação em todo o site.

Títulos H1, H2, H3

Estas tags são essenciais para destacar títulos e subtítulos não só visualmente, mas também para uma melhor identificação nos scripts dos buscadores.

 2. Crie gatilhos

A criação de gatilhos funciona basicamente como uma forma de convidar o leitor a praticar uma ação no site. Para esta técnica, recomendam-se os seguintes recursos:

  • Call to action: utilizada geralmente no final de um conteúdo, são pequenas frases que estimulam o leitor a comentar, fazer download de um conteúdo ou até mesmo ler outras postagens do site.
  • Landing Pages: páginas específicas nas quais o leitor deve se cadastrar para receber um conteúdo anunciado, gerando assim novos leads para o site da empresa.
  • Newsletter: recurso geralmente representado por uma caixa no site, pelo qual o leitor se cadastra para receber mais informações sobre os conteúdos que são abordados no site/blog da empresa.

3. Utilize imagens adequadas

O uso de imagens adequadas também é uma ótima opção para gerar mais leads, já que os recursos visuais possuem grande relevância na decisão dos usuários.

Para esta etapa, é essencial a escolha de imagens com boa resolução, porém compactas e leves. Além disso, é recomendado que possuam relação com o conteúdo abordado na página e tags para melhor otimização no site.

4. Post relacionados

Possuir uma sessão de postagens relacionadas também é uma técnica recomendada para otimização do site e maior interação dos usuários. Além desses recursos, é possível utilizar sessões de postagens em destaques ou artigos mais lidos no site. Com isso, os leitores terão maior facilidade na navegação dos conteúdos, além de permanecerem mais tempo no site.

5. Estimule a interação

Estimular a interação no site é importante para receber feedbacks, criar conceitos da marca da empresa e até mesmo engajamento com o público-alvo. A área de comentários e botões de compartilhamento de conteúdos para as redes sociais em cada post ou página são bons exemplos.

Vale destacar a importância de contar com profissionais qualificados para que a otimização do site seja feita de maneira adequada, já que a prática de SEO e demais recursos técnicos requerem conhecimentos específicos para que sejam implementados de maneira correta e gerem o retorno esperado.

E você, tem dúvidas sobre a otimização de sites e geração de leads? Deixe seu comentário!