Escrito por Kleiton Reis

avatar

Como melhorar a conversão de leads no site

Se a sua empresa segue as tendências tecnológicas e mercadológicas, certamente você faz uso de plataformas digitais. Quando falamos desse universo, falamos também em divulgação, novos clientes e manutenção de audiência. Para vender mais, por exemplo, é preciso usar os recursos certos para conquistar resultados expressivos, como melhorar a conversão de leads no site.

Entre os requisitos padrão da presença digital, se fazem necessárias a criação e manutenção de um site eficiente, rápido e relevante para a persona de seu negócio. Um site funciona como um cartão de visitas online e um canal de vendas valioso. Por meio dele, e com estratégias assertivas, é possível ganhar credibilidade no mercado, divulgar produtos e serviços, aumentar a conversão de leads e, consequentemente, aumentar as vendas.

No entanto, para garantir os benefícios que um bom site possa  oferecer, é preciso tomar todas as medidas necessárias para entregar uma boa experiência ao cliente, desde o momento da pesquisa em um buscador online até a venda.

Por isso, neste artigo, apresentaremos dicas de como melhorar a conversão de leads no site para você começar a aplicar já em sua empresa. Acompanhe.

Boas práticas de como melhorar a conversão de leads no site

Vamos partir do princípio? Um lead nada mais é do que uma oportunidade de negócio (representada por uma pessoa física ou jurídica) que forneceu suas informações de contato, como nome, e-mail e telefone, em troca de uma oferta da sua empresa (um conteúdo educativo, um brinde, por exemplo).

Sendo assim, podemos dizer que o lead é alguém que já demonstrou interesse no segmento do seu negócio e que, de certa forma, gostaria de ouvir mais da sua empresa, seja por meio de conteúdos informativos ou ofertas de produtos e serviços.

Então, se você está em dúvida de como melhorar a conversão de leads no site, conheça algumas dicas que podem começar a ser implantadas hoje mesmo:

1. Fazer muitos testes de comparação

Teste A/B, ou teste de comparação, se refere à medida de criar duas versões de um site ou de uma landing page e fazer testes para entender qual delas gera mais conversões. Levantamentos indicam que esse é o método mais utilizado para elevar o número de conversões em landing pages.

Nesse tipo de iniciativa, é válido testar títulos, ícones e botões para conversões, formulários, tamanho das imagens, fonte, conteúdos, entre outros pontos importantes para elevar as conversões do seu canal digital.

2. Ter um site responsivo

O número de pessoas que utiliza seu smartphone ou tablet para acessar sites e plataformas digitais cresce a cada dia. Por isso, ter um site responsivo – ou seja, adaptado para ser visto e apresentar uma boa experiência em todos os dispositivos possíveis – é requisito de ordem. Além de ser decisivo para que o lead não abandone a página, também é um fator avaliado pelos buscadores.

Como melhorar a conversão de leads

De fato, quase 60% dos usuários participantes de um estudo afirmaram que não recomendam uma empresa com um site mal projetado no celular. Outro número importante: 88% dos consumidores online consultados afirmaram ser menos provável retornar a um site após terem uma experiência negativa nele. Dados como esses demonstram como é importante prover uma experiência positiva e responsiva para melhorar a conversão de leads no site e não perder clientes.

3. Reduzir os formulários

Se você ainda não sabe como melhorar a conversão de leads no site, essa é uma dica importante: poucas coisas são tão desanimadoras na internet quanto preencher um longo formulário.

Por isso, otimize o seu formulário ao máximo para que ele seja simples e objetivo. Se, por exemplo, o intuito for capturar o e-mail dos potenciais clientes, elimine questões adicionais como número de telefone, tamanho da empresa, etc.

Pergunte apenas o necessário e que, de fato, terá uma aplicabilidade para sua empresa. Conforme estudos da HubSpot, por exemplo, formulários que apresentam entre 3 e 7 campos tendem a gerar bons índices de conversão.

4. Atentar-se aos botões de conversão (CTA)

Criar ícones ou botões que chamem atenção para a ação de conversão, é uma medida importante para destacar o CTA (call to action) e aumentar a conversão de leads no site.

De fato, os CTAs estão entre os recursos mais valiosos para qualificar visitantes como leads. Para isso, esse elemento deve ser pensado com cuidado: sua chamada, cores, tamanho, disposição na página – tudo deve estar bem planejado para otimizar seus resultados. 

5. Melhorar o conteúdo do canal

Alguns fatores são decisivos para que um cliente desista de efetuar uma compra. Entre eles, informações dúbias e mal redigidas, imagens pouco nítidas, excesso de informação, um conteúdo confuso ou sem credibilidade.

Por isso, na hora de pensar em como melhorar a conversão de leads no site, dê uma atenção especial para seu conteúdo, revise, atualize, faça modificações – tudo para deixá-lo mais eficiente, atrativo e otimizado.

6. Utilizar chats

O atendimento via chat é uma tendência que tem sido muito utilizada pelas empresas, devido à sua praticidade e agilidade. O chat pode ser aplicado para esclarecer dúvidas, dar informações e fazer uma primeira triagem no contato com o cliente.

Para isso, você pode fazer integrações com diversas ferramentas e automatizar mensagens de boas-vindas, de pesquisa de satisfação, entre outras.

O marketing da sua empresa deve estar diretamente alinhado com a tecnologia para que, juntos, possam gerar mais leads e melhores resultados.

Para ajudar neste processo, a InCuca oferece um serviço chamado Evolução, que é responsável por acompanhar e otimizar plataformas digitais, fazendo as integrações necessárias para que o seu negócio performe melhor e evolua na internet.

Quer saber como melhorar a conversão de leads no site com este serviço? Então, clique aqui e solicite um diagnóstico gratuito.