Escrito por Kleiton

avatar

O que priorizar de tecnologia no seu orçamento anual

Você já parou para pensar por que quase todas as empresas estão, de alguma forma, na internet? Se a primeira coisa que veio a sua cabeça foi “porque todo mundo está lá”, você não está enxergando o real potencial da internet. Sim, tem muita gente navegando na internet, mas é preciso saber transformar isso em resultado real para a empresa. Quais tecnologias poderiam, por exemplo, transformar a audiência online que tem interesse no seu tipo de negócio em clientes?  A falta desse olhar estratégico para a tecnologia é a principal causa de muitas empresas não saberem o que priorizar de tecnologia.

Para saber o que priorizar na hora de planejar o orçamento da sua empresa é necessário levar em conta seu budget e seus objetivos estratégicos. Ainda, é preciso analisar a maturidade das tecnologias que você já possui, para saber se precisa de novas tecnologias ou apenas um bom planejamento de evolução das que sua organização já possui.

Nossa experiência com mais de mil projetos ao longo dos últimos anos nos permitiu ter clareza sobre o caminho que pode ser trilhado por qualquer empresa que queira ter resultados reais com a tecnologia. 

Por isso, resolvemos fazer uma lista coerente do que priorizar no seu orçamento em tecnologia, do mais básico ao mais avançado, que ajudarão seu negócio a se conectar e entregar a melhor interação possível com seus públicos de interesse e, com isso, melhorar seus resultados. 

Vamos lá?

1. Website: máquina de gerar oportunidades

Parece mentira, mas 45% das microempresas no Brasil não possuem um site, segundo pesquisa TIC Empresas de 2017. Ter um site já não é mais uma opção, é uma obrigação para qualquer negócio que queira se manter competitivo e/ ou conquistar novos mercados. 

Como muita gente já está na internet, se sua empresa não está lá, você já está atrás da sua concorrência que está. Segundo pesquisa TIC Domicílios, quase 127 milhões de brasileiros usaram a internet regularmente em 2018, o que representa 70% de toda a população.

Leia mais: Por que investir em um novo site

Além disso, um site, mesmo que simples, é um passo inicial que possibilita o alicerce necessário para projetos futuros. Um site, por exemplo, pode gerar leads, ou seja, contatos que você pode se relacionar e fazer vendas. 

Dessa forma, seu site não será apenas um cartão de visitas, mas uma máquina de gerar oportunidades de venda.

2. Blog: criando autoridade para a sua marca

Empresas criam blogs não apenas para se posicionarem melhor nas buscas, como também para que se conectem com seus potenciais clientes. Mas se pensarmos que apresentar sua empresa no ambiente digital é o primeiro passo, o segundo é gerar credibilidade e autoridade para a sua marca. 

Com a mudança no comportamento do consumidor, em que agora, antes de fazer uma compra, ele busca referências na internet, investir em conteúdo de valor é uma necessidade. Se seu consumidor tem um problema cujo seu produto ou serviço poderia resolver, mas ele encontra conteúdo do seu concorrente ao pesquisa no Google sobre o assunto, a possibilidade de ele comprar do é muito maior, afinal, foi ele que ajudou o consumidor a entender como resolver o problema.

Você precisa mostrar para seu potencial cliente que você entende as necessidades dele, que entende do mercado e que sabe como resolver os problemas que ele pode estar enfrentando. Seu conteúdo pode, portanto, transmitir segurança para o consumidor, levando-o a ter mais confiança na sua empresa e a comprar de você.

Clique aqui e veja outras razões porque você deve começar a produzir conteúdo para blog hoje mesmo.

3. Software: escalar processos internos e com clientes

Não implementar novas tecnologias em seu negócio pode significar ficar para trás. Esse é um mundo em que o volume de dados cresce quintilhões de bytes diariamente. Todas as empresas que investem em tecnologia precisam, portanto, de um orçamento preparado para conseguir lidar com esses dados. 

Soluções que facilitem a comunicação e automatizem as demandas de seu negócio são necessárias e valiosas. Por isso, após ter canais estabelecidos com a sua marca, recomendamos que você considere investir em sistemas de automação. Centralizar dados, automatizar relatórios, tudo isso e mais permite que suas equipes produzam mais e reduzam seus custos operacionais.

Há muitas opções de softwares disponíveis no mercado para que você possa automatizar seus processos e aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Porém, às vezes, eles não entregam tudo o que você precisa, e neste caso vale mais a pena investir no desenvolvimento de um sistema próprio. Para isso, basta analisar o impacto que esse investimento terá na sua receita anual e quanto de retorno ele trará para saber se é necessário priorizá-lo neste momento.

4. Suporte: a manutenção e segurança do seu negócio

Quando se investe em tecnologias, não se investe pela metade! Manter servidores, reforçar protocolos de segurança, evitar páginas com erros que impactam negativamente na experiência do usuário são algumas das necessidades que qualquer empresa no ambiente web têm e que exigem um suporte especializado e eficiente.

Leia mais: 

Três graves problemas de ter um site lento

Manutenção de site: por que fazer com frequência 

Felizmente, com o avanço das tecnologias remotas e da computação em nuvem, esse serviço torna-se mais acessível e dinâmico. Inclusive, os serviços e projetos que realizamos aqui na InCuca contam com esse suporte. Dessa forma, você foca em seu negócio sem se preocupar em dedicar parte de sua equipe em funções operacionais de manutenção.

Análise de performance e segurança

5. Aplicativo: conteúdo específico do seu negócio para o mobile

Dispositivos mobile são a principal fonte de acesso a internet entre os brasileiros. No entanto, desenvolver um aplicativo ligado a seu negócio exige um planejamento sólido. Muitos pecam ao pular etapas e não garantir a infraestrutura mínima de um site e plataforma de e-commerce funcionais. Por isso, ao investir em tecnologia, vale priorizar sua base de comunicação antes.

Ao desenvolver um aplicativo, é importante que ele esteja alinhado às necessidades e dores de seu público de interesse. Isso vale tanto para a usabilidade do consumidor final quanto para empresas que necessitam de uma solução mobile.

Você precisa realizar um projeto digital, mas ainda não sabe por onde começar? Ainda tem dúvidas sobre o que priorizar em seu orçamento? A InCuca é especialista em tecnologia e oferece todos os serviços que vimos aqui. Estamos preparados para acompanhar e estimular a linha de evolução tecnológica de sua empresa, conforme seus objetivos e seu orçamento atual.

6. Evolução: crescer no ritmo que a internet se desenvolve

Se você chegou até aqui pensando “mas eu já tenho tudo isso, então tá tudo bem”, pode ser que não esteja. Apenas “ter” um site ou qualquer outra tecnologia mencionada aqui não deve lhe deixar em uma zona de conforto. A tecnologia evolui dia após dia, e isso significa que mesmo as tecnologias que você já tem precisam evoluir também.

Para você ter uma ideia, a Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014 apontou que apenas 35,9% das empresas brasileiras investiram em inovação naquele ano, e a principal razão foi se manter competitivo e a frente da concorrência, cada vez mais acirrada.

Mas você não precisa desenvolver algo novo para se manter competitivo. Se você já tem um site, por exemplo, apenas investir otimização do SEO On Page e da conversão de visitantes em leads já pode trazer resultados melhores para o seu negócio. 

Assista gratuitamente: Webinar – Como evoluir negócios na internet

Além disso, incluir um chatbot ou rever a usabilidade do site a partir das novas tendências de consumo de informação na internet também podem ser soluções para aumentar a quantidade de leads que seu site gera mensalmente.

Como você percebeu, evoluir é uma necessidade constante em qualquer negócio para que ele se mantenha competitivo e sempre a frente da concorrência. Para isso, você precisa se atentar ao que está mudando no mundo da tecnologia e na experiência que seus potenciais clientes desejam ter nos seus ambientes digitais. Só assim, suas tecnologias vão começar a trazer resultados reais para o seu negócio.

Ficou interessado em elevar seu negócio a um novo patamar? Então, entre em contato com a gente e entenda como começar essa jornada hoje mesmo!